Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades!

As Vantagens de Experimentar Coisas Novas

Não precisa de ter medo da mudança. Veja porque pode ser tão vantajoso sair da sua zona de conforto e experimentar coisas novas.

Sempre que procuramos experimentar coisas novas, o nosso cérebro reage e imediatamente nos coloca questões sobre essa quebra da rotina.

É um processo por vezes assustador, mas qualquer pessoa que tenha frequentemente saído da sua zona de conforto lhe dirá que superar o medo de experimentar coisas novas pode abrir novas oportunidades e tornar a sua vida muito mais gratificante.

Porque é tão difícil experimentar coisas novas

As pessoas têm normalmente medo do desconhecido. As coisas familiares são mais fáceis e confortáveis de lidar. Normalmente, evitamos situações novas simplesmente porque preferimos a opção mais fácil e menos intimidadora.

O ser humano também tem tendência para se deixar levar por pequenos hábitos, permitindo que se perpetuem no tempo, sem questionar.

Claro que existem bons hábitos como levar o cão a passear de manhã. Mas, por vezes, optar pelos hábitos mais confortáveis em vez de tentar algo diferente pode trazer-lhe complicações na vida ou mesmo danos.

É quando sai dessa zona de conforto que muitas coisas surpreendentes e maravilhosas podem acontecer.

À procura de um atividade flexível?

Um rendimento extra com uma atividade aliciante.

Começar agora

Benefícios de experimentar coisas novas

Nos primeiros anos da vida adulta é praticamente impossível não ter que lidar com novas experiências.

Pode ser um estudante universitário a fazer planos para a sua carreira, novas amizades ou simplesmente a criação de um novo projeto ou uma marca.

A boa notícia é que essas novas experiências podem mudar a sua vida para melhor se tiver a mentalidade certa.

Veja alguns dos benefícios que pode trazer para a sua vida ao experimentar coisas novas.

Abre novas oportunidades

O maior benefício de experimentar coisas novas é também o mais óbvio. Quando se atreve a tentar algo novo, arrisca-se a deparar-se com novas oportunidades na vida – na sua carreira, nos seus relacionamentos e mesmo no seu desenvolvimento pessoal.

Digamos que está a planear inscrever-se num novo ginásio. Pode ficar um pouco intimidado – poderá imaginar-se a tropeçar numa máquina ou a trocar de roupa nervosamente no balneário.

Mas se simpesmente engolir essa ansiedade e entrar no ginásio, muitas outras coisas diferentes podem acontecer. Talvez descubra uma nova paixão pela ioga, novas amizades ou até decidir começar a treinar para uma maratona!

Dica: Quando estiver a pensar experimentar coisas novas, senta-se e faça uma lista dos resultados positivos que pode obter. Isso ajuda a contrabalançar a ansiedade que possa sentir no momento.

Aumenta a sua experiência

A sabedoria é uma das características humanas mais valiosas e desejáveis.

Com a sabedoria vem a maturidade e a paz interior. Mas para a obter precisa de experiência – e a experiência só vem para aqueles que tentam coisas novas.

Há uma beleza na sabedoria e na experiência que não pode ser falsificada. É impossível ser maduro sem ter vivido.

Amy Grant

Sempre que tenta algo primeira vez, aumenta a sua experiência de vida.

Não me refiro apenas a grandes experiências. Conhecer um novo país certamente lhe porporcionará experiências valiosas. Mas também o conseguirá ao conhecer novas pessoas, provar novos alimentos, adquirir novos passatempos ou aprender novas competências.

Desenvolve a coragem e o carácter

Não seria verdadeira se dissesse que experimentar coisas novas será sempre algo totalmente positivo. Por vezes, os maus resultados que possa ter imaginado de início, acontecem mesmo.

No entanto, até mesmo as primeiras más experiências podem-se transformar em lições que mudam a nossa perspectiva de uma forma profunda.

No final do dia, sairá de uma experiência menos boa, sabendo mais do que quando nela entrou. E isso acrescenta valor para si.

Algo a ter em mente é que quando entra numa nova experiência, é importante ser paciente e gentil consigo mesmo. Mesmo que venha a revelar-se uma experiência agradável, estará ainda a puxar os seus limites e provavelmente sentir-se-à mais vulnerável.

Torna-o uma pessoa mais interessante

Já conheceu alguém que tem sempre inúmeras histórias incríveis para partilhar? Eles viajaram pelo mundo, têm passatempos bem desenvolvidos ou parecem conhecer montes de pessoas interessantes?

Muito provavelmente essas pessoas trabalharam arduamente para vencer o medo do desconhecido. Como resultado, são algumas das pessoas mais fascinantes e envolventes que conhecerá.

Se tem o desejo de ser alguém que outras pessoas consideram interessante, então deve estar disposto a tentar coisas novas – coisas que pessoas menos corajosas irão recusar sem pensar duas vezes.

Experimentar coisas novas

Como tentar algo novo na sua carreira

A sua vida profissional pode também beneficiar da sua capacidade de se envolver em novas experiências.

Aqui é diferente do que escolher um novo passatempo ou ir a um evento diferente.

Se ainda está nos primeiros anos de trabalho, pode sentir que tudo o que faz é novo e isso pode se tornar cansativo. Se trabalha no mesmo emprego há algum tempo, tentar algo novo pode ser descortável na melhor das hipóteses, e na pior, assustador!

Se está a plenar uma mudança de carreira, existem algumas medidas que podem facilitar o processo e dar-lhe a confiança que precisa para fazer a transição.

Baseie a sua imaginação com pesquisa

É natural sonhar acordado com a sua carreira. Pode passar o tempo imaginando como seria conseguir o emprego dos seus sonhos, ou imaginar o dia da abertura de seu primeiro negócio, ou a aposentar-se mais cedo, graças à boa gestão financeira conseguida à custa uma sábia mudança de carreira.

Se tem realmente vontade de fazer uma mudança na sua carreira, chega o momento em que precisa de moderar a sua fantasia e começar a pesquisar sobre a realidade dos factos.

Graças ao Google, é fácil ver coisas como:

  • Salário médio do emprego que está a considerar.
  • Número de horas esperadas na função.
  • Avaliações de pessoas que trabalharam na empresa que está a avaliar.
  • Histórias de pessoas que fizeram uma mudança de carreira semelhante.

Esta fase de pesquisa vai ajudá-lo a decidir se vale a pena seguir por esse novo caminho ou se é melhor ficar pela fantasia para já.

Procure um mentor para o orientar

É sempre mais intimidador tentar algo novo por conta própria. Fica muito mais fácil se seguir o conselho de alguém em quem confia e que já tenha trilhado um caminho semelhante. Por outras palavras, deve procurar um mentor.

Um mentor pode ser um colega de trabalho mais experiente, um familiar que tenha experiências relevantes, um coach profissional ou alguém da sua rede de contactos online.

Experimente primeiramente em part-time se puder

O mundo do trabalho é hoje mais flexível do que nunca – após a pandemia, é mais fácil experimentar coisas como freelancer, trabalho remoto e situações de trabalho híbrido.

Isso significa que pode tentar uma mudança de carreira de pequena escala, antes de dar um grande salto.

Por exemplo, digamos que está atualmente a trabalhar no comércio, mas gostaria de tentar uma carreira como freelancer na área do marketing digital. É sem dúvida uma mudança drástica na sua carreira.

Porém, no seu trabalho atual encontra períodos livres durante a semana. Pode aproveitar para se inscrever num curso de marketing digital presencial ou online para ter uma ideia do que realmente é esta atividade.

Poderá fazer algumas conexões que o vão ajudar na transição. Pode até eventualmente chegar à conclusão de que esta área não é para si.

Em qualquer das situações, vai aprender algo de novo, sem estar apenas a fantasiar como poderia ser.

Faça um plano de contingência

Se deseja combater o sentimento de ansiedade que surge ao tentar algo novo na sua carreira, uma das melhores coisas a fazer é desenvolver um plano de contingência, para a eventualidade de as coisas não correrem tão bem quanto espera.

Imagine que está a pensar deixar o seu emprego atual para se aventurar como freelancer. Nesse caso, será do seu interesse manter um bom relacionamento com o antigo empregador (a não ser que esteja a lidar com um chefe tóxico!).

Plano de carreira para jovens

Talvez eles possam concordar em enviar algum trabalho para si como freelancer nesse meio termo, ou até dar referências se tiver necessidade de procurar um novo emprego mais tarde.

Se deseja mudar de empresa, não tenha receio de aceitar várias entrevistas de emprego, mesmo que o seu coração esteja voltado para uma empresa em particular. Com sorte, o que deseja funcionará, mas se não for assim, terá um plano B para o manter seguro.

Fazer planos de contingência não significa que esteja a admitir uma derrota antes mesmo de começar. Quando se trata de planear a sua carreira, pode ser aventureiro e tentar coisas novas, mas sem deixar de se protejer.

Experimentar coisas novas nem sempre é fácil, mas não precisa de ter medo da mudança. À medida que se vai apercebendo dos benefícios, estará cada vez melhor preparado para sair da sua zona de conforto quando surgir a oportunidade.

Ganhe dinheiro a partilhar a sua paixão pela beleza e bem-estar

Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *