Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Começar agora

Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades

€5 desconto exclusivo na primeira compra

Segundo emprego em alta: Portugueses procuram novas fontes de rendimento

Descubra por que o número de trabalhadores com segundo emprego está em alta e a importância de ter outras fontes de rendimento.
Partilhe este artigo

No início deste ano, uma tendência interessante emergiu no mercado de trabalho: o número de trabalhadores com segundo emprego atingiu níveis recordes.

Esta realidade traz à tona questões relevantes sobre a economia, as necessidades dos trabalhadores e as oportunidades existentes no mercado.

Os motivos que estão por trás deste aumento, as implicações para os profissionais e a sociedade em geral, são alguns dos temas que vamos explorar neste artigo.

Além disso, abordamos a importância e o impacto que atividades de venda direta, como a Oriflame, podem ter para aqueles que procuram formas de ganhar dinheiro extra.

Emprego população em Portugal

O crescimento dos trabalhadores com segundo emprego

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), avançado pela Jornal de Negócios (acesso pago), o número de trabalhadores com segundo emprego aumentou significativamente no primeiro trimestre de 2023, sendo o valor mais alto desde 2011.

Segundo os mesmos dados, estes números representam 5,2% da população empregada.

À procura de uma atividade flexível?

Um rendimento extra com uma atividade aliciante.

Começar agora

Procura por rendimento adicional

Existem vários fatores que podem ter influenciado e motivado as pessoas a procurarem um rendimento adicional. O aumento do custo de vida, com as despesas com a alimentação e habitação á cabeça, têm certamente um peso relevante nesta tendência.

Por outro lado, a flexibilidade proporcionada por trabalhos em tempo parcial e a necessidade de diversificação de competências, ajudam e facilitam esta opção.

O segundo emprego apresenta-se como uma opção viável para alcançar estes objetivos, permitindo que as pessoas complementem os seus salários e melhorem a sua situação financeira.

Flexibilidade e trabalhos a tempo parcial

A busca por uma maior flexibilidade no trabalho também tem contribuído para o aumento dos trabalhadores com segundo emprego.

Com a ascensão de plataformas digitais e a gig economy em geral, muitas oportunidades surgiram para trabalhos em tempo parcial ou freelancers.

Este tipo de atividades oferece maior autonomia e permitem aos profissionais adaptarem a sua carga horária de acordo com suas necessidades e preferências.

Necessidade de diversificação de competências

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e volátil, a diversificação de competências tornou-se uma estratégia essencial para garantir a empregabilidade.

Os trabalhadores percebem que adquirir experiência em diferentes áreas e setores é uma vantagem significativa, tanto para aumentar as suas oportunidades de trabalho, como para enfrentar eventuais crises económicas.

O segundo emprego permite-lhes adquirir novas competências e a sentirem-se mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.

A importância de indústrias como a venda direta

Entre as várias opções disponíveis para um segundo emprego, as atividades de venda direta, como a Oriflame, têm se destacado pela sua importância e impacto na vida das pessoas que procuram um rendimento adicional.

A venda direta é um modelo de negócio em que os produtos são comercializados por meio de representantes independentes, que atuam como empreendedores individuais. Atualmente estas empresas atuam mais com o modelo de social selling, tirando proveito de toda a oferta digital disponível, bem como das tendências de comércio atuais.

Este modelo de negócio dá às pessoas uma real oportunidade de obter um rendimento dentro de uma estrutura mais flexível do que num emprego tradicional, permitindo conciliar como o estilo de vida atual.

Flexibilidade de horários e rendimento extra

Uma das vantagens da atividade de venda direta como segundo emprego é a flexibilidade de horários.

Flexibilidade de horários e rendimento extra

Os representantes podem ajustar as suas atividades de acordo com a sua disponibilidade, conciliando com o emprego principal e outras responsabilidades.

Além disso, a venda direta oferece a oportunidade de obter uma renda extra significativa, dependendo apenas da ação pessoal de cada um.

Desenvolvimento do empreendedorismo

A atividade de venda direta também proporciona o desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo.

Os representantes têm a oportunidade de gerir as várias facetas do seu próprio negócio, como técnicas de vendas, marketing e relacionamento com clientes.

Estas competências são valiosas não só para o sucesso na venda direta, mas também podem ser aplicadas em outras áreas profissionais.

Conclusão

O aumento dos trabalhadores com segundo emprego reflete as mudanças na dinâmica do mercado de trabalho e as necessidades dos profissionais em busca de melhores condições financeiras, flexibilidade e desenvolvimento de competências.

Nesse contexto, oportunidades como a venda direta, e a Oriflame em concreto, surgem como uma opção relevante para aqueles que desejam um rendimento adicional.

A flexibilidade de horários, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e o apoio oferecido são aspectos que tornam a venda direta uma alternativa atrativa para muitos trabalhadores.

É legal ter um segundo emprego?

Não há nada que obrigue cada pessoa a ter apenas um contrato de trabalho. Em linhas gerais, podemos afirmar que é uma escolha do trabalhador, desde que cumpra com todas as suas responsabilidades, especialmente no que diz respeito às obrigações fiscais e eventuais conflitos de interesse. Saiba mais aqui.

Como posso equilibrar meu segundo emprego com minha vida pessoal?

É importante definir prioridades, estabelecer limites claros, procurar apoio com os familiares e amigos e praticar atividades de autocuidado para evitar o esgotamento.

Como posso registar-me como Parceiro Oriflame?

Para ser Parceiro de Marca Oriflame, basta preencher o formulário de registo online.

Existe algum investimento inicial necessário para ser Parceiro Oriflame?

Não. Atualmente não existe nenhum investimento necessário para começar a sua atividade na Oriflame.

Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Faça aqui o registo
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Subscreva a Newsletter

Receba as novidades em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio