Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Começar agora

Registo Grátis

Comece a usufruir dos benefícios

Mudança Incremental: O Poder dos Pequenos Passos Todos os Dias

Descubra o poder da mudança incremental para alcançar grandes resultados na sua vida. Saiba como pequenos passos podem fazer diferença.
Partilhe este artigo

Ao longo da vida, somos confrontados com desafios que nos exigem mudanças. Muitas vezes, essas mudanças podem parecer assustadoras e fora do nosso alcance. No entanto, há uma abordagem que pode tornar essas mudanças mais gerenciáveis e eficazes: a mudança incremental ou a importância dos pequenos passos todos os dias.

O que é a mudança incremental

A mudança incremental consiste em melhorias graduais ao longo do tempo. Em vez de mergulhar de cabeça e tentar mudar tudo de uma só vez, esta mentalidade favorece pequenos ajustes – todos os quais se somam a grandes mudanças.

Imagine duas situações em que deseja fazer mais exercício.

Na primeira situação, começa com uma nova rotina desde o primeiro dia. Levanta pesos durante uma hora, seguido de uma aula de spinning. Após uma semana, sente-se cansado.

Talvez reduza para levantar pesos durante uma hora todos os dias. Então, aos poucos, todos os dias se tornam dias alternados. Depois, a cada terceiro dia. E assim por diante, até que treine apenas uma vez por semana (e se sinta culpado por isso).

Na segunda situação, começa com uma corrida de 30 minutos três vezes por semana. Após algumas semanas, sente-se bem e adiciona uma sessão de levantamento de pesos. Passa outro mês e adiciona mais um dia de treino de força, totalizando cinco dias por semana. Torna-se algo fácil e torna-se um hábito.

A primeira situação é a forma como abordamos a maioria das coisas: de cabeça. Mergulhamos com todas as melhores intenções, apenas para nos esgotarmos porque é um choque tão grande para o sistema.

Na segunda, fazemos as coisas gradualmente, construindo sobre elas para criar mudanças significativas que perduram.

Isso é uma mudança incremental.

Procura um novo projeto online?

Uma atividade aliciante que se adapta ao seu estilo de vida.

Começar agora

Por que a mudança incremental é tão eficaz

Conhece o ditado “o todo é maior do que a soma das partes”? Isso descreve perfeitamente o poder da mudança incremental.

É poderoso porque os ajustes são tão graduais que talvez nem os note acontecer. No entanto, ao longo do tempo, essas pequenas mudanças se acumulam e criam mudanças sísmicas na sua vida.

Porquê?

Tudo se resume a três coisas.

É menos avassalador

Se alguma vez assistiu a Friends, é provável que se lembre desta cena:

O que Ross faz no final deste clip é o exemplo perfeito de mudança incremental. Chandler está a entrar em pânico por casar. Em vez de dizer a Chandler para fazer isso, Ross divide a grande tarefa em várias tarefas mais pequenas.

Transformar uma ideia grande em pedaços pequenos permite que faça as coisas passo a passo. Isso faz com que o objetivo final pareça menos assustador, ao mesmo tempo que o aproxima do resultado final.

Constrói momentum

Vamos usar um clichê aqui e falar sobre o efeito bola de neve.

Uma bola de neve começa com apenas algumas peças de neve. Mas quando a rola por uma colina, apanha mais neve até se tornar uma enorme força imparável.

É isso que a mudança incremental representa.

Todas aquelas pequenas mudanças que está a fazer? Elas constroem-se e transformam-se numa mudança significativa. À medida que faz um ajuste, ganha confiança para fazer outro. E outro. E outro.

Equilibrar o pensamento de longo prazo com os ganhos de curto prazo

Vivemos num mundo que dá prioridade às vitórias rápidas e resultados rápidos. No entanto, muitas mudanças são mais lentas a acontecer. Ocorrem ao longo de semanas, meses ou até mesmo anos – e é difícil trabalhar para um objetivo final se não vemos resultados imediatos.

Pensamento longo prazo

A mudança incremental é uma forma útil de preencher a lacuna entre os ganhos de curto prazo e o sucesso a longo prazo.

Quando desmembra as coisas, obtém vitórias rápidas regularmente, sabendo que essas pequenas conquistas estão a conduzi-lo em direção ao objetivo final.

James Dyson: o ícone da mudança incremental

Este conceito de pequenos ajustes feitos ao longo do tempo não é apenas útil para objetivos pessoais, como acordar mais cedo ou fazer mais exercício.

Empreendedores têm usado esta abordagem de forma famosa para criar produtos revolucionários, como James Dyson e o aspirador Dual Cyclone.

Após experienciar frustração com o seu aspirador de pó, Dyson propôs-se a projetar um novo sistema que tivesse uma melhor sucção. Criou o seu primeiro protótipo e depois mais 5.127 antes de finalmente construir o aspirador Dyson que tornou a empresa no que é hoje.

Esta abordagem de inovação incremental ainda se aplica à empresa hoje, onde cada protótipo Dyson passa por centenas ou milhares de ajustes e melhorias antes de chegar às prateleiras.

Como implementar a mudança incremental

Então, como é que você implementa mudanças incrementais?

Parece simples: Basta desmembrar grandes objetivos em objetivos menores, e pronto.

No entanto, a abordagem é um pouco mais elaborada do que isso.

Se quiser desbloquear o poder da mudança incremental, há quatro coisas que precisa ter em mente.

1. Desmembrar as coisas em etapas

A maior e talvez a parte mais importante da implementação da mudança incremental é transformar cada grande objetivo em partes menores e mais fáceis de lidar.

Quer seja uma tarefa da faculdade ou um projeto no trabalho, dividir as coisas em fases, marcos e ações tornará mais digerível e ajudá-lo-á a manter-se no caminho certo à medida que avança em direção ao seu objetivo final.

Se preferir pensar visualmente, experimente mapear as diferentes etapas numa ferramenta de gestão de projetos (eu uso o Asana ou o ClickUp).

Esta é uma ótima forma de garantir que está a acompanhar o tempo e que está claro sobre o que precisa ser concluído à medida que trabalha em direção ao seu objetivo final.

2. Concentrar-se em pequenas mudanças

Inspire-se em James Dyson e pense em como pode melhorar coisas existentes ao longo do tempo. Isso pode ser qualquer coisa, desde uma tarefa de grupo na universidade até um processo no trabalho ou mesmo como aborda as coisas na sua vida diária.

Faça perguntas como:

  • Como posso ajustar isto para torná-lo melhor?
  • Como posso melhorar?
  • Como podemos construir sobre o que já foi feito? Eis a melhor parte: Quando faz essas perguntas, também inspira os outros à sua volta a começar a implementar mudanças incrementais.

3. Manter-se ágil

Ágil é uma daquelas palavras da moda que tem circulado pelo mundo da tecnologia há algum tempo. O conceito de ágil é ser adaptável, responder rapidamente a quaisquer mudanças e alterar quando as coisas não correm conforme o planeado.

Sejamos sinceros: não importa o que esteja a tentar alcançar, vai encontrar obstáculos ao longo do caminho. A mudança raramente é linear, e adotar uma mentalidade ágil permite-lhe responder rapidamente e produtivamente aos contratempos.

Pode fazer um trabalho fantástico em acordar cedo durante semanas seguidas, apenas para ter alguns dias particularmente desafiadores em que acorda tarde.

Em vez de desistir, pode usar a metodologia ágil para rever a sua situação atual e adaptar a sua abordagem conforme necessário.

Por exemplo, pode ir para a cama mais cedo quando se sentir exausto ou até mesmo permitir-se dormir um pouco mais esta semana e voltar a acordar mais cedo na próxima semana.

4. Acompanhar as suas vitórias

Uma das coisas mais difíceis sobre a mudança incremental é que pode ser difícil ver as suas vitórias quando está no meio dela.

As pequenas mudanças não são excitantes, e é fácil sentir que não está a fazer nenhum progresso, mesmo que esteja a dar muitos passos em direção ao seu objetivo final.

Acompanhar as suas vitórias

É por isso que registar as suas vitórias é tão importante – mesmo que sejam as menores conquistas. Faça um esforço para escrever regularmente o que já fez. Confie: provavelmente ficará chocado com o quão longe chegou, mesmo quando pensava que estava parado.

Também gosto de ter uma lista de verificação onde marco as vitórias à medida que avanço. Esta pequena ação dá-me uma enorme sensação de satisfação e realização, ao mesmo tempo que me ajuda a manter o ímpeto enquanto trabalho no meu objetivo.

O sucesso vem das pequenas coisas

A mudança incremental resume-se a dar um passo de cada vez. Dá um passo, depois outro, depois outro… e antes que perceba, está no seu destino final.

Comece a experimentar a mudança incremental na sua vida, e provavelmente ficará surpreendido com o quanto consegue fazer, com menos esforço.

Seja uma Revendedora Oriflame

Registe-se agora
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio