Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades

Solução para os Filamentos Sebáceos

Saiba mais sobre os filamentos sebáceos e conheça alguns truques simples que podem ajudar a reduzir a aparência na sua pele.
Partilhe este artigo

Já olhou ao espelho e notou um aglomerado de pequenos pontos escuros no seu nariz ou nas maças do rosto? Podem parecer pontos negros, mas na verdade, essas pequenas manchas pode ser filamentos sebáceos.

Apesar de inofensivos, em algumas pessoas são mais percetíveis tornando-se menos agradáveis e atraentes para o seu rosto. Felizmente, existem alguns truques simples que podem ajudar a reduzir a sua aparência.

O que são filamentos sebáceos

Os filamentos sebáceos são pequenos pontos cinzentos visíveis na superfície da pele, em zonas com alta produção de sebo, como o nariz, a testa e o queixo.

São compostos por células mortas da pele e sebo, que se acumulam e se unem. Fazem parte da estrutura dos poros. Revestem o interior dos poros e auxiliam no fluxo de sebo ao longo do revestimento da pele para ajudar a hidratá-la.

O que são filamentos sebáceos

Na maior parte das vezes, os filamentos sebáceos são impercetíveis, ajudando a fluir o sebo sob a superfície da pele.

É quando nota algumas manchas (geralmente de cor amarelada, esbranquiçada ou até cinza) que se tornam um problema. Normalmente isso significa que os seus poros estão entupidos com muito sebo, células mortas e bactérias.

Compre agora e receba um desconto exclusivo de 15%

Comprar agora

Quais as causas?

Como referido acima, os filamentos sebáceos ocorrem naturalmente nos seus poros e só se tornam um problema quando são visíveis a olho nu.

No entanto, algumas pessoas são mais propensas a desenvolverem filamentos entupidos do que outras. O histórico familiar, tabagismo, alterações hormonais e um tipo de pele oleosa são alguns dos principais culpados.

Diferença entre filamentos sebáceos e pontos negros

São totalmente diferentes, mas podem parecer semelhantes, especialmente se apresenta filamentos sebáceos com uma aparência mais escura.

No entanto, se já tentou tratar um filamento sebáceo da mesma forma que um ponto negro, provavelmente ficou dececiondado!

Isto ocorre porque os filamentos sebáceos são como um pré-requesito para os pontos negros – não sobressaem da superfície da pele, o que os torna muito mais difíceis de extrair (apesar de sabermos que espremer a pele é uma péssima ideia, por vezes não conseguimos evitar!).

Quando o excesso de sebo se mistura com as células mortas e bactérias, é quando os filamentos podem inflamar – e é aí que os pontos negros entram em ação.

Uma vez que esses filamentos sebáceos se acumulam, podem rapidamente se transformar em acne. Uma vez oxidado, ficará escuro e passamos assim a ter um ponto negro.

A solução para lidar com filamentos sebáceos

Sejam pontos negros ou filamentos sebáceos, o objetivo não é removê-los, mas sim apertá-los para reduzir a sua aparência e torná-los menos perceptíveis.

A aparência de filamentos sebáceos pode ser minimizada adotando algumas medidas simples de cuidados com a pele.

Mantenha a pele limpa

Lave o rosto com água tépida e uma limpeza suave, de manhã e à noite, para remover o excesso de sebo e impurezas. Certifique-se que estes produtos não deixam a pele seca, para não desiquilibrar a produção de sebo natural da pele.

Se usa maquilhagem, nunca se esqueça de a remover completamente antes de dormir.

Tenha especial atenção após os treinos. Evite que bactérias e suor se acumulem na pele, originando poros bloqueados e entupimento dos filamentos sebáceos, entre outros problemas de pele. Lave o rosto com uma limpeza, seque e aplique uma loção leve.

Use ácido salicílico

Use produtos com ácido salicílico para ajudar a reduzir a produção de sebo e a desobstruir os poros.

O ácido salicílico penetra nos poros para dissolver a sujidade e as aglomerações entre as células mortas da pele. Desta forma, acelera o processo de renovação cutânea e fecha os poros, fazendo-os parecer mais pequenos.

Experimente limpeza de óleo

Se nunca experimentou um óleo de limpeza, considere adicioná-lo à sua rotina habitual.

Este método é também conhecido como limpeza dupla. Uma limpeza dupla envolve a utilização de um produto de limpeza à base de óleo para se livrar de impurezas e excesso de sebo e pontos negros, antes de utilizar um produto de limpeza regular.

Óleo de Limpeza Comfort Oil-to-Milk Novage+

Este é um método de limpeza minucioso que faz a nossa pele parecer sumptuosamente lisa e limpa.

Esfolie

Esfoliar suavemente a pele uma vez por semana pode ajudar a remover as células mortas da pele e a manter os poros limpos. Escolha um esfoliante suave e evite esfoliantes abrasivos, pois podem agravar a condição da pele estimulando a produção de sebo.

Máscara Facial Peel-Off Pore Clearing Pure Skin
Máscara Facial Peel-Off Pore Clearing Pure Skin

A Máscara Peel-Off da gama Pure Skin da Oriflame ajuda a desobstruir os poros e a remover quaisquer impurezas ou excesso de óleo que possam ainda permanecer nos poros.

Experimente um creme com retinol

O retinol é um ingrediente ativo valioso quando se trata de melhorar a textura da pele.

É comprovado que ajuda a regular a renovação celular e assim evitar os poros e filamentos sebáceos entupidos.

Concentrado Retinol Power Drops ProCeuticals NovAge
Concentrado Retinol Power Drops ProCeuticals NovAge

Introduza um sérum ou creme com retinol na sua rotina uma ou duas noites por semana, aumentando gradualmente a sua utilização à medida que a sua pele for tolerando. Espreite aqui algumas ideias práticas para incorporar o retinol na rotina de skincare.

Adote uma dieta equilibrada

Evite comidas ricas em gordura e açúcares, pois isso pode agravar a produção de sebo e a formação de filamentos sebáceos.

Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes e nozes, podem ajudar a manter a pele saudável.

Os filamentos sebáceos é algo natural da sua pele. É quando os poros ficam obstruídos com excesso de sebo eles de tornam mais percetíveis. Pode não ser fácil se livrar, mas não é uma tarefa impossível.

Posso me livrar dos filamentos sebáceos?

Os filamentos sebáceos são permanentes mas pode minimizar a sua aparência.

É possível tratar os filamentos sebáceos em casa?

Sim, pode tratar os filamentos sebáceos em casa usando uma mistura de óleo de limpeza, esfoliação e tratamentos faciais adequados.

Devo tentar remover os filamentos sebáceos?

Não. Espremer a pele é sempre uma péssima ideia, pois apenas irá conseguir espalhar as células mortas e pode causar inflamação.

Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Faça aqui o registo
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Subscreva a Newsletter

Receba as novidades em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio