5 Formas de Ganhar Dinheiro Online

Existem muitas formas de ganhar dinheiro online mas nem todas se adaptam ao seu estilo de vida. Reuni algumas ideias que pode colocar em prática já.

Existem muitas promessas de ganhar dinheiro online rapidamente mas nem todas são reais ou nem todas se adaptam ao seu estilo de vida. Cada pessoa tem as suas preferências, por isso reuni algumas ideias que pode colocar em prática para ganhar dinheiro através da Internet.

Formas de Ganhar Dinheiro Online Pinterest

Porquê ganhar dinheiro online?

Cada pessoa tem a sua própria motivação para criar um projeto online. Pode ser para aumentar o orçamento familiar e cobrir aquelas despesas inesperadas ou mesmo para pequenos prazeres. Pode também procurar uma alternativa para o seu percurso profissional, talvez para algo que lhe possa trazer mais flexibilidade e disponibilidade para si e para os seus.

A verdade é que vivemos numa era em que tudo é possível e provavelmente nunca houve tantas oportunidades de ganhar dinheiro fora do mercado de trabalho comum. Existe uma cultura crescente do “side hustle” e de “gig economy” a que muitas pessoas já se habituaram, mesmo em Portugal.

Na conjuntura atual, creio que esta tendência instalou-se em definitivo por cá. Noto que cada vez mais as pessoas procuram novas fontes de rendimento, que possam ir ao encontro daquilo que realmente gostam mais de fazer.

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma das formas mais conhecidas de ganhar dinheiro online. Com altos de baixos ao longo dos últimos anos, mas continua a ser uma fonte estável de rendimento para muitas pessoas.

Marketing de Afiliados

Uma das principais vantagens é que pode trabalhar com diversas marcas diferentes. Muitas delas fora de Portugal como a Shopify e a Amazon. No entanto, também existem por cá alternativas válidas, como a Oriflame que, não tendo sido pensada para tal, funciona da mesma forma de um programa de afiliados de beleza e oferece comissões acima da média.

O marketing de afiliados permite-lhe ganhar dinheiro promovendo produtos de outras marcas. Desde produto de beleza, nutrição, software, apps até produtos de retalho, existem várias opções atualmente. Cada programa de afiliados oferece as suas condições e níveis de comissão, mas lembre-se que pode aderir a diversas marcas em simultâneo.

A melhor forma de ganhar dinheiro online com afiliados é criar conteúdo online relevante. Pode ser através de um blog ou mesmo apenas com as redes sociais. Independentemente da plataforma que usar, o ideal será posicionar-se dentro de uma área muito específica, para chegar mais facilmente ao seu público-alvo e ter assim mais conversões.

Comece um canal de Youtube

O Youtube é o segundo motor de pesquisa mais usado no mundo, logo a seguir à Google. Estima-se que por mês, sejam realizadas mais de 3 biliões de pesquisas nesta plataforma e mais de 100 horas de vídeo sejam carregadas a cada minuto.

Comece um canal de Youtube

As pessoas procuram essencialmente duas coisas no Youtube: Entretenimento ou aprender algo.

Se conseguir focar-se num único nicho que lhe permita construir uma audiência forte e fiel, estará a posicionar-se para fazer do seu canal uma importante fonte de rendimento. Para além dos anúncios, poderá conseguir patrocínios, parcerias, atrair visitas para o seu blog ou mesmo vender produtos através de programas de afiliados, como já referi acima.

Crie um Blog

Criar um blog é uma das formas mais antigas de ganhar dinheiro online e continua a ser uma das mais válidas.

Pessoas que adoram escrever, tendem a criar blogs sobre os seus temas preferidos. O tema ou temas que vai abordar no seu blog deverá ser algo pelo qual tem paixão, para que consiga mantê-lo durante muitos anos. Ninguém consegue ser consistente a criar conteúdo, se for numa área que não tem especial interesse.

Crie um Blog

Existem diversas plataformas para criar um blog, mas se o objetivo é ganhar dinheiro, recomendo o WordPress com alojamento próprio. Espreite o meu guia passo a passo para criar um blog.

Comece por abordar assuntos muito específicos e vá alargando ao longo do tempo, conforme vai percebendo aquilo que os seus leitores procuram.

Pode ganhar dinheiro com um blog de diversas formas. Enquanto está a começar adicione links de afiliados nos seus artigos e coloque anúncios através de AdSense ou outras plataformas.

À medida que vai aumentando o tráfego e a notoriedade do seu blog, poderão surgir novas oportunidades de rentabilizar os seus conteúdos. Alguns bloggers aumentam substancialmente os seus rendimentos quando criam os seus próprios produtos, físicos ou digitais. Pode também começar a receber propostas para posts patrocinados ou parcerias com marcas.

Da sua atividade como blogger e do conhecimento que vai partilhando dentro da sua área, poderá originar outro tipo de propostas, como consultoria, mentoria e formações.

Seja Assistente Virtual

Mais do que nunca, as pessoas querem dar vida aos seus projetos online. Com tantos empreendedores a construir os seus negócios online, os assistentes virtuais ganham cada vez mais relevo.

Seja Assistente Virtual

Quando se está a começar um negócio e ainda não tem uma equipa para o apoiar, é muito fácil perder o controlo das imensas pequenas tarefas diárias, inerentes a qualquer atividade. É nesta fase que a ajuda de um Assistente Virtual faz todo o sentido.

Como Assistente Virtual, poderá completar diversas tarefas, que vão desde escrita de artigos para o blog, processar encomendas, reservas, manter as redes sociais ao apoio ao cliente.

Procure marcas e empresários que estão agora a começar e ofereça os seus serviços. Interaja em grupos no Facebook, Linkedin e crie uma presença ativa nas suas redes sociais em geral. Poderá ser uma boa ideia criar um site e/ou blog para expor os seus serviços.

Torne-se um Influenciador

Criar uma marca pessoal pode ajudá-lo a ganhar dinheiro online. Com influenciadores de topo a ganharem mais de um milhão de dólares por post, esta é uma área muito apetecida pelos mais jovens um pouco por todo mundo.

Formas de Ganhar Dinheiro Online - Influenciador Digital

Embora estes valores estejam reservados para as celebridades das redes sociais, tenha em mente que os influenciadores de menor escala podem também tirar proveito da criação de conteúdo.

Ter uma audiência grande é ótimo, mas atualmente também existe espaço para os micro-influenciadores, com menos de 5000 seguidores. Indicadores como o engagement tem agora muito mais relevância.

As melhores plataformas são o Instagram e o YouTube e mais recentemente o TikTok. Para ganhar dinheiro como influenciador, poderá cobrar por posts patrocinados, palestras, criar uma loja online, adicionar links de afiliados à sua bio, vender fotos, estabelecer parcerias como embaixador de uma marca ou mesmo receber por participar em eventos.

Conclusão

Vivemos tempos fantásticos com inúmeras possibilidades, principalmente no online. No entanto, isso não significa que seja fácil. Como em tudo na vida, o resultado é proporcional ao empenho e energia que colocar em cada dia na atividade que escolher e na sua capacidade de ser sistemático, e claro, nunca desistir.

Provavelmente reparou que estas ideias podem se ligar entre si. Um Influenciador Digital pode usar marketing de afiliados para ganhar mais dinheiro. Um Assistente Virtual pode criar um blog para chegar a mais clientes. Ao criar um canal de Youtube poderá se tornar também um influenciador na sua área.

Se pretende levar o seu projeto online a um patamar elevado, terá que experimentar novas ideias constantemente. Isso também fará com que tenha uma situação mais estável, pois quando uma fonte de rendimento falhar, tem outras ativas.

Espero que possa usar estas ideias como um meio alcançar a liberdade e o estilo de vida que deseja. O mais importante é começar e fazer.

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta