€5 mais 15% desconto na primeira compra!

oferta exclusiva

Registo Grátis

Comece a usufruir dos benefícios

Porque deve aplicar Retinol à noite: Renove a sua pele enquanto dorme

Otimize a saúde da sua pele ao aplicar o retinol à noite. Descubra por que é crucial para a regeneração cutânea e pele mais jovem e radiante.
Partilhe este artigo

O retinol é um poderoso aliado no combate aos sinais de envelhecimento, ajudando a reduzir a aparência de rugas finas, combater a acne e revelar uma pele radiante e suave. No entanto, devido à sua potência, existem algumas recomendações sobre como e quando aplicá-lo. A principal diretiva? Aplicar retinol à noite.

Porque aplicar Retinol apenas à noite

A principal razão para usar retinol apenas à noite é porque o ingrediente pode ser decomposto pela luz ultravioleta.

Se aplicar retinol de manhã, corre o risco de o inativar antes de ter tempo para exercer os seus efeitos benéficos. Embora teoricamente possa aplicá-lo de manhã, pode estar a diminuir a sua eficácia.

Compre todos os produtos com um desconto exclusivo

Criar conta

O que acontece à sua pele durante a noite

Os ritmos circadianos, conhecidos como o relógio biológico, são sinais químicos e elétricos que regulam todos os processos no seu corpo — incluindo a sua pele. Durante a noite, esses sinais indicam à sua pele que deve reparar e regenerar-se, desencadeando uma série de eventos, incluindo:

  • Aumento na permeabilidade da barreira cutânea.
  • Proliferação de células da pele.
  • Reparação de danos causados pela exposição aos raios UV.
  • Aceleração da cicatrização de feridas.

O que o retinol faz pela sua pele

Este potente antioxidante, quando aplicado topicamente, passa por duas reações químicas (tornando-se ácido retinoico) antes de se ligar a recetores especiais nas células da pele chamados RARs. Uma vez fixadas, estas moléculas de ácido retinoico dizem às suas células da pele para se dividirem mais rapidamente.

Assim, o retinol aumenta o ciclo da pele, o que significa que a sua pele está mais nova e fresca quando o está a utilizar, e a descamar aquelas células mais antigas e resistentes na superfície com mais frequência.

Retinol Novage
Retinol NovAge

Por que é melhor usar retinol à noite

Agora que temos uma melhor compreensão de como funciona exatamente o retinol, faz sentido aplicá-lo à noite.

  • Para coincidir com o seu ciclo natural da pele. Como a divisão celular atinge o pico à noite — aquele ritmo circadiano que mencionámos anteriormente — aplicar retinol à noite apoia eficientemente as suas células.
  • Para evitar conflitos com outros ingredientes ativos. Utilizar retinol ao mesmo tempo que AHAs altamente concentrados, vitamina C e peróxido de benzoíla pode causar perda de eficácia, bem como irritação em algumas pessoas.
  • Porque se decompõe à luz do sol. Estudos indicam que a exposição aos raios UV altera quimicamente a composição dos retinoides, tornando-os menos eficazes.

Proteção solar durante o dia

O retinol pode tornar a pele mais sensível à luz solar. Portanto, é importante utilizar um protetor solar de amplo espetro durante o dia para prevenir danos causados pelos raios UV e garantir a saúde da sua pele.

É recomendado também limitar a exposição solar enquanto estiver a utilizá-lo.

Aplicação do Retinol

Comece devagar

Se é novo no uso de retinol, introduza este ingrediente gradualmente na sua rotina. Comece por adicionar um pouco à sua rotina noturna, poucas vezes por semana e cerca de uma quantidade do tamanho de uma ervilha.

Aumente a frequência a cada poucas semanas, à medida que a sua pele se ajusta e se torna mais tolerante.

Seja uma Revendedora Oriflame

Registe-se agora
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio