Como Aplicar a Base

Como Aplicar a Base Corretamente no Rosto

Quantas vezes já viu alguém com a base mal aplicada, desviando a atenção do olhar para esse pormenor? Para evitar este tipo de situações, siga estas dicas e enfrente o seu dia com confiança!

A base de cor é normalmente o produto mais usado quando se fala de maquilhagem. Mas quantas vezes já viu alguém com a base mal aplicada, desviando a atenção do olhar para esse pormenor? Para evitar este tipo de situações e saber como aplicar a base corretamente, siga estas dicas e enfrente o seu dia com confiança!

Verifique o subtom da sua pele

Conhecer o subtom natural da sua pele irá ajudá-la a escolher o tom da base mais indicado para si. Verifique as veias no seu pulso, sob luz natural.

Tons da Base de Cor Everlasting Sync | Fonte: oriflame.pt

Se forem esverdeadas, o seu subtom é quente. Azuladas/arroxeadas, tem um subtom frio. Se as veias forem azuladas/esverdeadas, tem um subtom neutro.

Prepare a sua pele

Comece por aplicar um hidratante e um primer para preparar a sua pele. De seguida aplique a base de cor com um pincel ou uma esponja húmida. Espalhe o produto começando desde o centro do rosto e em direção à linha do cabelo.

Aplique o produto com pequenos toques, sem esfregar. Se usar um pincel, trabalhe em movimentos circulares, já que os seus poros são redondos e isto ajuda não só a espalhar o produto corretamente mas também a eliminar quaisquer linhas ao longo da testa ou do queixo. Não se esqueça de espalhar também no pescoço para uma cobertura mais realista.

Base líquida

As bases em pó são um produto popular mas podem não ser o melhor para a sua pele. As bases líquidas são mais higiénicas e normalmente contêm proteção com os raios solares. Para alem disso, as bases em pó não são o ideal quando pretende um acabamento mais natural.

A tendência atualmente são os looks muito naturais e frescos e a melhor forma de o conseguir é com as bases líquidas.

Teste corretamente

Deve testar a sua base de cor em três pontos: por baixo dos olhos, ao redor do nariz e nas maças do rosto/maxilar. Teste em um dos lados do rosto apenas, para poder comparar com o lado sem maquilhagem.

O tom perfeito será aquele que parece que desaparece na sua pele, mas se estiver em dúvida, opte por um ligeiramente mais escuro.

Primer

O primer melhora a aparência porque ajuda a base a deslizar suavemente e a fixar-se por mais tempo. Alguns primers podem também disfarçar a aparência das rugas, controlar o brilho e aumentar a luminosidade.

Maquilhagem

Deixe de usar os dedos

A razão porque os pincéis para base são melhores é porque eles usam muito menos produto e são ideais para espalhar – e isso resulta numa pele mais suave e natural.

Também pode usar esponjas mas desperdiçam mais produto (opte por uma esponja de maquilhagem de silicone). Normalmente são melhores para aplicar nas zonas onde precisa de mais cobertura.

Aplicar a base corretamente

O objetivo da base de cor não é cobrir cada centímetro do seu rosto – é suposto ser usada apenas nas áreas em que precisa dela. O vermelhidão ao redor do nariz e do queixo, os círculos escuros por baixo dos olhos, as manchas no rosto – estas são as áreas em que se deve concentrar quando aplica a base de cor.

No que toca a um look natural e revigorado, siga sempre este conselho: Menos é mais!

Aplique o produto diretamente no rosto, com um aplicador, um pincel para base ou com a extremidades dos dedos limpos.

Comece por aplicar a base na testa, nariz e maçãs do rosto, espalhando-a em direção às extremidades. Espalhe bem para um acabamento uniforme e perfeito.

Um dos erros mais comuns é parar a aplicação na linha do maxilar. Uma base de cor visível junto à linha do maxilar cria a impressão que a cabeça está “separada” do restante corpo.

A menos que use uma camisola de gola alta, deve espalhar sempre a base no pescoço. poderá usar a extremidade dos dedos para espalhar a base de cor líquida. Espalhe até o produto ser absorvido e até obter um look uniforme.

Use acessórios de maquilhagem limpos

De pincéis a esponjas, os acessórios de aplicação da base são essenciais. Mas sabia que os pincéis e outros aplicadores podem albergar germes e bactérias?

Se estes não forem limpos de forma adequada, estes germes e bactérias podem ser transferidos para a pele e maquilhagem!

Para lavar os pincéis, lave as certas sob água tépida com um pouco de sabão suave. Massaje suavemente as pontas até estas estarem limpas e seque com uma toalha. Use a Escova de Limpeza para Pincéis Oriflame para obter os melhores resultados.

Bases de Cor Oriflame
Fonte: oriflame.pt

Para lavar as esponjas, encha uma taça com água tépida e sabão e coloque a esponja nesta água durante 30 minutos. Depois de enxaguar bem, seque com papel de cozinha.

Os toques finais para aplicar a base

Corretor: Lembre-se, primeiro a base e depois o corretor. Aplique também com um pincel e depois espalhe.

Fixar a base de cor: Se pretende fixar a base, invista num pó translúcido incolor, para ajudar a prevenir o efeito descascado. Aplique nas zonas com mais tendência para brilhar como a testa e talvez no queixo. Use um pincel de sombras pequeno para aplicar.

Toalhetes faciais: Se vai precisar de retocar durante o dia, invista em toalhetes faciais que sejam práticos para transportar.

Por fim, lembre-se que a base é algo que não deve chamar a atenção das outras pessoas. Deve perecer como uma versão melhorada da sua pele.

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta