Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Começar agora

Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades

€5 desconto exclusivo na primeira compra

Rotina Diária para Empreendedores

Maximize a produtividade e rentabilize a sua energia ao longo do dia. Veja como criar uma rotina diária para empreendedores.
Partilhe este artigo

Sente que a sua vida está em constante movimento? Gasta todo o tempo e energia durante o dia mas parece não obter resultados? Pode ser a altura para reorganizar a forma como trabalha. Veja como criar uma rotina diária para empreendedores.

Controle o seu dia a dia

Com uma rotina, pode ter controlo sobre o seu dia a dia, maximizando a produtividade ao mesmo tempo que minimiza a energia desperdiçada.

Uma rotina eficaz pode ser melhor do que simplesmente aumentar a produtividade. Além disso:

  • Reduz os níveis de stress.
  • Ajuda a dormir melhor à noite.
  • Melhora a sua saúde em geral.
  • Proporciona um melhor exemplo para os que o rodeiam.

Deixo-lhe algumas ideias de como pode fazer prosperar o seu negócio, enquanto encontra equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, bem como para a saúde mental.

Ideias-chave:

  • Crie uma rotina para melhorar a sua saúde.
  • Seguir um agenda aumenta a sua produtividade.
  • Reserve sempre tempo para cuidar de si.

7 formas de criar uma rotina para empreendedores

Uma rotina diária prepara a sua mente para o dia seguinte, que por sua vez prepara o seu corpo. Pode também priorizar tarefas para evitar a procrastinação ou ficar sem tempo no final do dia.

1. Comece o dia relaxando

Desde o momento em que acorda até se deitar, a sua mente enche-se de ideias, informações e tarefas de trabalho. O cérebro parece estar em constante funcionamento, deixando-o com uma sensação de exaustão no final do dia.

Em vez disso, dê um descanso ao seu cêrebro, relaxando todas as manhãs usando estes hábitos dos empreendedores de sucesso:

  • Para acalmar a mente, comece o dia com meditação ou ioga.
  • Estimule a mente e prepare-a para um dia de trabalho, adicionando um passatempo criativo à sua rotina matinal, como desenhar, escrever ou ler um livro.
  • Exercite-se para ajudar a impulsionar o corpo.
  • Tome um pequeno-almoço saudável para aumentar a energia antes de mergulhar no trabalho.
Exercício físico

Não reserve todo o relaxamento para as manhãs. As pausas ao longo do dia ajudam a manter a mente calma e produtiva.

Sempre que relaxa, o seu cérebro liberta o stress e as distrações, permitindo concentrar-se totalmente nas suas tarefas.

2. Planeie a sua semana

Antes de criar um agenda semanal:

  • Tome nota de quanto tempo gasta nas tarefas diárias.
  • Use esses dados para o ajudar a definir a programação para a semana e assim maximizar o seu tempo.
  • Crie agendas semanais ou mensais em vez de diárias, para não ter a tarefa adicional de reformular o seu plano todas as manhãs.

Quanto não nos sentimos motivados para fazer as coisas, é muito fácil procrastinar e empurrá-las para o dia seguinte. Mas com uma agenda definida, é menos provável que tal aconteça.

Ao criar a sua rotina diária para empreendedores, adicione algum tempo para a sua vida pessoal juntamente com as tarefas do seu negócio. Dessa forma, alcançará o equilíbrio necessário e saudável entre a vida profissional e pessoal, reservando tempo para aqueles que mais gosta.

3. Atualize-se

As notícias espalham-se em segundos, principalmente no mundo digital, o que significa que as manchetes de hoje podem ter desaparecido amanhã. Publicações como o The New York Times publica cerca de 200 novos artigos todos os dias.

Como empreendedor, precisa de estar por dentro das últimas notícias e tendências no seu setor.

Todas as manhãs, reserve algum tempo para consultar as notícias nos seus sites preferidos, para se manter informado sobre quaisquer anúncios que possam afetar os seus negócios.

Se encontrar algo importante que possa ter impacto no seu dia, pode ajustar a rotina e adaptá-la com base nas informações mais atuais.

4. Evite as multitarefas

As pessoas que executam diversas tarefas em simultâneo podem parecer muito produtivas, mas não é o método mais eficaz para rentabilizar o seu tempo.

Quando tenta assumir várias tarefas ao mesmo tempo, não consegue dedicar toda a sua atenção a nenhuma tarefa.

Ao classificar e segmentar as tarefas do seu dia, poderá focar-se em cada uma delas de forma a executá-las da melhor forma possível. Por exemplo, pode concentrar-se em concluir todas as tarefas de marketing de uma só vez, em vez de alternar constantemente entre as tarefas de marketing com apoio ao cliente ou financeiro.

Pegue em cada grupo de tarefas e liste-os por ordem de dificuldade. Coloque as tarefas mais difíceis no início do dia ou quando estiver mais focado, para ter a energia necessária para lidar com elas, antes de avançar para as tarefas mais simples de gerir.

5. Organize o seu local de trabalho

Para agilizar a sua rotina diária como empreendedor, elimine o desperdício de tempo. A organização do seu espaço de trabalho, em especial para quem trabalha em casa, facilita a localização das ferramentas necessárias ao longo do dia.

Também pode gerir outras áreas do seu dia:

  • Criando linhas de comunicação fáceis de usar.
  • Usando uma aplicação online de organização de trabalho.
  • Partilhando a sua agenda com colaboradores.
  • Simplificando as dispositivos e contas que verifica todas as manhãs.

6. Faça anotações diárias

Lidar com todas as tarefas, informações e mensagens ao longo do dia pode deixá-lo sobrecarregado mentalmente.

Combata essa carga mantendo uma caneta e papel sempre à mão para anotações rápidas. Claro que também pode usar uma aplicação no seu telemóvel para o efeito, se assim preferir.

Anote tudo durante o dia

Use-os para anotar pensamentos e ideias, antes que se esqueça. Além disso, quando estiver numa conversa, telefonema ou reunião, registe os temas e decisões abordados, anotando lembretes importantes e tarefas de acompanhamento.

No final do dia, pode rever todas as anotações e adicioná-las à sua agenda semanal, para que nada fique esquecido.

7. Faça conexões pessoais

Em vez de enterrar a cabeça no telefone e no computador o dia todo, reserve tempo para criar conexões com as pessoas que lida diariamente.

Comprimente as pessoas, agradeça pelo trabalho e converse com os seus colaboradores e equipa. A interação pessoal ajuda a relaxar e a melhorar o seu espírito.

Além disso, permite-lhe também manter-se informado sobre o que se passa à sua volta e é uma ótima forma de priorizar os seus contactos e mostrar que se importa com eles.

Poderá fazê-lo igualmente via telefone e email. Crie o hábito de limpar a sua caixa de entrada e mensagens no telefone todos os dias, logo pela manhã.

Assuma o controlo da sua rotina diária

Uma rotina diária para empreendedores não precisa de ser muito sobrecarregada. Tome conta da sua vida!

A disciplina para manter a sua agenda, semana após semana, é fundamental para fazer o seu negócio avançar.

Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Faça aqui o registo
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Subscreva a Newsletter

Receba as novidades em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio