Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades!

7 Razões Porque Deve Começar a Criar Conteúdo

Há muito que se diz no mundo do marketing que o "conteúdo é rei". Veja porque é tão importante começar a criar conteúdo nos dias de hoje.

Há muito que se diz no mundo do marketing que o “conteúdo é rei”. Mas precisa mesmo de criar conteúdos online ou é apenas outra moda que vem e vai? Veja porque é tão importante começar a criar conteúdo nos dias de hoje.

Não precisa de se tornar num grande influencidor digital ou mesmo ter o objetivo de ser criador de conteúdos a tempo inteiro. No entanto, eu diria que a criação de conteúdos é do interesse de quase todas os querem ter uma presença online.

Vantagens de começar a criar conteúdo

Um dos aspetos mais interessantes é que criar conteúdos sobre temas que gosta (bem como tópicos nos quais outras pessoas possam ter interesse) pode ser uma fonte de ideias que eventualmente se traduzam em algo rentável no futuro.

Não precisa de ter tudo planeado antecipadamente. É melhor começar a criar conteúdo agora com a esperança de o poder rentabilizar no futuro, do que esperar eternamente até encontrar as ideias de conteúdo perfeitas para construir o seu negócio.

Conheça os benefícios de criar conteúdo, bem como os motivos porque agora é o melhor momento para começar.

1. Use o marketing de conteúdos para fazer crescer o seu negócio

Se já possui um negócio, pode usar a criação de conteúdos para direcionar tráfego para o seu site, atrair atenções para o seu produto e educar as pessoas sobre diferentes tópicos relevantes para a sua área de negócio.

A criação de conteúdos é extremamente eficaz na atração de potenciais clientes!

Talvez não queiram comprar o seu produto de imediato ou subscrever a sua oferta, mas se gostam e interagem com o seu conteúdo, vão ficar mais familizarizados com a sua marca, e dessa forma, mais sensíveis a uma futura oferta que possa lançar.

Imagine que tem uma empresa que vende chás. Publica um artigo no seu blog com o título “9 benefícios do chá verde para a sua saúde”. Alguém encontra o seu artigo no Google após pesquisr “benefícios do chá verde”. Visita o seu artigo, que mostra todos os incríveis benefícios do chá verde, e acaba por ver os produtos associados que tem à venda na sua loja online.

Acredite. O marketing de conteúdos funciona!

Existem diversas formas de criar conteúdos para atrair potenciais clientes, desde artigos em blog, vídeos, redes sociais e outros. Escolha aquela que mais gosta e domine-a. Mais tarde, poderá expandir para outros meios.

2. Aproveite os conteúdos para se destacar na sua carreira

Se deseja progredir na sua carreira, pode usar a criação de conteúdos para se destacar dentro da sua área de especialização e assim conseguir melhores oportunidades de trabalho e melhores renumerações.

Imagine que procura contratar um novo elemento para a sua equipa de marketing. Quem prefere contratar? Alguém que simplesmente enviou o seu currículo ou alguém que possui um portefólio de conteúdos publicados que revelam o seu conhecimento e experiência na área?

Quando cria conteúdos sobre a sua própria profissão e as tendências do mercado, está a dar ao público e a potenciais empregadores, conhecimento sobre o verdadeiro valor que tem para oferecer.

Progredir na carreira

Uma coisa é dizer que entende da sua área e outra é ter algo para mostrar, através dos seus conteúdos. Os profissionais modernos são empreendedores e adaptáveis. Criar conteúdo obriga-o a desenvolver estas qualidades.

3. Desfrute de uma atividade que o apaixona

Produzir conteúdos sobre os temas que mais gosta será sempre algo que faz com imenso prazer, mesmo que nunca se traduzam em nada de concreto.

Há muitos benefícios que pode tirar por dedicar tempo a algo que realmente aprecia.

  • A maestria cria paixão – Cal Newport resume isto bem no seu livro “So Good They Can’t Ignore You“. Encontrar algo com que se possa dedicar inteiramente pode dar-lhe a sensação de significado que procura.
  • Escape da correria do dia a dia – Ter uma ocupação criativa onde pode dar asas ao seu processo de criação, de experimentar coisas novas e silenciar o barulho do mundo por alguns momentos, ajuda a aliviar o stress e a criar condições ótimas para se poder expressar.
  • Orgulho de criar algo seu – Não há nada como ver o resultado final de algo que criou, seja um ensaio, um vídeo ou até mesmo uma publicação bem elaborada nas redes sociais.

Como referi acima, muitas vezes o passatempo de criação de conteúdo pode se transformar em algo lucrativo no futuro, mas nem sempre é essa a motivação principal.

4. Moeda da sociedade atual

Vivemos numa economia da atenção. Quantos mais olhos tiver nas coisas que faz, mais potencial terá para construir algo ou rentablizar essa atenção.

Criar conteúdo dá-lhe a alavancagem necessária para o ajudar a construir abundância porque consegue multiplicar os esforço das suas ações.

Não precisa de ser um especialistra em vídeo para começar um canal no YouYube. Não precisa de um diploma sofisticado para começar a escrever artigos num blog. A Internet e a economia da atenção deram a muitas pessoas a possibilidade de alcançar uma vasta audiência de uma forma que simplesmente não seria possível há poucas décadas atrás.

5. Atrair uma rede em vez de a construir

A criação de conteúdo pode ser uma forma extremamente eficaz de se relacionar com outras pessoas com interesses comuns.

Quando expõe publicamente os seus pensamentos e ideias, vai atrair outras pessoas que pensam da mesma forma e que desejam interagir consigo. Se alguma das suas excelentes ideias se espalham, poderá chegar a pessoas influentes.

Algumas dessas pessoas podem querer trabalhar consigo no seu negócio ou estabelecer algum tipo de parceria. Poderá angariar referências e oportunidades, simplesmente pelo facto de as pessoas reconhecerem a qualidade dos seus conteúdos e de conhecerem outras pessoas que podem beneficiar em trabalhar consigo.

Razões Porque Deve Começar a Criar Conteúdo - Atrair pessoas

Quando usada corretamente, a Internet pode ajudar a criar conexões reais. Pode encontrar amigos, mentores, clientes, fãs e tudo mais ao partilhar os seus pensamentos sinceros com o mundo.

6. Desenvolve o seu conhecimento

Geralmente, quando tenta criar conteúdo onde procura educar as pessoas sobre um determinado tema, vai identificar as lacunas no seu próprio pensamento.

Para produzir melhor conteúdo, terá que melhorar os seus conhecimentos. Uma das melhores formas de reter mais informação é ensinar os outros.

Isto acontece porque no processo de criação de conteúdos, terá que pesquisar e aprofundar os seus conhecimentos sobre os tópicos abordados. Dessa forma, pode acrescentar mais profundidade e recursos de confiança ao seu conteúdo.

Frequentemente, as pessoas interagem com o seu conteúdo e podem deixar perguntas adicionais, com pontos de vista diferentes, sobre os quais não tenha ainda visualizado.

O seu nível de conhecimento crescerá à medida que vai produzindo mais conteúdos. Assim, não só estará a partilhar informação relevante com as pessoas como também estará a aprender mais sobre os temas abordados!

7. Não tem nada a perder

Independente do seu objetivo com a criação de conteúdos, seja para fazer crescer o seu negócio, a sua rede de contactos ou mesmo para fazer carreira como criador de conteúdos, tem muito a ganhar e pouco a perder.

Normalmente, a pior coisa que pode acontecer quando comeca a criar conteúdos é a reduzida audiência que vai inicialmente. Com o tempo, e à medida que vai conhecendo os meandros das várias plataformas e melhora com a experiência, o seu alcance também aumentará.

E pode crescer imensamente!

Veja o exemplo de Joe Rogan. Se espreitar o primeiro episódio do seu podcast, verá claramente que nada mais é do que um passatempo. Uma década depois Rogan assinou um contrato de 9 dígitos com o Spotify e é atualmente um dos nomes mais conhecidos no mundo dos podcasts, com uma audiência enorme.

Tire proveito deste movimento

Ser um criador de conteúdo independente significa que tem total controle sobre o que cria, como o entrega e onde o promove. A criação de conteúdo pode levá-lo por caminhos que nunca imaginou trilhar.

O conteúdo é poderoso. O especialista em redes sociais Gary Vaynerchuk diz que um conteúdo pode mudar sua vida.

Nunca sabemos o caminho que cada publicação, cada artigo ou cada vídeo percorrerá. Com a Internet, todos podem ter voz e capacidade de impactar o mundo.

Esta é a melhor altura para começar, porque a onda continuará a crescer.

Ganhe dinheiro a partilhar a sua paixão pela beleza e bem-estar

Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *