Como Combater a Pele Seca e Desidratada

Se procura alívio para a pele seca e desidratada, veja como pode dar à pele seca o conforto, proteção e o cuidado que esta merece.

Se procura alívio para a pele desidratada e desconfortável, conheça algumas dicas sobre como dar à pele seca o conforto, proteção e o cuidado que esta merece.

Quem tem pele seca sabe que é desconfortável, nada atraente e irritante de tratar, especialmente no rosto. No entanto, existem algumas medidas que pode tomar para combater a pele seca.

Testa seca e lábios rachados não são novidade para quem tem pele seca. Mas isso não significa que tem que aceitar essa realidade.

Prepare-se para conhecer uma nova pele, mais macia e suave!

Pele seca vs. Pele desidratada

Antes de avançarmos para as dicas e cuidados para a pele seca e desidratada, vamos primeiro examinar a diferença entre ambas.

A pele seca refere-se a um tipo de pele, caracterizada por apresentar um desequilíbrio na sua oleosidade.

Já a pele desidratada, embora seja um estado que pode acontecer com qualquer tipo de pele, esta não tem água, ao contrário da pele seca que não tem oleosidade. A pele oleosa pode inclusive estar desidratada, sendo algo bastante comum!

A pele precisa de um equilíbrio de óleo e água para manter a sua saúde. Nem é preciso dizer que bons produtos para a pele e uma rotina diária são essenciais para manter a pele com aspeto saudável, mas cuidar da pele não é a única solução.

Dicas para combater a pele seca

A Oriflame reuniu as melhores dicas para ajudá-la a cuidar da pele seca e desidratada.

Evite as limpezas agressivas

A tendência do “Day Bath” assumiu destaque com a quarentena, fazendo com que as pessoas desfrutassem de banhos de imersão na hora do almoço.

Esta é uma forma luxuosa de ajudar na quarentena, porque um banho proporciona um momento só seu. Mas, infelizmente, mergulhar numa banheira de água quente não é favorável à pele seca.

Que tal um duche quente? Não, expor a pele desidratada a longos períodos sob água quente pode danificar a proteção natural da pele.

Tente manter a água morna (não quente) e minimize o tempo no vapor – os dermatologistas geralmente recomendam tomar banho no máximo de 5 a 10 minutos. Melhor para a pele e melhor para o planeta!

Cuidados do rosto adequados

Produtos que contêm detergentes e fragrâncias podem aumentar ainda mais os sinais de ressecamento da pele.

Usar uma limpeza suave ou cremosa ajudará a reter os óleos naturais da pele e protegerá a sua humidade.

Escolha sempre uma limpeza facial sem álcool e aplique o hidratante na pele humedecida para ajudar a epiderme a absorver melhor os cuidados do rosto.

Optimals Hydra Radiance da Oriflame
Linha Optimals Hydra Radiance da Oriflame

A hidratação é a solução óbvia para apaziguar a pele desidratada.

Mas a pele seca e desidratada favorece certos ingredientes em detrimento de outros. Um hidratante formulado com manteiga de karité, minerais, glicerina, ácido hialurónico ou ceramidas ajudará a pele a reter a água e aliviará o desconforto da pele seca.

Verifique os rótulos dos seus produtos e aplique a camada de hidratante conforme necessário.

Mesmo que tenha pele oleosa, um creme em vez de uma loção pode ser a sua melhor aposta.

A Oriflame sugere uma fórmula leve, não untuosa, desenvolvida especificamente para pele mista para melhorar a hidratação enquanto equilibra o brilho.

Use um óleo facial

A sua pele pode não responder bem a óleos hidratantes pesados durante o verão, mas ficará surpreendida com os seus resultados nos meses mais frios.

Mesmo que adicione apenas uma ou duas gotas de óleo facial ao seu hidratante habitual, pode deixar a sua pele com aquela suavidade que já sente falta.

Humidifique o seu lar

Independentemente da estação do ano, você deseja que a sua pele esteja confortável e protegida.

Porém, climas frios podem ser especialmente duros com a pele. Quanto mais frio o ambiente, menor a humidade – e o ar seco pode causar o ressecamento da pele.

Por enquanto, a pandemia faz-nos passar uma quantidade considerável de tempo dentro de casa.

Para ajudar a manter o ambiente (e a pele) confortável, pondere comprar um humidificador. Adicionar humidade ao ambiente aumenta o nível de humidade do ar o que, por sua vez, ajuda a manter a barreira da pele hidratada.

Beleza Verão

As plantas domésticas são humidificadores naturais – e também podem ajudar. As plantas libertam água num processo chamado transpiração.

Conforme a água se move através de suas folhas, a planta adiciona os vapores necessários ao ar ressecado do interior. Lembre-se de manter as plantas hidratadas, regando-as e borrifando as folhas com frequência.

No que diz respeito ao seu guarda-roupa

Se o tédio se começa a instalar como resultado do distanciamento social, então provavelmente está ansiosa por uma mudança de cenário.

Antes de se aventurar (com segurança) no exterior, lembre-se de proteger a pele. Luvas, chapéu e lenço manterão a pele protegida do frio – além disso, cobri-la pode ajudar a evitar lábios gretados e pele sensível.

Os tecidos feitos de fibras naturais tendem a ser mais respiráveis e suaves na pele seca.

Usar materiais como algodão, bambu, seda ou lãs suaves (alpaca, caxemira, merino, são exemplos que não deixam a pele desconfortável.

E não há proteção melhor do que o FPS, use-o todos os dias para evitar que o sol queime ou resseque a pele.

Reconsidere a sua alimentação

Hidratar o corpo é vital para a saúde. Esta é uma pergunta óbvia, mas está a beber água suficiente?

Embora a recomendação diária seja de oito copos por dia, se for ativo, precisará de aumentar a ingestão. Quanto mais hidratação perde, mais hidratação precisa.

Quanto à ligação entre o que ingere e a saúde da sua pele, vale a pena ponderar a sua alimentação no geral.

Também pode hidratar o corpo ao comer mais frutas e legumes ricos em água. Além disso, aumentar o consumo diário de ácidos gordos essenciais pode ajudar a fortalecer a barreira de óleo natural da pele.

Considere incluir fontes de peixes gordos, um punhado de nozes ou um suplemento de ómega-3 + ómega-6 para ajudar nas necessidades de pele desidratada.

Fique segura e feliz e hidratada!

Beba menos café

Muitas de nós (eu incluída!) adoramos uma bela caneca de café pela manhã.

Mas aquela sensação de garganta ressequida e a necessidade constante de urinar, podem representar sinais de que se encontra desidratada, podendo também levar a uma pele visivelmente mais seca.

Em vez de café, experimente trocar por uma caneca de chá.

Beber Água

Beba mais água

Ou troque o café e o chá por um copo de água fresca para despertar!

É uma regra aceite universalmente que para ter a pele hidratada, primeiro tem que hidratar o corpo. Isso significa beber água em quantidade adequada. Pode dar um toque de sabor com pequenas rodelas de limão, para manter as coisas mais interessantes.

Limite a duração do duche

Esta dói um pouco, porque adorámos um longo e quente duche, principalmente nos dias mais frios.

Mas a verdade é que a água quente remove a oleosidade natural da sua pele. Para solucionar, tome duches em água morna (não quente) e limite a duração do mesmo.

Dica extra: Hidrate a sua pele, imediatamente após o duche, quando os poros estão mais abertos.

Registe-se na Oriflame

Entre num mundo de beleza e de benefícios!

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.
Artigos: 427

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta