10 Mitos de Beleza Desmistificados

Olhemos para alguns dos maiores mitos de beleza e tentemos perceber até onde poderão ser verdadeiros.

O mundo da beleza está cheio de contos da carochinha, mas haverá alguma verdade neles? Olhemos para alguns dos maiores mitos de beleza e tentemos perceber até onde poderão ser verdadeiros.

Existe atualmente muita informação disponível, mas nem sempre é a mais precisa ou mesmo verdadeira. Conheça alguns dos mitos de beleza mais comuns sobre cuidados com a pele.

Mitos de Beleza Desmistificados

Devo mudar a minha rotina de cuidados do rosto porque a pele adapta-se

Se os produtos que está a usar são compatíveis com a sua pele, não existe razão para os mudar – eles não vão perder a sua eficácia. Isto vale especialmente para produtos com resultados clínicos que foram testados por um período de tempo.

No entanto, pode sempre adaptar a sua rotina de acordo com as necessidades da sua pele, como mudanças de estação, alterações hormonais, etc..

Não preciso de protetor solar num dia nublado

Este é um dos mitos de beleza mais frequente. As nuvens não bloqueiam os raios solares. Na realidade, 80% dos raios solares que causam danos na pele penetram as nuvens, pelo que continua a estar exposto a queimaduras num dia nublado.

Um produto com SPF 30 proporciona o dobro da proteção de um com SPF 15

O SPF refere-se à capacidade de um protetor solar de bloquear raios ultravioleta (UVB), que causam queimaduras solares, mas não os raios UVA, que estão mais relacionados com danos profundos na pele.

A classificação SPF é uma medida do tempo que poderá levar até a uma queimadura se não estiver a usar protetor solar, em oposição ao tempo que levaria com o uso deste. Um protetor solar com SPF 15 bloqueia 93% da radiação UVB, enquanto que com um com SPF 30, esse valor sobe para aproximadamente 97%.

Os poros podem abrir e fechar

Os poros não possuem músculos, portanto não podem abrir e fechar. Limpar a pele duas vezes por dia manterá a sua pele livre das impurezas e como tal, os poros parecerão menores.

Cuidados do Rosto NovAge Ecollagen
Cuidados do Rosto NovAge Ecollagen

Ingredientes naturais são melhores do que os sintéticos

Os ingredientes naturais não são necessariamente melhores do que os sintéticos, ou o contrário. Alguns ingredientes sintéticos foram testados e usados em cosméticos em segurança por décadas, enquanto que alguns ingredientes naturais, usados em excesso, podem causar irritações.

Tenho pele oleosa portanto não preciso de hidratantes

Os hidratantes são formulados para isso mesmo – hidratar. Todos os tipos de pele precisam de hidratação. Apenas terá que escolher um produto adequado para a pele oleosa. As melhores opções neste caso, serão os produtos em gel, que contêm uma textura mais leve.

Beber água vai curar a pele seca

É verdade que beber água é bom para a saúde da sua pele (e do corpo em geral), mas não é verdade que beber muita água irá hidratá-la (a não ser que esteja muito desidratado). Proporcione a hidratação necessária à pele seca com um creme, loção ou óleo de dia e de noite.

Cuidados anti-idade devem apenas começar quando surgem sinais de envelhecimento

O cuidado com a pele deve começar cedo. Os principais fatores de envelhecimento, como a exposição ao sol, têm um efeito acumulativo ao longo dos anos.

Assim, é importante começar desde cedo proteger a pele dos raios solares e seguir uma rotina diária de cuidados do rosto, que inclua limpeza, creme de olhos, sérum e creme de dia e noite. Esta rotina deve ser ajustada, sempre que surgirem necessidades específicas.

Cuidados do Rosto

Não há muito a fazer quando ao envelhecimento da pele – este é ditado pelo ADN

O ADN dita apenas uma pequena parte da aparência da sua pele. Os produtos que usa e o estilo de vida, podem afetar 80% do envelhecimento da sua pele.

Apenas 20% do que acontece com a sua pele é resultado da genética. É sempre bom lembrar que a exposição solar em excesso é a causa número um do envelhecimento prematura da pele!

As manchas da idade são inevitáveis com o passar dos anos

Existem muitos fatores que contribuem para o aparecimento das manchas da idade que incluem a própria genética, alterações hormonais, exposição solar e claro, a idade.

O melhor que pode fazer para prevenir a formação de hiperpigmentação é usar proteção SPF diariamente e tratá-la com produtos de cuidados do rosto especializados para reduzir as manchas.

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta