História da Oriflame

História da Oriflame

Com 50 anos de experiência e sucesso, a Oriflame permanece fiel à sua missão e à sua história de ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos.

Conheça a história da Oriflame que conta já com 50 anos de existência.

A história da Oriflame passou sempre pelas pessoas. A Oriflame opera no mercado de venda direta de cosméticos de alta qualidade, com uma equipa de vendas independentes e fora do mercado de retalho tradicional.

A Venda Directa permite aos clientes obter conselhos e inspiração de pessoas que eles conhecem e nas quais confiam. A Oriflame dá ainda a Oportunidade de se juntar a uma forte equipa de vendas e criar o seu próprio negócio.

Ser um Assessor Oriflame significa ter um rendimento e oportunidades de uma carreira profissional ilimitados, formação pessoal e um sentimento de pertencer a uma agradável comunidade global.

A visão da Oriflame é ser a Empresa de Beleza nº 1 de Venda Direta e a sua missão é, e sempre foi, realizar os sonhos de pessoas em todo o mundo.

A Oriflame é uma empresa que se caracteriza através de um espírito de que tudo é possível, num ambiente jovem e empreendedor. É hoje uma das empresas de cosméticos com um dos maiores crescimentos a nível mundial.

A Oriflame está presente em mais de 60 países e é líder de mercado em mais de metade. Uma equipa de vendas de mais de 3 milhões de Assessores de Beleza que comercializa uma gama completa de cosméticos, perfumes, assessórios e produtos wellness de elevada qualidade.

Apesar de ter crescido rapidamente, a Oriflame nunca perdeu de vista o seu conceito de negócio original. Este conceito são os Produtos Cosméticos Naturais Suecos vendidos de amigo a amigo.

O respeito pelas pessoas e natureza são os princípios fundamentais da Oriflame. Este respeito reflete-se em muitas das políticas sociais e ambientais. A Oriflame tem orgulho em apoiar inúmeras causas de solidariedade em todo o mundo. É inclusive Co-fundadora da World Childhood Foundation.

Factos sobre a história da Oriflame

  • Cerca de €1,4 mil milhões em vendas por ano;
  • Mais de 3,5 milhões de Assessores Oriflame em todo o mundo;
  • Presente em mais de 60 países;
  • Mais de 7,000 funcionários;
  • Vasto portfólio de aproximadamente 1000 produtos cosméticos inovadores e inspirados na Natureza;
  • Catálogos distribuídos em 40 línguas;
  • Centro Global de Pesquisa e desenvolvimento com mais de 160 cientistas;
  • 6 fábricas localizadas na Suécia, Polónia, China, Rússia e Índia;
  • Co-fundadora da World Childhood Foundation;
  • Escritórios corporativos no Luxemburgo e Suiça;
  • Inscrita na Nasdaq OMX Exchange desde Março 2004.

Robert and Jonas af Jochnick – Os fundadores

Fundada em 1967 por dois irmãos – Jonas af Jochnick e Robert af Jochnick – e um amigo (Bengt Hellsten) que decidiram iniciar o seu próprio negócio para realizarem o seu sonho.

Hoje, a Oriflame é uma empresa de venda direta de cosméticos presente em mais de 60 países no mundo inteiro. O seu vasto portfólio de produtos naturais Suecos é comercializado através de uma força de vendas de mais de 3 milhões de Assessores, alcançando um número de vendas anuais que ronda os €1,4 mil milhões.

A história da Oriflame tem sido marcada por inúmeros sucessos!

Quando Jonas e Robert desistiram dos seus empregos estáveis, há 50 anos atrás, as pessoas pensavam que eram doidos. Mas eles tinham uma grande ideia em mente, e uma ambição ainda maior. Com uma crença e positividade inabalável, eles fizeram da Oriflame uma das maiores empresas de beleza do mundo.

Mentalidade vencedora

Quando questionados de onde veio essa mentalidade vencedora, a resposta é óbvia – um do outro. Sendo muito competitivos desde a infância, eles sempre praticaram diversos desportos e organizaram concursos em casa.

De acordo com a irmã, eles até competiam no percurso para a escola. E esta competitividade teve um papel enorme no sucesso na história da Oriflame ao longo dos anos.

Este espírito de luta se torna evidente quando confrontados com os desafios que se foram apresentando. É como se não reconhecem os problemas – apenas viam as oportunidades. Oportunidades de mudar as coisas e torná-las melhores.

Fundadores da Oriflame
Fundadores da Oriflame

Esta mentalidade vencedora rapidamente se espalhou por todos que se juntaram à Oriflame ao longo dos anos, partilhando a mesma energia e valores. Também nunca desistiram. Robert e Jonas tiveram um cuidado especial na contratação de Country Managers. Eles sabiam que escolher pessoas com uma mentalidade semelhante as suas, seria fundamental para manter viva a especial cultura da Oriflame e a sua história.

E, claro, o mesmo se aplica à força de vendas. A história da Oriflame rapidamente se tornou, e ainda é, um íman para aqueles que se esforçam para fazer uma mudança positiva nas suas vidas, e na vidas de todos ao seu redor. Essas pessoas tornaram-se símbolos de sucesso dentro da Oriflame.

Testemunhar este tipo de mudanças positivas na vida das pessoas é o que faz com que Jonas e Robert se sintam mais orgulhosos.

O que realmente nos faz felizes é as vidas que ajudamos a mudar, é uma sensação maravilhosa. Esta oportunidade de negócio permitiu que muitas pessoas realizassem os seus sonhos – colocarem os seus filhos na escola, terem a chance de se tornarem empreendedores e de crescerem como pessoas.

Robert af Jochnick – um dos fundadores da Oriflame

Uma oportunidade para todos

Eles acreditam que vender sonhos e oportunidades é incrivelmente inspirador – algo que traz significado para a vida. Eles também acreditam fortemente que as coisas boas deveriam ser acessíveis a todos – e não apenas a alguns privilegiados. A Oriflame oferece a todos a oportunidade de realizar os seus sonhos e de mudar as suas vidas.

E não estamos só a falar da independência financeira. Os dois irmãos rapidamente se aperceberam que os Assessores gostavam de crescer como pessoas, através desta oportunidade. Também constataram que à medida que progrediam na carreira, mais se sentiam parte da calorosa e solidária família Oriflame, com valores familiares.

Estes valores familiares, são o cerne do negócio. Sendo irmãos, teve um enorme efeito neste percurso. Veio naturalmente e Jonas e Robert viram o efeito positivo que isto teve em atrair as pessoas para a sua força de vendas. Tanto, que por vezes, famílias inteiras se juntam ao negócio.

Mas, por maior que a empresa tenha se tornado, o sucesso está nos detalhes. Os momentos fugazes de bondade entre os irmãos, a sua habilidade natural para comunicar de uma forma muito “terra-a-terra”, e como sempre lidaram com as pessoas de uma forma positiva e compreensiva.

Estes pequenos detalhes, mas extremamente poderosos, orientaram a Oriflame durante os últimos 50 anos. E vão continuar a conduzir a empresa por muitos anos pela frente.

Jonas Af Jochnick
Jonas Af Jochnick | Fonte: oriflame.pt

Jonas Af Jochnick faleceu em maio de 2019 com 81 anos. Um verdadeiro empreendedor e um verdadeiro líder que deixa a esposa Christina, quatro filhos e muitos netos.

Jonas continuará sendo nosso modelo, mentor e uma pessoa que sempre será admirada. Será sempre lembrado pela sua eterna motivação, enorme generosidade, sempre olhando para o lado positivo e com uma forte vontade de nunca desistir!

O crescimento da Oriflame:

  • 1967 Fundada na Suécia;
  • 1985 Abre as portas em Portugal pelas mãos de Beatriz Teixeira de Mesquita e Hans Von Knorring;
  • 1995 Atinge os 10 000 Assessores Activos em Portugal;
  • 2000 Atinge 1.000 000 de Assessores em todo o mundo;
  • 2001 Atinge 3 mil milhões de Euros em vendas anuais;
  • 2002 Atinge os 20 000 Assessores Activos em Portugal e 1.200 000 em todo o mundo;
  • 2003 Presente em mais de 55 países e com mais de 1,5 milhões de Assessores pelo mundo inteiro;
  • 2004 Ultrapassa os 22 500 Assessores Activos em Portugal;
  • 2005 Ultrapassa os 25 000 Assessores Activos em Portugal;
  • 2006 Ultrapassa os 29 000 Assessores Activos em Portugal e 1.900 000 em todo o mundo;
  • 2006 Presente em 58 países;
  • 2007 Presente em mais de 60 países;
  • 2008 Ultrapassa os 33 000 Assessores Activos em Portugal;
  • 2009 Atinge 3 milhões de Assessores em todo o mundo;
  • 2011 Mais de 3,5 milhões de Assessores em todo o mundo.
mercados-oriflame
Os Países onde a Oriflame está presente.

Os Valores Fundamentais da Oriflame

União, Espírito e Paixão são os valores fundamentais da história da Oriflame. São eles que fazem da Oriflame uma empresa única. Estes valores dão a confiança necessária para todos alcançarmos o sucesso num negócio competitivo ao mesmo tempo que nos ajudam a fazer do mundo um lugar melhor.

União refere-se a pessoas que trabalham juntas e partilham os mesmos objetivos para alcançar melhores resultados. Elas motivam-se umas às outras e sabem que rumando juntos na mesma direção é muito mais gratificante do que fazê-lo sozinho.

Espírito refere-se a pessoas que têm um espírito de que tudo é possível, uma atitude vencedora, e que nunca desistem. Estas pessoas estão empenhadas em alcançar o sucesso.

Paixão refere-se a pessoas apaixonadas, que têm o poder de mudar o mundo. Elas adoram e acreditam no que fazem e sabem o que é necessário para fazer a diferença.

Sustentabilidade

A Oriflame pretende tornar-se, a longo prazo, numa empresa totalmente sustentável. Isto significa viver com respeito pelos limites do nosso planeta, pelo nosso meio ambiente e numa sociedade justa onde todos possam prosperar.

É por isto que ao formular os produtos, preocupa-se em utilizar ingredientes naturais que estejam de acordo com as nossas fortes políticas ambientais. Para além disso assegura que não sejam prejudiciais ao meio ambiente.

É uma das primeiras empresas a utilizar extratos de plantas em produtos de cuidados do rosto. Além disso, tenta sempre otimizar o uso de ingredientes retirados de fontes vegetais renováveis.

Apesar de terem sido feitos muitos progressos, a Oriflame reconhece que este é um longo caminho e que ainda existe muito a ser feito. Por isso, em 2013 decidiu implementar uma estratégia de sustentabilidade, definindo as três áreas-chave nas quais a Oriflame continua a manter-se focada e dedicada.

Melhorar as Vidas das Pessoas

Criar oportunidades de melhorar as vidas das pessoas – para Assessores, clientes, funcionários e fornecedores Oriflame, mas também num sentido mais amplo através do envolvimento na comunidade e apoio em causas sociais.

Produtos Responsáveis

Trazer beleza e bem-estar através das nossas gamas de produtos responsáveis, continuando a desenvolver produtos que vão ao encontro dos mais elevados critérios sociais, éticos e ambientais.

Sustentabilidade Ambiental

Promover a sustentabilidade ambiental, não só nas nossas atividades como também através da nossa cadeia de valor. Áreas de foco incluem a utilização de materiais renováveis e sustentáveis sempre que possível, a redução de emissões de CO2 para o ar ar e água, e a redução da quantidade de desperdícios.

Causas Sociais

A Oriflame sempre assumiu uma paixão pela realização de sonhos. Apesar de ser uma parte importante da filosofia do seu negócio, esta paixão estende-se para além deste, chegando às ações de solidariedade que promove desde a fundação da Oriflame, em 1967.

A Oriflame acredita que ao apoiar os mais vulneráveis na nossa sociedade – as crianças e as jovens mulheres – pode ajudar a dar-lhes a oportunidade de tornarem os seus sonhos em realidade. Este compromisso firme é o princípio orientador do envolvimento da comunidade da Oriflame, estando também em harmonia com o seu modelo de negócio.

Para alcançar todo o potencial, a Oriflame reúne todas as ações comunitárias sob uma única estrutura – a Oriflame Foundation.

Aqui, trabalha com ONG e organizações de solidariedade que além de uma vasta experiência no desenvolvimento de iniciativas educativas de sucesso. Para além disso, também apoiam os objetivos e valores da empresa. Estas incluem a World Childhood Foundation e as Aldeias de Crianças SOS, duas organizações globais com as quais a Oriflame tem orgulho em trabalhar.

A World Childhood Foundation

Todas as crianças têm o direito à infância, segurança, alegria, diversão e curiosidade sobre a vida. Infelizmente, muitas crianças são desprovidas destes direitos fundamentais. A World Childhood Foundation foi fundada por Sua Majestade a Rainha Silvia da Suécia e co-fundada pela Oriflame. Entre outras finalidades, ajuda crianças marginalizadas por todo o mundo. Através desta fundação inspiradora, a Oriflame conseguiu chegar a crianças vulneráveis que vivem na rua, a crianças que sofrem de abusos sexuais e a crianças institucionalizadas.

Saiba mais

Aldeias de Crianças SOS

A essência das Aldeias de Crianças SOS é a prestação de cuidados a longo prazo, num conceito de família, a crianças impossibilitadas de crescerem no seio das suas famílias biológicas. Hoje, tal como no seu início há 60 anos atrás, a missão é a mesma. Todas as crianças têm direito a uma família, todas as crianças têm o direito de crescer com amor, todas as crianças têm o direito de crescer com respeito.

Saiba mais