Como Incorporar o Retinol na Rotina de Skincare

Um guia básico para para quem pretende dar os primeiros passos com o uso do retinol e como introduzi-lo na sua rotina de skincare.

Mesmo quem só agora está a dar os primeiros passos nos cuidados do rosto sabe que o Retinol é um dos ingredientes que os especialistas mais recomendam na rotina de pele. Mas como deve começar? Aqui ficam algumas ideias para incorporar o retinol na rotina de skincare.

Um ingrediente especial

Retinol é um produto base e muito especial da rotina de skincare e por um bom motivo.

Ajuda a reduzir o aparecimento de rugas, refine a textura da pele e promove e renovação das células da pele. O resultado é uma pele com uma aparência mais jovem e saudável.

Retinol na Rotina de Skincare

Fatores externos como a exposição ao sol, combinados com fatores internos como hormônios e a genética, podem resultar no aparecimento de rugas e um declínio na textura da pele à medida que envelhecemos.

O retinol oferece um desempenho confiável no combate a estes efeitos do envelhecimento. Veja agora como pode incorporar este ingrediente fabuloso na sua rotina de cuidados do rosto.

Avançar lentamente

Em poucas palavras? Quando mais lento for o processo de incluir o retinol na rotina de skincare, melhor. A melhor forma de colher os seus benefícios é aumentar gradualmente a tolerância da sua pele.

Deixe a sua pele se adaptar começando com uma pequena concentração e aplicando de forma ascendente.

A Oriflame recomenda que use o produto uma vez na primeira semana, duas (em dias não consecutivos) durante a segunda semana, três vezes durante a terceira semana (em dias não consecutivos), e assim por diante até verificar que a sua pele tolera a aplicação uma vez por dia (à noite) consistentemente.

Se tiver pele sensível, outra opção é começar com uma forma mais suave de vitamina A, como o palmitato de retinol. No entanto, os resultados podem não ser tão impressionantes quando com o retinol e levam mais tempo a serem alcançados.

Dosagem certa

Existe uma perceção de que uma maior percentagem de retinol no produto, trará melhores resultados, mas corresponde necessariamente à verdade.

Embora seja verdade que uma maior percentagem signifique resultados mais rápidos, esse não deve ser propriamente o seu objetivo.

Aplicação do Retinol

O retinol tem o potencial de irritar a pele em níveis de concentração baixos e até moderados. No entanto, mesmo em concentrações muito baixas, o retinol tem resultados comprovados. Verá melhorias nos sinais de envelhecimento, uma redução do tamanho dos poros e uma melhor aparência geral da pele.

Em níveis baixos, e combinado com antioxidantes (como a vitamina C) e um protetor solar se amplo espectro, já revelou ser eficaz na defesa contra a poluição ambiental.

Na percentagem de 0,1%, o retinol foi testado e clinicamente comprovado que melhora vários sinais de envelhecimento da pele. A este nível, terá um forte aumento de colágeno e ácido hialurônico. São dois componentes importantes para a saúde e firmeza da pele e para reduzir as linhas finas e rugas.

No entanto, não precisa de aumentar a percentagem de retinol ao longo do tempo. Se manter o retinol a 0,1% e continuar a usá-lo por um longo período de tempo, verá resultados cada vez melhores.

Comece na casa dos vinte

Embora não haja uma idade definida para começar a usar retinol – e usar retinol em qualquer idade proporcionará ótimos resultados para a pele – muitos especialistas sugerem começar a usar por volta dos vinte anos.

Neste altura, a produção de colágeno e elastina começa a diminuir, contribuindo para o aparecimento de linhas finas. O retinol não só ajuda a combater os sinais existentes de envelhecimento, como também a evitá-los.

Por isso, é sempre uma boa ideia começar a introduzir o retinol na sua rotina por esta altura.

Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades!

Use regularmente

O ideal será iniciar cedo os bons hábitos de cuidados da pele como medida preventiva do envelhecimento.

Embora não haja grandes consequências em interromper a aplicação do retinol, o uso consistente é uma das melhores formas de maximizar os efeitos.

A renovação das células da pele leva cerca de 6 a 8 semanas (dependendo da idade) e, embora o retinol certamente a ajude a acelerar o processo, não começará a ver resultados significativos antes de algumas semanas.

É por isso que a Oriflame recomenda o uso do Concentrado Retinol Power Drops ProCeuticals NovAge durante 4 a 8 semanas para um regime intensivo.

Concentrado Retinol Power Drops ProCeuticals NovAge da Oriflame

Muitos dos tratamentos da gama ProCeuticals NovAge da Oriflame são direcionados para problemas específicos da pele em um determinado momento e podem ser incorporados na sua rotina de cuidados do rosto, sempre que achar necessário.

Use apenas à noite

A luz solar e o ar causam a quebra do retinol, reduzindo a sua eficácia e qualidade. Assim, por precaução, é aconselhável utilizá-lo apenas à noite. Além disso, evite a luz solar e use sempre protetor solar para proteger a pele durante o uso.

Uma vez que o retinol pode perder facilmente a sua eficácia, é extremamente importante encontrar um produto que seja embalado de forma a manter o ingrediente ativo protegido.

O retinol no Concentrado Power Drops ProCeuticals NovAge é formulado usando tecnologia de encapsulamento. Isto significa que o retinol puro é protegido dentro de uma cápsula que fornece uma camada adicionar de proteção para manter o retinol fresco e proteger a sua capacidade e desempenho.

Qualquer pessoa pode usar retinol?

O retinol é adequado para a maioria dos tipos de pele. O segredo é encontrar a fórmula e a concentração certas para as suas necessidades e tipo de pele.

Que ingredientes posso usar com o retinol?

Ao usar um tratamento específico como o retinol, certamente deseja se certificar que este funciona harmoniosamente com os restantes produtos da sua rotina. Desta forma maximiza os resultados.

Combine o retinol com:

  • Produtos de limpeza suaves. Limpezas, adstringentes e tónicos mais agressivos podem secar e irritar ainda mais a pele.
  • Um bom hidratante (após aplicar o retinol) ou séruns que apresentem ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico, péptidos e ceramidas.
  • SPF! Esta é uma regra geral, durante todo o dia, todos os dias, mas em especial quando usa retinol.
  • A Oriflame recomenda o uso de um sérum Vitamina C durante o dia e o seu retinol à noite.

Confira o Concentrado Retinol ProCeuticals NovAge que contém um nível ativo de 0,1% de retinol puro. Adicione o retinol na rotina de skincare e usufrua de uma pele com aparência mais jovem e saudável.

Registe-se na Oriflame

Entre num mundo de beleza e de benefícios!

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.
Artigos: 470

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta