Vender no Instagram

Como Vender no Instagram

Já criou o seu perfil no Instagram? Se ainda não o fez, pense melhor. O Instagram é uma rede social orientada para a partilha de fotos e vídeos a partir do seu telemóvel e está a torna-se uma das melhores ferramentas online para os agentes de venda direta. Em seguida, poderá ver algumas ideias para vender no Instagram ou até mesmo criar a sua equipa de vendas.

Em primeiro lugar, e se ainda não o fez, abra a sua conta nesta rede social. Neste artigo não vou falar sobre a parte mais “técnica” de como abrir e configurar a sua conta no Instagram. Para isso encontrará diversos tutoriais ao pesquisar na Internet. Em vez disso, falarei sobre a estratégia de produção de conteúdos e dicas para vender no Instagram.

Redes Sociais

8 Razões para Experimentar o Instagram

1. O Instagram tem mais de 800 milhões de utilizadores ativos e está a crescer muito rapidamente, inclusive em Portugal.

2. É uma excelente forma de mostrar o que um produto faz ou como fica na vida real, ou seja, pode mostrar os produtos em contexto. Por exemplo, Sun Zone na sua bolsa de praia ou Batom Lip Sensation em você!

3. Pode mostrar como é o dia a dia de um Assessor/Líder, em vez de contar – mostre aos seus seguidores o que você faz…uma imagem vale mais do que mil palavras.

4. Muitas mulheres usam o Instagram para procurar ideias e inspiração em beleza e maquilhagem e para descobrir novos produtos. Para muitas, já é um destino obrigatório na hora de compra.

5. Pode alcançar uma audiência nova e relevante para o seu negócio. Encoraje-os a seguirem-na.

6. O Instagram pode servir para estabelecer e nutrir relações e criar envolvimento, através de imagens e vídeos.

7. Pode publicar publicamente ou através de grupos e mensagens diretas.

8. Junte-se à comunidade Oriflame (@oriflame e @oriflameoficialportugal) e esteja a par das campanhas e iniciativas.

Que conteúdos devo partilhar no Instagram?

70% – Conteúdos pessoais e úteis

A sua vida! Mostre aos seus seguidores o que você faz. Onde esteve e o que fez – e com quem? Não precisa de ser tudo sobre a Oriflame – afinal de contas é a sua vida.

Pode partilhar momentos que estejam relacionados com a Oriflame e as suas vantagens, mas não precisa de mencionar a marca Oriflame.

Vender no Instagram - Wellness
@adinatudorie

Exemplos:

“A apreender mais sobre marketing digital junto com 50 outras pessoas inspiradoras. #businessgoals”

“Convívio com as amigas para falar sobre dicas de cuidados do rosto. #ilovemyjob”

“Trabalhar para mim, significa poder ir levar e buscar a minha filha sem stress!”

20% – Inspiração Oriflame

Conteúdos relacionados com a Oriflame. Mostre os produtos e partilhe as suas opiniões e experiências. Mostre aos seus seguidores o resultado dos produtos em si.

Incentive a participação dos seus seguidores com os seus posts. Gostaram mais deste ou daquele produto? Coloque questões e peça opiniões – quantas mais pessoas comentarem os seus posts, maior visibilidade terá.

Produtos Oriflame Instagram
@lulalogy

No entanto, este tipo de mensagens não deve incitar implicitamente a compra ou venda – apenas está a procurar inspirar os seus seguidores.

10% – Conteúdos promocionais

Apenas um máximo de 10% dos seus posts devem ser orientados para mensagens do tipo “compre aqui” ou “inscreva-se agora”.

O objetivo continua a ser essencialmente inspirar os seus seguidores. Tire uma foto bonita para enquadrar o texto do post com a chamada para a ação.

O que são as #hashtags?

As hashtags ajudam a organizar e a categorizar os conteúdos de imagens e vídeos. Então quando acrescenta um # no início de uma palavra (exemplo: #oriflame) será mais fácil para as pessoas interessadas na Oriflame encontrarem o seu post.

Então, se criou um post com um destaque para um conjunto de cuidados do rosto NovAge, pode acrescentar as hashtags #oriflame #novage #cuidadosdorosto, para que as pessoas à procura destes tópicos possam facilmente encontrar o seu post e eventualmente interagir com o seu perfil e tornar-se um seguidor!

Pense em hashtags relevantes para os seus posts. Estas podem ser relacionadas com o negócio e estilo de vida (#lovemyjob #trabalharemcasa) ou orientadas para o produto (#geleiareal #novage).

No que diz respeito às redes sociais, o mais importante é começar e ir experimentando de forma a encontrar a estratégia que melhor se adapta ao seu estilo de vida e com a qual se sente mais à vontade.

Dicas para vender no Instagram

O Instagram tornou-se extremamente eficaz para a angariação de novos clientes para os agentes de venda direta. Apenas tem que saber como tirar o melhor proveito desta plataforma. Nesse sentido, aqui ficam algumas dicas de vendas no Instagram para colocar em prática.

1. Publique fotos com qualidade

Se apenas publica selfies, rapidamente chegará à conclusão que não será o suficiente para gerar vendas para o seu negócio. Por outro lado, fotos bem preparadas e com excelente qualidade vão certamente transportá-lo para um novo patamar.

Se tirar fotos aos produtos, gaste algum tempo a preparar todo o enquadramento e tenha atenção à iluminação. Experimente diversos posicionamentos e ângulos, para uma maior variedade.

Dica: Nem todas as suas fotos devem ser com produtos. Para vender no Instagram, misture com outro tipo de fotos que ilustrem o estilo de vida que o seu negócio lhe permite usufruir. Por exemplo, pode promover a gama Sun Zone com uma linda foto sua na praia ou na piscina.

2. Use o recurso de Geotagging

Isto é especialmente útil se tem uma loja ou a sua zona de atuação é predominantemente a nível local. Ao identificar a sua localização nos seus posts no Instagram, vai atrair pessoas na zona envolvente, que de outra forma, não teriam forma de chegar até si.

Pode até obter reações de outras marcas se, por exemplo, identificar um restaurante ou um museu na sua foto!

Vender Instagram
@agungpradnyaparamita

3. Partilhe regularmente

Nem todas as pessoas vão ver cada post que publica, por isso tente publicar várias vezes ao longo da semana. Desta forma, vai captar a atenção de diferentes pessoas que estão no Instagram em horários diferentes.

Publicar consistentemente, dará aos seus seguidores uma maior expectativa daquilo que tem para oferecer.

Dica: Tenha em conta o seu público. Se os seus seguidores são maioritariamente jovens e jovens adultos, talvez seja inteligente publicar após as 22h.

4. Tenha uma estratégia para vender no Instagram

Se está prestes a sair um novo produto, planeie uma campanha no Instagram ao redor desse lançamento. Prepare as épocas altas como o Natal, tirando fotos dos produtos que estão relacionados com esta época.

Dica: Pode criar um horário temático regular daquilo que vai publicar. Por exemplo, pode publicar uma foto em cada quinta-feira a celebrar o #TBT (Throwback Thursday). Ou talvez introduza um novo produto a cada segunda-feira. Isto dá aos seus seguidos algo com que eles possam contar e voltar regularmente.

5. Tire proveito das Hashtags

As Hashtags tem grande importância no Instagram, pelo que deve usá-las em cada post que publica. As pessoas pesquisam na aplicação pelas hashtags relacionadas com os temas da sua preferência. Use hashtags que sejam relevantes para o seu produto e fará chegar as suas publicações a um maior número de pessoas.

Não sabe que hashtags usar? Pesquise na parte da pesquisa da aplicação. À medida que digita, o Instagram vai-lhe sugerir algumas, entre as mais usadas.

6. Participe na comunidade

A interação com os seus seguidores e com a comunidade no Instagram é fundamental para conseguir tirar o melhor proveito desta rede social. Responda prontamente aos comentários que recebe. Interaja com outros perfis regularmente. Lembre-se que para receber, terá que estar preparado para dar primeiro.

7. Mostre o seu dia a dia

Partilhe pormenores do seu dia a dia com os seguidores. Eles vão adorar! Faça vídeos quando recebe e abre uma nova encomenda, ou quando recebe o novo catálogo. Mostre como usa os produtos. Está a preparar alguma novidade? Partilhe momentos dos bastidores com os preparativos!

Start Somewhere

Comece hoje mesmo a vender no Instagram!

O importante mesmo é começar! Não precisa de saber tudo já. Aproveite estas dicas e comece hoje mesmo a delinear uma estratégia para vender no Instagram. Defina objetivos e os passos necessários para os atingir. Mesmo que esteja satisfeito com as suas vendas, será bom manter uma presença constante também nesta plataforma, sendo assim mais um meio para que mais pessoas possam chegar até si.

Recomendado para si:

Lúcia Carvalho

Diretora Oriflame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *