7 Formas de Ganhar Dinheiro com um Blog

Ganhar dinheiro com um blog é algo que muitas pessoas desejam. Conheça algumas ideias para poder rentabilizar ao máximo o seu blog.

Tem um blog e gostaria de ganhar mais dinheiro com ele? Está a pensar criar um blog para tirar algum tipo de rendimento? Ganhar dinheiro com um blog é o desejo de muitas pessoas. Não só pelo prazer pela escrita e partilha de ideias, mas também pela flexibilidade e estilo de vida que proporciona.

Deixo aqui algumas ideias concretas que poderá implementar no seu blog para poder gerar rendimento.

Todas estas ideias funcionam, mas nem todas vão resultar da mesma forma. Cada pessoa tem o seu estilo e preferências e de acordo com elas, tenderá mais para algumas destas ideias.

Independentemente de colocar todas estas ideias em prática ou começar apenas como uma delas, o mais importante é mesmo começar.

Se ainda não tem um blog, espreite este guia passo a passo para criar o seu em poucos minutos.

Marketing de Afiliados

Uma das formas mais passivas de ganhar dinheiro com um blog é através dos programas de afiliados e é também uma das minhas favoritas.

Existem marcas que estão dispostas a partilhar o seu lucro com quem as ajudar a promover os produtos ou serviços. Procure aquelas com que mais se identifica e que encaixam no tema do seu blog. Registe-se nos seus programas de afiliados e começa a promover.

Ao promover os seus produtos através de artigos no blog e nas redes sociais, está a atrair potenciais clientes para estas marcas. Seja autêntico nas suas opiniões e promova apenas produtos em que tem total confiança e que sejam úteis para os seus leitores.

Quando alguém compra esses produtos através do seu link (fornecido pela marca) ganha uma comissão.

As comissões variam desde alguns cêntimos a alguma centenas de euros ou mesmo milhares, dependendo do tipo de produto em questão.

Por exemplo, promover os produtos Oriflame permite-lhe ganhar uma comissão até 30%. Trata-se de uma percentagem bem mais elevada da média praticada pela indústria da beleza e tratando-se de venda de produtos físicos.

Claro que por detrás do sucesso no marketing de afiliados, existe estratégia e não é tão simples como espalhar diversos links em cada publicação no blog e nas redes sociais.

Confiança e uma audiência próxima é extremamente importante para que este tipo de monetização do blog possa funcionar.

Posts patrocinados

Os posts patrocinados podem ser muito divertidos de fazer, já que está a ser pago para escrever, e sendo blogger, é algo a que já esta habituado e que terá prazer em fazer.

Por vezes são resenhas de determinados produtos ou o produto é usado para algo em particular ao longo do post.

Tal como acontece com o marketing de afiliados, deverá apenas aceitar este tipo de parceria com marcas que tem total confiança e com as quais gosta de trabalhar, produtos que testou pessoalmente ou que pesquisou previamente.

Se está a começar, provavelmente não será nesta fase abordado por marcas para parcerias deste género. Em vez disso, experimente dar o primeiro passo e contactar marcas que se enquadram dentro do nicho do seu blog e daquilo que é a sua estratégia de conteúdos.

Serviços de Freelancer

Pegando novamente no tema de ser pago para escrever, poderá oferecer os seus serviços a outros bloggers, que por estarem numa fase mais avançada, podem precisar de ajuda para gestão dos seus blogs.

Serviços como escrita, revisão e edição e de artigos, manutenção de redes sociais, criação e configuração de blogs, são geralmente muito procurados por bloggers profissionais e mesmo por pequenas empresas, sem tempo para dedicar à sua presença online.

Pode não ser uma forma de ganhar dinheiro diretamente através do seu blog, mas ter um blog ajuda e muito a construir uma credibilidade, quando procura clientes para trabalho freelancer.

Ganhar Dinheiro com um Blog

Para divulgar os seus serviços, pode criar uma página no seu blog, mostrando aquilo que tem para oferecer e começar a promover.

Outra forma de divulgar é participar ativamente em grupos no Facebook, frequentados por pessoas que serão o seu cliente ideal. Ajude sempre que possível, interaja, crie relações e vai ver que os clientes acabam por aparecer.

Crie um site de membros

Criar uma área com uma subscrição mensal no blog é uma excelente forma de assegurar entrada de rendimento todos os meses.

Pode criar um site à parte ou incorporá-lo numa página do seu blog, com acesso exclusivo a membros.

Um site de membros deve conter conteúdo de alta qualidade e de grande valor para os seus leitores. É com um serviço de conteúdos premium para os seus leitores.

Para além do conteúdo escrito exclusivo, pode incluir outras formas de conteúdo, de forma a atrair membros. Webinars, podcasts, serviços de mentoria semanais, mentoria individual e sessões online de coaching são apenas alguns exemplos.

A ideia neste tipo de sites é ser algo que as pessoas procuram e desejam, para que possam pagar mensalmente.

Está é uma forma de ganhar dinheiro menos passiva, já que terá que passar muito mais tempo dentro da plataforma, interagindo e dando apoio aos membros. Por outro lado, permite ter uma maior estabilidade de rendimento.

Vender os seus próprios cursos

Os cursos é das formas mais populares de ganhar dinheiro com um blog atualmente.

Pode criar um curso sobre literalmente qualquer coisa que, na sua opinião, beneficie a sua audiência de alguma forma. Poderá ser algo que lhes dê mais conhecimento ou que lhes permita também ganhar mais dinheiro.

As possibilidades são imensas.

Esta é uma forma fantástica de proporcionar valor aos seus leitores e ao mesmo tempo uma forma altamente escalável de ganhar dinheiro com um blog.

Fashion Blogger

Não precisa de ser um especialista completo na área. Apenas alguém que tem algo para ensinar de acordo com a sua experiência pessoal e que poderá beneficiar outras pessoas.

Uma vez que já escreve no seu blog acerca de um determinado tema, seja o que for, poderá expandir e criar um curso a partir dele.

Existem várias apps que o podem ajudar a criar cursos como o Teachable ou o Thinkific ou qualquer outra que se sinta confortável em usar.

Uma vez criado o curso, divulgue-o para os seus leitores. Crie artigos no blog ao redor do tema, envie um email aos seus leitores e informe os seus seguidores nas redes sociais.

Vender Ebooks

Os ebooks são uma forma divertida de ganhar dinheiro com o seu blog.

Pegue num tema que gosta de escrever no seu blog e expanda-o sob a forma de um ebook. Poderá inclusive aproveitar séries de artigos já publicados no blog. Edite, complemente e apresente-os com uma nova perpectiva no seu ebook.

Se o seu blog é sobre finanças pessoais, crie um ebook que aborda a orçamentação do início ao fim e que ensine as pessoas a definir um orçamento para se livrarem das dívidas.

Criar um ebook é geralmente mais fácil do que um curso online, já que tem menos módulos e não tem que criar materiais extra como vídeos por exemplo.

Anúncios

Ganhar dinheiro com um blog através de anúncios é uma das formas mais usadas e mais passivas.

O rendimento depende apenas da quantidade de tráfego que tem no seu blog. Quantos mais visitas tiver, mais dinheiro ganhará.

No início de um blog é difícil ganhar dinheiro através dos anúncios, pois para além de ter poucas visitas, provavelmente só terá acesso a empresas de anúncios como o Google AdSense.

Mais tarde, quando atingir novos patamares de tráfego, pode usar empresas como a Ezoic (mínimo 10.000 visitas) ou mesmo a Mediavine (mínimo 50.000 sessões) que farão aumentar significamente os seus rendimentos provenientes dos anúncios.

A maior desvantagem dos anúncios é que eles podem ser irritantes para os seus leitores e tornar o seu blog mais lento.

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta