Como Trabalhar em Casa e Manter a Produtividade

Ser Assessor Oriflame é uma atividade que lhe permite trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar. Conheça algumas dicas para manter a produtividade.

Ser Assessor Oriflame é uma atividade que lhe permite trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar. Conheça algumas dicas para manter a produtividade.

11 dicas para quem trabalha em casa

Mas como gerir uma rotina diária no ambiente da sua casa, quando esta é feita normalmente no escritório ou no exterior? Partilho consigo algumas dicas que podem servir de inspiração e motivação para tirar o melhor proveito do período de quarentena.

Mantenha a sua rotina

Mesmo que não tenha de se levantar para apanhar o comboio, metro ou enfrentar o trânsito, não deixe de programar o seu despertador.

É normal que se levante um pouco mais tarde do habitual. No entanto, não deixe de manter o seu corpo em modo trabalho. Planeie as horas de trabalho da mesma forma que o faria se não estivesse a trabalhar em casa.

Vista-se para trabalhar

Os pijamas podem ser muito acolhedores, mas foram feitos para as horas de descanso. Troque-o pelas roupas de andar por casa. Mesmo que tencione apenas receber a visita da transportadora, é importante programar a sua mente para se manter em modo de trabalho.

Controle a sua dieta

Prepare as refeições antecipadamente, para que não tenha que interromper o seu trabalho constantemente.

Pode parecer que está a comer mais agora que está a trabalhar em casa, mas nada a impede de fazer exercício e alongamentos em casa. Nem todos temos um jardim, quintal ou terraço, mas existem inúmeras opções e tutoriais online para seguir.

Prepare o seu ambiente de trabalho

Estabeleça um ou dois locais em sua casa onde possa ter mais tranquilidade para trabalhar. A cama não é um desses locais, já que é onde dorme e o seu subconsciente pode procurar razões para procrastinar.

Prepare uma cadeira confortável, o computador, telemóvel, material de escritório e água para se manter hidratado.

Organize o seu horário de trabalho

Agora mais do que nunca, é importante ser organizado. Pegue num bloco de notas (ou na sua app favorita), aponte as tarefas que precisa de concluir. Agora é só trabalha-las, uma a uma!

Provavelmente também terá inúmeras tarefas domésticas por fazer diariamente. É muito fácil se distrair com a pilha de roupa por lavar e cuidar, entre outras coisas. Mantenha-se disciplinada e mantenha horários separados para cumprir as tarefas que dizem respeito à sua atividade profissional.

Faça pausas

Não se esqueça de fazer pausas ao longo do dia. Esta regra aplica-se tanto para quem trabalha em casa como fora dela.

Certamente já lhe aconteceu ficar presa ao computador a concluir tarefas continuamente e quando dá por si, já passaram horas! Pausas frequentes ajudam a manter uma mente fresca e eficiência a alto nível. Trabalhar em casa não significa ter que trabalhar continuamente, sem usar a casa de banho ou fazer uma chávena de chá.

Mantenha um ambiente de trabalho limpo e organizado

Tente sempre manter o seu cantinho de trabalho limpo e arrumado. Aproveite algumas pausas ao longo do dia para dar uma arrumadela rápida e manter o material de trabalho organizado.

No final do dia, coloque tudo no seu devido lugar, para que no dia seguinte, tenha uma motivação extra para começar o dia.

Use maquilhagem

Sim, porque não usar maquilhagem, mesmo quando fica em casa todo o dia? Cada pessoa tem a sua preferência neste ponto, mas muitas mulheres sentem-se mais comprometidas com o trabalho quando usam maquilhagem, tal como se fossem para o escritório.

Se não sente essa necessidade, pode simplesmente fazer a sua rotina normal de cuidados do rosto.

Pérolas Bronzing Giordani Gold | Fonte: oriflame.pt

Crie novos rituais

Quando se habitua ao regime de trabalhar em casa, passa a ser o seu ritual. Numa altura em que tem opções limitadas no que diz respeito às saídas para o exterior, este ritual pode até ser relaxante.

No entanto, para quem não gosta de estereótipos e evita os rituais tanto quanto possível, não há nada mais fácil do que fazer pequenas mudanças a cada dia. Uma nova marca de chá, um novo look de andar por casa, um pequeno almoço foram de comum. Existem montes de pequenos detalhes que pode experimentar.

Se trabalha sozinho em casa, ligue para os familiares pelo menos uma vez por dia, para manter o contacto humano.

Aprecie o tempo para si mesmo, com o seu parceiro, com a sua família. Tire prazer das tarefas domésticas e do tempo que passa a cozinhar.

Existe uma lista interminável de coisas que colocamos em segundo plano nas nossas vidas, pelo simples facto de não termos tempo para elas. Assim, aproveite estes tempos para reorganizar a sua vida.

Desligue a televisão

Esqueça um pouco a televisão. Muitas pessoas usam-na como som de fundo. Em vez disso, ouça as suas músicas preferidas ou um podcast calmamente em segundo plano.

Trabalhar em Casa

Habitue-se à mudança

Vivemos tempos de incerteza, sem datas e prazos definidos para retomar a normalidade. Pode demorar mais, mas ninguém sabe até quando. Não perca tempo a pensar “no que vai acontecer quando isto finalmente acabar” ou os “e se”.

Foque-se no agora, no presente, e viva-o. Seja feliz porque o agora apenas acontece uma vez. E se não se tratar bem, ninguém lhe vai dar de volta este tempo perdido.

Aprenda novas coisas, cresça e desenvolva novas aptidões. Viva, não apenas sobreviva e aprecie a vida, mesmo numa escala reduzida, mas ainda assim cheia de possibilidades. Seja gentil com os outros e ajude-os!

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta