Dicas para Trabalhar por Conta Própria e Ter Sucesso

Imagine viver uma vida nos seus próprios termos, ter liberdade para escolher como passa o seu tempo e decidir quais os projetos em que quer investir o seu tempo. Interessa-lhe a ideia de trabalhar por conta própria? Deixo algumas ideias para o incentivar a dar o primeiro passo.

Ser o seu próprio chefe é algo que muitas pessoas sonham, mas também acarreta muito trabalho. Por isso, se optar pela via do empreendedorismo, aponte as suas energias para algo que verdadeiramente o apaixona. Só assim terá força e resiliência para ultrapassar todos os obstáculos e nunca desistir.

Venda Social

Se procura um projeto com enorme potencial e sem investimento, recomendo que dê uma oportunidade a empresas de venda social, como a Oriflame.

Este é um modelo de negócio de futuro e com muita margem de progressão em Portugal e em todo o mundo. Acredito verdadeiramente que é uma das melhores formas de começar a sua aventura no mundo do empreendedorismo.

Um negócio simples e moderno, que encaixa em qualquer estilo de vida.

A Oriflame assenta num modelo de venda social, que não é mais do que a recomendação dos produtos certos para cada pessoa. Algo que provavelmente já faz instintivamente no seu dia a dia, sempre que experimenta algum produto e adora.

Um negócio simples e moderno, que encaixa em qualquer estilo de vida.

A venda social é uma forma de construir o seu negócio, de se ser você mesmo, ter um alcance enorme e de desenvolver relações com pessoas que partilham dos mesmos interesses.

Desenvolva a sua liderança

Quando pensa em Oriflame, lembra-se dos inúmeros vendedores que apaixonadamente partilham a sua paixão pela beleza com todos os outros.

A magia acontece quando um Parceiro de Marca Oriflame capta a verdadeira dimensão da venda social e decide partilhar com todos. Nasce assim a paixão por este negócio – fundamental para ter sucesso.

É nesta altura que começa a atrair pessoas para trabalharem consigo. Ao formar uma comunidade de pessoas motivadas e ambiciosas, não existem limites para o sucesso!

Cada vez mais pessoas fazem deste projeto Oriflame a sua carreira. Veja porque pode ser tão aliciante trabalhar por conta própria e como tirar o máximo proveito deste estilo de vida.

Trabalhe onde e quando quiser

Está cansado de estar sentado à secretária? Muito bem, não tem de o fazer! Quando trabalha por conta própria, as possibilidades são infinitas. Poderá trabalhar para si próprio a partir de casa, no seu café preferido ou até mesmo na praia. Conforme preferir.

Crie uma rotina! Manter-se organizado é chave quando tem o seu próprio negócio.

Desde as coisas mais simples como o horário de tomar o pequeno-almoço, às tarefas mais comuns como agendamento de reuniões, telefonemas e resposta de emails, devem ter uma lugar específico na sua agenda, para que saiba sempre o que tem que fazer a seguir.

Trabalhar em qualquer lugar

Criar conteúdos para as redes sociais pode consumir imenso tempo. O ideal será ter sempre pelo menos uma semana de conteúdos prontos a publicar ou mesmo agendados. Isto pode poupar-lhe algumas dores de cabeça, quando surgir algum imprevisto na sua semana.

Trabalhar por conta própria significa decidir quantas horas por dia deseja trabalhar e também organizar o seu horário e as suas férias como preferir.

Deixa de ter de pedir autorização para ir de férias e pode sair para ir ver um jogo de futebol ou assistir a uma estreia no cinema. Poderá alocar mais tempo para a sua família ou para os seus interesses, tal como fazer yoga, voluntariado ou outra atividade que o motive.

Viagens para e do trabalho

O trânsito, a hora de ponta, atrasos e greves nos transportes públicos, mau tempo. A lista de motivos pelos quais as viagens para e do trabalho são aborrecidas parece infinita!

O trânsito é stressante e poderá resultar em ansiedade, frustração e depressão. Quando trabalha por sua conta, poderá deixar de se preocupar com esta questão. Trabalhe a partir de casa ou em qualquer lugar.

É esta liberdade que mais me aliciou quando comecei na Oriflame. A possibilidade de ter mais tempo para as coisas que realmente valorizo, como a família.

Torne-se um especialista

Não importa o tipo de negócio em que está, tem que se tornar um especialista no produto ou serviço que vende.

Na Oriflame temos várias formações que nos permitem aprofundar cada vez mais os conhecimentos. Desde o produto ao desenvolvimento pessoal, são várias as valências que um líder Oriflame inevitavelmente acaba por absorver ao longo da sua carreira.

Você, melhor que ninguém, sabe que competências necessita de desenvolver. Talvez queira aprender uma língua nova, marketing digital, liderança? Você decide o que o irá ajudar a desenvolver o seu negócio. Em suma, pode aprender coisas novas ao mesmo tempo que faz crescer o seu negócio.

A única forma de se tornar um especialista no seu negócio é através da constante aprendizagem. É algo que o deverá acompanhar durante toda a jornada.

Pode fazer algo que adora

Para além da maior liberdade que consegui na Oriflame, posso fazer aquilo que gosto, diariamente. É uma das vantagens de poder trabalhar por conta própria, e mais concretamente como líder Oriflame.

Se não gosta do que está a fazer neste momento, isso pode ter um impacto negativo na sua vida. Quando trabalha por conta própria, pode focar-se em coisas que tenham significado para si ou que o façam sorrir. Poderá escolher o seu caminho e trabalhar com isso em mente.

Quando assume o controlo da sua vida e se torna o seu próprio chefe, a sua confiança aumenta e passa a entender melhor o que pode fazer para realizar os seus sonhos.

Construir relações com clientes e parceiros

Quer tenham encomendado uma ou várias vezes, os seus clientes devem sempre ser valorizados. Mantenha uma relação com cada um deles, o mais personalizada possível.

Desde envio de emails com novidades, novos lançamentos, recomendações de produtos e ofertas exclusivas – tudo ajuda a mantê-los próximos de si e a continuarem a desejar os seus produtos e serviços.

Membros da equipa

O mesmo acontece com os membros da sua equipa, sejam eles vendedores ou mesmo outros líderes. Mantenha-se presente e disponível para a comunidade que está a criar.

A Oriflame permite-lhe rodear-se de pessoas que partilham das mesmas paixões e visões e acima de tudo, com a mesma ambição. E nada dá mais prazer do que poder ajudar alguém a atingir os seus sonhos. Ao fazer isso, estará também a garantir o seu próprio sucesso!

Promova-se

Não tenha receio de se promover. Você é o seu negócio e construir e manter a sua imagem é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Esteja presente para a sua equipa e mantenha uma forte presença digital.

Crie um blog sobre um tema que o apaixona e que de certa forma possa estar ligado ao seu negócio. Publique com regularidade e promova esses conteúdos nas redes sociais. Aposte no vídeo e em diretos.

Esta presença online vai ajudá-lo a aumentar a sua notoriedade e a destacar-se da concorrência. Ao mesmo tempo, está a dar o exemplo para a sua equipa, que o seguirá.

Enfrente os desafios

Quem trabalha por conta própria, deve estar pronto para enfrentar os desafios. Existem altos e baixos nos negócios e estes podem ser bastante desafiantes. Por isso, trabalhe a sua resiliência e prepare-se para o que vier.

Tenha planos para enfrentar eventuais problemas que possam surgir. O que funciona hoje, pode não resultar mais amanhã. Procure frequentemente novas ideias e estratégias de marketing.

Não se perca com a rotina. Reserve tempo para fazer crescer o seu negócio. Penso a longo prazo.

Lembre-se que os clientes e vendas são muito dinâmicas. Vai certamente perder muitos clientes e membros da sua equipa, por vezes tão rápido quanto os novos que chegam. Da mesma forma, as vendas terão altos e baixos. Faz simplesmente parte dos negócios.

Aprecie os benefícios de trabalhar por conta própria

Gerir um negócio tem tudo a ver com equilíbrio. Em algumas semanas vai trabalhar sete dias seguidos e em outras apenas trabalhará quatro dias. Tire proveito do horário flexível que este negócio lhe proporciona, e sempre que puder, passe algum tempo com amigos e família.

Não se esqueça de reservar tempo para si mesmo. Não tenha receio de relaxar e recarregar baterias, sempre que for necessário. Todas as pessoas precisam disso.

Ao trabalhar por conta própria, passa a ficar ao comando do seu próprio destino. Passa a decidir por si próprio até onde quer ir e como quer lá chegar. O que lhe parece? Não está na hora de dar o primeiro passo para mudar a sua vida?

Procura uma oportunidade dinâmica para das os primeiros passos no empreendedorismo. Junte-se a mim na Oriflame.

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.
Artigos: 411

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta