Como Criar Conteúdo para as Redes Sociais

Como Criar Conteúdo para as Redes Sociais

Quer chegar a mais pessoas? Pretende conhecer pessoas novas e atrair novos clientes? Então as redes sociais são uma ferramenta útil para si. Assim, aprender a criar conteúdo para as redes sociais é essencial para construir uma presença online e a sua marca pessoal.

Escolha o seu objetivo

Poderá usar as suas páginas das redes sociais para alcançar dois objectivos-chave de negócio:

  • Aumentar as suas vendas, encontrando potenciais clientes.
  • Construir a sua rede, atraindo pessoas novas que queiram começar os seus próprios negócios.
  • Poderá escolher focar-se num só objetivo ou tentar alcançar ambos.

Foque-se no conteúdo

Se o seu objetivo é aumentar as vendas ou construir a sua rede, precisa de criar conteúdo que cumpra este propósito. Veja como fazer!

Aumentar as vendas

Vender nas redes sociais passa por criar conteúdos interessantes sobre os produtos Oriflame. A melhor forma de o fazer, como Assessor Oriflame, é construir credibilidade, mostrando os seus conhecimentos, e partilhar as suas recomendações pessoais.

Exemplos:

  • Testemunhos – fale sobre os produtos que experimentou.
  • Fotos antes e depois – mostre os resultados em si próprio ou num amigo.
  • Estilo de vida – mostre de que forma utiliza os produtos Oriflame diariamente.
  • Looks – mostre como fica o produto após aplicado.
  • Tutoriais – mostre como aplica ou utiliza os produtos.

Construir a sua rede

Há várias formas de recrutar nas redes sociais. A forma mais eficaz de fazê-lo é mostrar como é trabalhar connosco e que benefícios obtém ao ser o seu próprio chefe.

Exemplos:

  • Estilo de vida – mostre como trabalhar na Oriflame contribui para o seu estilo de vida. Trabalha de casa? Tem um rendimento mais elevado? Passa mais tempo com a família? Mostre isso!
  • Viagem – mostre que tem a possibilidade de ir a eventos , reuniões e até viajar para fora do país. Poucos trabalhos oferecem essas oportunidades!
  • União – mostre como é fazer parte de uma rede forte de assessores Oriflame.

Ambos os objetivos

Se pretende atingir ambos os objetivos, por favor lembre-se que precisa de criar conteúdo que inspire tanto os potenciais clientes quanto os recrutas.

A forma mais fácil de o fazer é focar-se no seu estilo de vida e falar sobre os produtos, como parte da sua rotina diária.

Mãe a tempo inteiro - Conteúdo para as redes sociais
Partilhe o seu estilo de vida

Exemplo prático:

Se pretende atrair novos recrutas através das redes sociais, deve criar conteúdos que mostram como a Oriflame já mudou a sua vida. Podem ser pequenas mudanças, tais como um rendimento extra ou passar mais tempo com a sua família.

Construa a sua marca

A melhor forma de construir a sua marca nas redes sociais é contar a sua história pessoal. Experimente esta estratégia:

  • 70% – conte a sua história pessoal
  • 20% – fale sobre a Oriflame
  • 10% – promova o seu negócio

70% História pessoal

As pessoas seguem-no porque conseguem identificar-se consigo ou porque gostam do conteúdo que cria. Por isso, é muito importante partilhar a sua história pessoal – mostrar quem é e qual o seu estilo de vida.

Partilhe momentos verdadeiros que inspirem os outros e que inspirem emoções e sonhos.

Poderá falar sobre os eventos e benefícios Oriflame, mesmo sem ter de mencionar a empresa.

20% Conteúdo Oriflame

Inspire os seus seguidores com conteúdo de qualidade sobre os produtos ou a oportunidade de negócio. Partilhe os seus testemunhos, experiências e opiniões.

Não precisa de ser só você a criar conteúdo para as redes sociais. Também poderá usar conteúdo criado pela Oriflame, através da partilha dos editoriais de beleza e tutoriais em vídeo que encontra no site oficial. Lembre-se de adicionar sempre os seus próprios comentários, antes de partilhar os conteúdos. A sua opinião é sempre importante!

Exemplo: Partilhe um dos artigos com uma novidade em maquilhagem e acrescente um comentário do tipo: ”O que acham desta nova cor?

10% Promova o seu negócio

Apenas 10% do seu conteúdo deve encorajar diretamente as pessoas a adquirirem algo ou a juntarem-se à sua rede. Porquê? Porque as pessoas querem ser inspiradas e não sentir que estão a ser pressionadas ou que lhes estão a tentar impingir algo.

Se criar conteúdo de qualidade, as pessoas irão até si em vez você ter de lhes passar a mensagem.

Exemplo prático:

Quando partilha um editorial de beleza, pode acrescentar um comentário do tipo: ”Estou inspirada com estes quatro looks de festa. Qual o seu preferido?

Desta forma, está a criar interesse ao adicionar opiniões pessoais e a gerar envolvimento dos seguidores na secção de comentários, com uma pergunta aberta.

Qualidade das fotos

A partilha de fotos normalmente gera mais interação do que um link para um artigo ou um simples texto. Assim, é importante dominar a técnica de tirar boas fotos para partilhar nas redes sociais.

O que é uma boa foto? Eis alguns aspetos a considerar:

  • Boa luz – que não esteja escura
  • Luz natural – evitar flash
  • Focada
  • Cortada – mostrar o que é importante, colocando o seu rosto ou o produto em destaque na foto

Evite tirar fotos das páginas do catálogo – as pessoas não querem ver este tipo de fotos nas redes sociais.

Exemplo: Se pretende divulgar um novo verniz, publique uma foto que mostre o produto, com boa luz e unhas arranjadas. É uma excelente forma de mostrar o produto e o resultado!

Qualidade dos textos

Boas fotos ou vídeos são muito importantes, mas é o texto que leva à ação. Eis alguns aspetos a considerar quando escrever os seus posts nas redes sociais:

  • Pessoal – partilhe as suas opiniões e experiências
  • Seja você mesmo – não complique
  • Peça a opinião às pessoas – inicie conversas, pedindo a opinião aos seguidores
  • Ação – nos 10% dos seus posts nos quais pretende que as pessoas façam algo, peça-o de forma direta, adicionando: ”compre aqui!” ou ”inscreva-se já!”.

Exemplo: Se vai publicar uma foto de um Batido Wellness, poderá querer acrescentar um comentário do tipo “Adoro estes batidos! Querem algumas receitas com eles? Comentem em baixo!

Estará assim a interagir com as pessoas e a incentivá-las a darem as suas opiniões. Excelente para desenvolver as relações!

Conclusão

Espero que tenha gostado destas dicas para criar conteúdo para as redes sociais.

Lembre-se:

  • Defina um objetivo
  • Foque-se no conteúdo
  • Conte a sua história pessoal e partilhe as suas recomendações
  • Partilhe conteúdo que as pessoas queiram ver

Agora é só começar a colocar em pratica! Aproveito para o convidar a juntar-se a mim também nas redes sociais, no Facebook e no Instagram.

Lúcia Carvalho

Diretora Oriflame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *