9 Dicas para Criar Conteúdo no Instagram de Forma Consistente

Criar conteúdo no Instagram que seja relevante e de forma consistente é a base de qualquer influenciador ou criador de conteúdos digitais.

Criar conteúdo no Instagram que seja relevante e de forma consistente é a base de qualquer influenciador ou criador de conteúdos digitais.

Parece fácil mas sabemos que pode ser bastante desafiante manter esta base de trabalho por longos períodos de tempo, especialmente quando a plataforma está evoluindo constantemente.

Há cinco anos atrás seria bem mais fácil destacar-se no Instagram. Publicar nas horas certas, usar hashtags e tentar aparecer em contas de criadores mais destacados. Mas quando o algoritmo mudou, todas essas técnicas deixaram de ter tanta importância.

Agora não existem fórmulas mágicas para ter sucesso no Instagram. No entanto, aquilo que sabemos é que publicar consistentemente conteúdo de alta qualidade que inspire os seus seguidores é imperativo.

Então, aqui ficam algumas ideias a ter em mente se pretende dar um boost no engagement do seu perfil no Instagram.

Planeie o seu conteúdo

Dedique algum tempo em cada mês para criar uma lista de ideias para conteúdos. Experimente explorar tanto o seu feed do Instagram como o Pinterest para inspiração.

Anote os temas principais das publicações que tem em mente. Nem todas precisam de ser ideias geniais – simplesmente anote todas as ideias e mais tarde selecione aquelas que considerar mais relevantes.

Pure Skin Instagram
@milena_bartsits

Verifique também quais as datas especiais e eventos a realizar durante o mês, para que possa criar conteúdo no Instagram de acordo com essas datas.

Ganhe dinheiro com o Instagram

Promova os produtos Oriflame e receba até 30% de comissão!

Deverá misturar conteúdos chamados “evergreen” (que se mantêm relevantes independentemente da data) e conteúdos associados a eventos ou datas atuais, para aproveitar os picos de interesse.

Acompanhe as suas estatísticas

Não faz sentido investir horas a criar conteúdo no Instagram se não fizer o acompanhamento dos resultados.

Verificar a prestação das suas publicações e do seu perfil, é essencial para ter sucesso nas redes sociais, especialmente para quem usa estas ferramentas com intenção.

Precisa de saber quais os conteúdos que mais impacto têm na sua audiência, porque sem interação, torna-se muito difícil fazer crescer o seu perfil.

Pode usar as estatísticas nativas da aplicação para ver quais as publicações que melhor funcionam e deixe-se guiar por elas quando planear os próximos conteúdos.

Se publicou um vídeo que recebeu muito mais interação do que a generalidade das fotos, então saberá que o conteúdo em vídeo é o caminho a seguir.

Prepare as publicações antecipadamente

Abrir a aplicação e publicar uma foto aleatória que lhe apeteceu no momento é algo que acabamos por fazer muitas das vezes. No entanto, não é a melhor forma de trabalhar se pretende tirar o máximo da sua presença no Instagram.

Os calendários são chave e permitem agendar as publicações no futuro, com semanas de avanço. Se possível, tente ter um mês de publicações agendado antecipadamente, deixando claro espaço para quaisquer outras publicações oportunas que possam surgir.

Não precisa de complicar muito a parte do agendamento no que toca a aplicações. O Facebook Business Suite e o Estúdio de Criação são mais do que suficientes para suprir as suas necessidades de gestão e agendamento de publicações no Instagram e também no Facebook se necessitar.

Isto é um ponto muito importante e vai permitir-lhe ter uma visão alargada de toda a sua estratégia e dá-lhe a possibilidade de ajustar conforme as necessidades. O facto de planear e pensar as publicações antecipadamente, retira a pressão de criar conteúdo imediato, que por vezes acaba por ser irrelevante e sem estratégia.

Certifique-se que publica conteúdo de qualidade

O Instagram é uma plataforma visual e existe imensa concorrência atualmente. Por isso, o seu conteúdo tem que se destacar dentro daquilo que a sua audiência procura.

Invista tempo em assegurar que está a partilhar o melhor conteúdo em imagens e vídeo.

NovAge Instagram
@sunmess

Se tirar as suas próprias fotos, e é recomendável que o faça, tenha em atenção a iluminação. Não precisa de ter equipamento extravagante. Muitos dos melhores criadores de conteúdo usam apenas o smartphone.

Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades!

Diversifique o seu conteúdo

Dependendo do nicho em que está inserido, poderá sentir necessidade de criar outro tipo de publicações, para além das tradicionais selfies.

O melhor será experimentar diferentes formas de conteúdos para ver o que funciona melhor. Deixe-se inspirar pelos criadores de conteúdos mais populares e pelas tendências atuais.

Use uma ferramenta como o Canva para criar frases inspiracionais e publicações informativas ou tutoriais, que possam ser partilhadas pelos seus seguidores, nos seus Stories.

Não tenha medo de experimentar com o Reels e IGTV. Ser criativo no Instagram costuma recompensar.

Otimize o seu conteúdo

Em última análise, o objetivo é que o seu conteúdo apareça à frente das pessoas certas,

Isto pode ser concretizado usando hashtags, identificando marcas e perfis relevantes e mesmo adicionado localização nos seus posts.

Dê uma atenção especial também à sua bio e nome no perfil. Certifique-se que estes estão otimizados para tirar proveito do Google.

É importante que estes dados sejam claros e que contenham as palavras chave mais importantes para o seu negócio, de forma a obter o melhor posicionamento também nos motores de busca.

Publique regularmente

Uma das finalidades do marketing é manter a imagem do seu nome ou marca na mente das pessoas – e também nos seus feeds.

A melhor forma de o fazer é ser consistente. Defina uma agenda e horário para as suas publicações e seja cumpra-a rigorosamente.

Criador de Conteúdos

As Stories têm aqui um papel fundamental, no que toca a maximizar o potencial do seu perfil. Com mais de 500 milhões de utilizadores todos os dias, não há como ignorar esta ferramenta!

Publique Stories ao longo do dia, de forma espaçada – não todas de uma vez. Desta forma vai aumentar a probabilidade de aparecer na frente da sua audiência mais vezes.

Se por qualquer motivo, não conseguir publicar durante alguns dias, deixe os seus seguidores saberem antecipadamente. Partilhe onde tem estado – ficará surpreso com o retorno da transparência e da comunicação com os seus leais seguidores.

Foque-se em construir uma comunidade

O número de seguidores e taxas de interação são métricas importantes, mas deve mesmo focar-se em contruir uma comunidade de pessoas apaixonadas por aquilo que tem para partilhar.

Quanto mais alimentar as relações com os seus seguidores, seja através de perguntas, Stories, responder a comentários ou mensagens diretas, maior confiança ganhará por parte destes e será visto como uma autêntica parte das suas vidas.

Esta qualidade é algo que de muito valioso no mundo digital e é aquilo que as marcas mais procuram para eventuais parcerias.

Prepare-se para rentabilizar os seus conteúdos

O objetivo de qualquer criador de conteúdos é poder tirar algum proveito da sua presença online.

Uma das possibilidades é a parceria com marcas, e existem algumas configurações que pode fazer para facilitar eventuais parcerias.

Se tiver as condições necessárias, tente solicitar a verificação da sua conta, de forma a obter o selo azul. Faça alteração da conta para uma conta de Criador de Conteúdos, que desbloqueará estatísticas melhoradas sobre as suas publicações.

Certifique-se que é fácil entrar em contacto consigo através de e-mail, tendo este acessível na sua bio, através do botão “email” no seu perfil.

Lembre-se: Se tem alguma marca que gostaria de trabalhar, comece a identifica-la nos seus posts.

Outra forma de rentabilizar a criação de conteúdos no Instagram é através do marketing de afiliados. Veja aqui as vantagens do marketing de afiliados para criadores de conteúdos.

Em suma, procure sempre ter conteúdos criativos, de alta qualidade e passe uma imagem profissional e de empatia com os seus seguidores.

Criar conteúdo no Instagram de forma consistente pode trazer-lhe grandes benefícios. Tire o máximo proveito desta plataforma!

vender ORIFLAME

Ganhe dinheiro com uma atividade aliciante

Transforme a sua paixão pela beleza e bem-estar num negócio estável, lucrativo e sem investimento.

Saiba mais

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.
Artigos: 470

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta