Como Combater os Sinais de Envelhecimento Prematuro da Pele

Poucas horas de sono, refeições rápidas, muito café podem causar danos na sua pele e dar origem a sinais de envelhecimento prematuro da pele.

Poucas horas de sono, refeições rápidas, muito café podem causar danos na sua pele e dar origem a sinais de envelhecimento prematuro da pele.

À medida que envelhece, a sua pele muda bem como as suas necessidades. Saiba como a sua rotina de cuidados do rosto pode ajudar a combater esses sinais comuns de envelhecimento da pele.

Após a adolescência, a pele, aos 20 anos, tende a apresentar novos desafios: linhas de expressão, pele baça e poros visíveis – também conhecidos como os primeiros sinais de envelhecimento.

Desidratação

Na juventude, aos vinte anos, a sua pele é preenchida e suave, mas com o tempo ela produz menos células, tornando-se mais fina e menos resiliente, revelando assim uma aparência mais baça e desidratada.

A desidratação piora mais tarde devido à perda das glândulas sebáceas.

Para as mulheres, ocorre uma mudança hormonal com a chegada da menopausa, pois o estrogénio diminui e os níveis de androgénio aumentam e, como consequência, a pele pode sofrer perda de hidratação, entre outros problemas.

A desidratação é um sinal comum de envelhecimento, mas nunca é tarde para dar à pele a hidratação de que necessita.

A hidratação adequada é essencial para promover uma barreira cutânea saudável. Vai querer escolher um hidratante adequado para a idade e incorporá-lo à sua rotina duas vezes ao dia.

A hidratação com um creme de dia que contém aminoácidos, antioxidantes, minerais e açúcares irá reforçar as células da pele, para combater vários sinais de envelhecimento prematuro da pele.

Rugas e linhas finas

O sol, tempo, genética são fatores que contribuem para o envelhecimento da pele.

Aos 40, produz menos colagénio do que aos 20, o que significa que a sua pele fica naturalmente mais fina, causando perda de firmeza e elasticidade.

Mas o seu estilo de vida também desempenha um papel. Privação de sono, tabaco e até mesmo elevado consumo de açúcar podem piorar ainda mais os danos induzidos pelos radicais livres, resultando em mais rugas e flacidez da pele.

Uma alimentação saudável é um complemento essencial para a sua rotina de cuidados do rosto.

É do conhecimento comum, a nutrição certa pode ajudar a ter uma aparência saudável e a sentir-se melhor.

Cuidados do Rosto

Esses mesmos princípios podem ser aplicados aos cuidados do rosto. Os ingredientes são importantes e podem ajudar a agregar valor nutricional à pele por via tópica. Não podemos recomendar uma nutrição saudável o suficiente!

Pense em antioxidantes, vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos gordos pois adicionar mais ingredientes benéficos na sua rotina de cuidados do rosto irão ajudar a obter melhores resultados.

No que diz respeito ao seu creme de noite, procure um hidratante que funcione para nutrir e reparar.

Os ácidos gordos essenciais (como o ómega-3 e o ómega-6) têm uma função estrutural dentro da pele que ajuda a nutrir e repor a barreira cutânea simultaneamente – melhorando a resiliência da pele com o tempo.

Olheiras

Quer seja falta de sono, muito sal na dieta, ingestão insuficiente de água, olhar para os ecrãs durante muito tempo ou uma combinação destes fatores, esses ativadores provavelmente resultam em olheiras indesejadas e inchaço sob os olhos.

A principal causa das olheiras é o afinamento da pele e os capilares enfraquecidos, o que pode fazer com que os seus olhos pareçam cansados e envelhecidos.

Além do óbvio – beber mais água e tentar dormir 8 horas – também vai querer investir num creme para os olhos para ajudar a melhorar os sinais de envelhecimento e proteger esta zona delicada.

A cafeína pode ajudar a fortalecer a pele e a reduzir o inchaço.

Enquanto a Aescina, um impulsionador da microcirculação, tem a capacidade de fortalecer as paredes capilares e funciona para iluminar a área debaixo dos olhos.

Experimente o Creme de Olhos Age Revive com Aescina de Castanha da Índia. Um bónus adicional, este creme para olhos fica frio aquando do contacto, deixando a pele instantaneamente renovada e radiante!

Pele Baça

Agora é tempo de esfoliar. À medida que envelhece, a textura da pele fica diferente. O acumular de células envelhecidas pode levar a uma pele mais baça e áspera.

Esfoliar todas as semanas com uma máscara ou esfoliante vai ajudar a suavizar a pele e a livrar-se das impurezas e imperfeições.

Para combater a pele baça, use um sérum para potenciar o brilho da pele. Opte por produtos com Vitamina C, alpha hydroxy acids (AHA), ácido lático e ácido glicólico vão ajudar na renovação celular da pele.

Estes ingredientes tornam a sua pele mais sensível à luz solar. Por isso, lembre-se de seguir cuidadosamente as instruções na embalagem dos produtos. E lembre-se de usar proteção solar todos os dias para proteger a aparência da sua pele.

Hiperpigmentação

A hiperpigmentação é causada pelo excesso de produção de melanina na pele. Pode acontecer a qualquer tipo de pele, em qualquer idade.

Embora seja mais suscetível à descoloração da pele à medida que envelhece, devido ao esta ficar mais fina e à sua incapacidade de se regenerar tão bem como acontecia na juventude.

A proteção é a chave para prevenir futuras manchas escuras – tornando o FPS um produto indispensável no seu dia a dia.

Mas para combater a descoloração da pele, vai precisar da ajuda de ingredientes de elevado desempenho.

O que nos traz de volta aos antioxidantes – super-heróis dos cuidados do rosto!

Os antioxidantes podem prevenir os danos provocados pelos radicais livres, como os danos solares, e também são conhecidos por ajudar a melhorar a firmeza da pele, reequilibrando a produção de colagénio.

Optimals Age Revive
Optimals Age Revive da Oriflame

Nunca pode ter demasiados antioxidantes na sua rotina de cuidados do rosto! Produtos com ingredientes vegetais podem conter maiores concentrações de antioxidantes.

Para aumentar a quantidade de ingestão nutricional da sua pele, comece a verificar os seus ingredientes dos seus cuidados do rosto, procurando os antioxidantes comuns: vitamina C, niacinamida (vitamina B3), retinol (vitamina A), polifenóis e, por último, mas não menos importante, flavonoides.

Alguns flavonoides chamados antocianinas podem até ter uma eficácia antioxidante maior do que a vitamina C ou a vitamina E!

Procure combater e melhorar os sinais de envelhecimento prematuro da pele com uma nutrição de pele equilibrada e experimente a linha Optimals Age Revive.

Registe-se na Oriflame

Entre num mundo de beleza e de benefícios!

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.
Artigos: 427

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta