Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Começar agora

Registo Grátis

Comece a usufruir dos benefícios

Começar um Negócio Online: 5 realidades a ter em conta

Para começar um negócio online, terá que entender, aceitar e abraçar algumas realidades para que possa ter o sucesso que deseja.
Partilhe este artigo

Para começar um negócio online e ter o sucesso que deseja, terá que entender, aceitar e abraçar algumas realidades inerentes a todo o processo e construção de uma marca e de uma audiência.

Alguns especialistas e entusiastas do empreendedorismo podem por vezes passar a imagem de que é relativamente fácil começar um projeto online e começar a ganhar dinheiro de imediato.

Por mais interessante que esta ideia possa parecer, a verdade é que existe um longo caminho a percorrer e obstáculos a ultrapassar para ser bem sucedido.

Não há dúvida que provavelmente vivemos na melhor altura para começar um negócio online, mas seguir com a sua ideia em frente e torná-la rentável é outra história.

Deixo aqui algumas realidades que não deve ignorar se pretende começar a ganhar dinheiro online.

1. Valide as suas competências

Este é um passo que não devemos saltar quando estamos a começar um negócio online ou qualquer atividade de vendas ou prestação de serviços em geral.

Dedique o tempo necessário para melhorar e otimizar o serviço que pretende prestar aos seus clientes e público-alvo. A ideia é que possa entregar valor em cada transação efetuada, de acordo com as suas competências.

Se produz cursos online onde ensina uma determinada competência ou se está a ajudar os seus clientes com o serviço que oferece, deve garantir que pode cumprir integralmente as suas promessas.

Além disso, não basta verificar que as suas competências funcionam para si mesmo. Procure formas de implementar as suas estratégias com outras pessoas e empresas também.

Felizmente, há uma forma simples de o fazer:

  1. No início, ofereça o seu serviço gratuitamente para um pequeno grupo de alunos ou clientes.
  2. Ajude-os a obter ótimos resultados.
  3. Peça testemunhos e referências.

Dependendo do tipo de serviço que presta, obter resultados para os seus clientes será o suficiente.

Por exemplo, se começar um negócio de serviços de SEO para ajudar empresas e profissionais a melhorar os seus posicionamentos nos motores de busca, será difícil para a sua empresa posicionar-se em lugares de destaque para palavras-chave relacionadas com SEO, porque são super competitivas.

No entanto, pode ajudar os seus clientes a obter bons resultados porque estes provavelmente atuam em indústrias menos competitivas e até numa base local. Este é um exemplo onde pode demonstrar as suas capacidades através dos clientes que atende, se ter que provar por si mesmo.

Ainda assim será sempre bom ter uma presença online ativa, com criação de conteúdos relevantes, para que possa ir construíndo a sua autoridade dentro da sua área de atuação.

Procura um novo projeto online?

Uma atividade aliciante que se adapta ao seu estilo de vida.

Começar agora

2. Pense como um empreendedor

Se deseja construir um negócio online de sucesso, precisa de treinar a sua mente para pensar como um empreendedor. Aqui entra o conceito de trabalhar para aprender.

Muitas pessoas lutam com o empreendedorismo porque são viciadas em gratificação instantânea na forma de salário. Quando se trata de construir um negócio, poderá ter que trabalhar muito sem ganhar dinheiro. Pode até trabalhar e perder dinheiro.

Várias empresas operam no ponto de equilíbrio durante anos, com custos equivalentes aos proveitos. Outras com prejuízos, como aquelas que têm financiamento, mas ainda não são lucrativas.

Se quer ganhar dinheiro com o negócio no futuro, poderá optar pela lição ensinada por Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”.

Trabalhe para aprender, não para ganhar dinheiro.

Robert Kiyosaki

No começo, tem que trabalhar para desenvolver competências rentáveis e divulgar o seu negócio.

Digamos que queira começar a vender cursos online.

Será necessário investir tempo em atividades que o ajudarão a crescer, mas podem não lhe render de imediato, como por exemplo:

  • Dominar as competências que vai ensinar em seu programa.
  • Testar o conceito com alunos de forma gratuita.
  • Criação de conteúdo para construir uma audiência.
  • Aprender diferentes estratégias de marketing, como SEO, marketing de redes sociais e anúncios pagos.
  • Ler livros de negócios.
  • Construir uma rede de pessoas que podem ajudá-lo a promover os seus cursos no futuro.

Pode passar meses ou até anos a trabalhar gratuitamente para construir uma base de seguidores e clientes para os quais poderá vender.

Ao focar-se demasiado no dinheiro que poderá ganhar no início, ficará desmotivado e provavelmente vai desistir.

Assim, é necessário procurar uma mentalidade de longo prazo, paciência e capacidade de adiar a sua gratificação, se quiser ganhar nos negócios online.

3. Aumente a sua capacidade de trabalho

A maioria dos empresários substima o volume de trabalho de que vão precisar para atingir os seus objetivos.

Digamos que seja freelancer e tem a ambição de abrir uma agência. Para ganhar dinheiro, vai precisar de clientes. Para obter mais clientes, precisa de divulgar o seu serviço para o maior número de pessoas.

Este é o processo de prospeção para pessoas ou empresas no seu mercado-alvo. Podem ser emails, mensagens ou reuniões pessoais – o importante é chegar ao maior número de pessoas e empresas.

Não se admire se chegar à conclusão que precisa de enviar 100 mensagens por dia para começar a ver resultados.

Para o máximo de conversão, não pode apenas usar um modelo para todas as pessoas, pois o mais provável é ser ignorado. Reserve tempo para estudar cada empresa por alguns minutos e faça uma abordagem personalizada. Multiplique isso por 100 e terá muito trabalho pela frente.

Aumente a sua capacidade de trabalho

Esse é apenas o processo inicial!

Após esta fase, avançará para conversas reais com as pessoas que se mostraram recetivas para o ouvir. Pode ter que agendar chamadas para fechar vendas. Terá que acompanhar com cada pessoa que não tenha respondido e ser persistente para captar a atenção.

Acredite que poucos profissionais fazem este trabalho diariamente para expandir os seus negócios.

Existem ainda muitas outras formas de fazer chegar a sua mensagem ao maior número de pessoas e empresas.

  • Criar novos conteúdos para a sua marca, todos os dias.
  • Experimentar diferentes campanhas de anúncios, com títulos, mensagens e chamadas de ação diferentes até ver as que funcionam melhor.
  • Criar uma lista de pessoas que poderá colaborar e interagir com eles nas redes sociais.
  • Participar em podcast e lives para promover sua marca.

4. Evite distrações

Existem inúmeras formas de ganhar dinheiro online e vários negócios diferentes que pode começar.

Por um lado, isso é ótimo por existem muitas opções diferentes que pode escolher de acordo com os seus gostos, talentos e competências.

Por outro lado, pode paralisá-lo quando tenta escolher um modelo de negócio.

Além disso, pode levá-lo a abandonar o navio muito cedo e tentar novas coisas, em vez de apenas seguir o seu plano inicial.

Muitos empreendedores caem nesta armadilha. Um dia têm uma agência de marketing digital. Alguns meses depois, administram uma negócio de investimentos em criptomoedas. Quando os mercados caem, lançam-se no marketing de afiliados.

Cada negócio tem a sua mais-valia, mas ao alternar constantemente, poderá estar a perder foco e tempo na sua jornada.

Por vezes a melhor estratégia é concentrar-se num só produto, uma só audiência e uma forma de chegar até ela.

A partir do momento em que domina este processo, poderá avançar para novos produtos. Ainda assim, estará a servir a mesma audiência e o mesmo mercado. Muito frequentemente, os novos produtos que possa vir a acrescentar, são pedidos pelos seus atuais clientes.

Se tentou arduamente um determinado modelo de negócio e não funcionou, então sim, pode avançar para outros nichos e públicos diferentes.

Muitos empreendedores têm a visão de que deverá construir o seu negócio até ao ponto em que este não dependerá de si no dia a dia ou mesmo vender a empresa, para que possa criar algo novo.

Mas, na maioria dos casos, precisa de manter o seu modelo de negócios, o seu público-alvo e o seu produto principal por anos a fio.

5. Foco no cliente

Para prosperar precisa de um produto de alta qualidade e foco no cliente.

Existem muitos motivos pelos quais o seu negócio pode estar com um desempenho inferior – alterações no mercado, tendências ou um cenário muito competitivo.

Mas, por vezes, é necessário enfrentar uma perceção dolorosa se pretende fazer crescer o seu negócio e aumentar os seus rendimentos.

O seu produto ou serviço, simplesmente não é bom o suficiente.

Se capta muitos novos clientes, mas não consegue retê-los, pode ser um sinal que algo não está bem com o produto ou serviço que presta.

Por exemplo, muitas empresas hoje em dia preferem trabalhar com agências porque a maioria delas promete demais e entrega de menos, o que é exatamente o oposto que uma boa empresa faz.

Precisa de colocar as questões necessárias sobre o seu negócio e agir com base nas respostas:

  • O seu produto ou serviço está realmente a gerar bons resultados para as pessoas?
  • Está a dar resposta adequada ao feedback dos seus clientes?
  • Precisa de dedicar mais tempo para estudar e aprimorar as suas competências para o serviço que presta?
  • Cuida dos seus clientes após a compra?
  • O seu produto é realmente o melhor que pode ser?

É preciso autoconsciência e humildade para reforçar o esforço nos negócios quando estes estão abaixo do desempenho, e sabe que pode fazer melhor.

Deverá trabalhar constantemente para melhorar o seu produto e atender às necessidades e espetativas dos seus clientes.

Se o seu produto for bom e tratar bem os clientes, eles próprios vão divulgar a sua marca e fazer crescer o seu negócio.

Conclusão

Por vezes criamos espectativas irrealistas quando estamos a começar um negócio online.

É perfeitamente possível construir uma marca e um negócio online bem sucedido. Não precisa de ser um génio, mas precisa de estar preparado para todo o trabalho envolvido e para ultrapassar os obstáculos que vão surgir.

Nada que valha realmente a pena é fácil. Se for fácil, provavelmente também será fácil perdê-lo.

Construir um negócio pode ser muito divertido e pode lhe dar liberdade. Mesmo que nem tudo seja um mar de rosas, pode ser uma excelente ferramenta para o crescimento pessoal e será certamente uma experiência gratificante.

Seja uma Revendedora Oriflame

Registe-se agora
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio