Ganhe dinheiro a promover os produtos Oriflame

Começar agora

Registo Grátis

Comece a usufruir dos benefícios

Como Ganhar Dinheiro com UGC: A importância de diversificar

Descubra como obter fontes de rendimento extra para UGC Creators pode proporcionar-lhe a estabilidade que precisava.
Partilhe este artigo

Descubra diferentes formas de ganhar dinheiro com UGC e como obter fontes de rendimento extra pode proporcionar-lhe a estabilidade que necessita.

Boa parte dos dos criadores de conteúdo UGC fazem-no como atividade secundária, seja ao lado de um emprego das 9 às 5, ou enquanto estudam na universidade. Não é muito comum encontrar um criador de conteúdo UGC a tempo inteiro, especialmente um que se dedique exclusivamente a UGC.

Porquê? Porque colocar todos os ovos no mesmo cesto é arriscado.

Não é que a UGC não proporcione rendimentos suficientes. Mas e se o TikTok desaparecesse amanhã? Ou se a IA se desenvolvesse ao ponto de poder substituir os seus conteúdos? Estas são possibilidades, e quanto mais cedo diversificar os seus rendimentos, melhor posição encontrará.

Além disso, ganhar dinheiro de forma mais ou menos passiva é sempre bem vindo!

Deixamos algumas formas de ganhar dinheiro com UGC, para criadores em Portugal.

1. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é sempre uma das primeiras coisas que nos lembramos quando se trata de ganhar dinheiro online. Mas, afinal, o que é?

Pense nele como sendo um embaixador de marca com grandes benefícios. Eis como funciona: encontra um produto ou serviço que adora, partilha-o e, por cada venda que resulta diretamente de si, recebe uma comissão.

Programas de afiliados como Amazon Associates, ShareASale e Commission Junction oferecem uma série de marcas com oportunidades para ganhar algum dinheiro extra.

Ganhar dinheiro com UGC

Não precisa necessariamente de ter um grande número de seguidores, mas obviamente precisa de ter alguma visibilidade. Se é um criador confiável no espaço UGC, pode incluir os seus links de afiliados enquanto oferece simplesmente conselhos. Novo tripé? Link de afiliado. Tem um site ou blog? Link de afiliado. Criou uma newsletter? Partilhe a sua experiência e o seu link de afiliado.

Recomendações genuínas são a chave para conquistar corações e conduzir às tão desejadas conversões. Afiliados requer tempo, esforço e alguma sorte.

Mas se o fizer corretamente, pode ser lucrativo. Interaja com o seu público, responda aos seus comentários e seja transparente e honesto nas suas recomendações.

2. Venda de imagens e vídeos

Como criador de conteúdo UGC, tem competências ao nível da fotografia e de vídeo em abundância, e está habituado a que utilizem a sua imagem. Porque não ganhar dinheiro com isso de uma forma mais sistemática?

Existem várias plataformas disponíveis que lhe permitem ganhar algum dinheiro extra com o seu conteúdo visual. As marcas precisam de imagens de stock, e você pode fornecê-las. Estas plataformas geralmente disponibilizam um mercado onde pode carregar e vender as suas imagens e vídeos a potenciais compradores.

  • Shutterstock: É uma plataforma popular para venda de imagens de stock, incluindo fotos e vídeos. Quando as suas imagens ou vídeos são licenciados pelos clientes, ganha uma comissão com base no acordo de licenciamento.
  • Adobe Stock: Outra plataforma conhecida que oferece a oportunidade de vender as suas fotos e vídeos. Ao tornar-se um contribuidor do Adobe Stock, pode carregar o seu conteúdo para o mercado deles e ganhar comissões.
  • Alamy: A Alamy é uma agência de fotografia que permite aos fotógrafos e influenciadores vender o seu conteúdo visual. Aceitam uma ampla gama de imagens e vídeos, e pode manter os direitos autorais do seu trabalho enquanto ganha uma percentagem de cada venda. Tem uma grande base de clientes, o que aumenta as chances de o seu conteúdo ser descoberto e licenciado.

Ganhe dinheiro a promover Oriflame

Rentabilize a sua presença online

Saiba mais

3. Downloads digitais

Hoje em dia parece que toda a gente vende produtos digitais. Há uma razão para isso… os novos criadores estão a comprá-los.

Se tem experiência e algo a oferecer aos novos criadores, então é uma opção a considerar. Muitos criadores oferecem Templates UGC (modelos de portefólio UGC ou contratos UGC) ou guias para começar na indústria.

Apesar de muito dessa informação poder ser encontrada gratuitamente, nem todas as pessoas estão dispostas a pesquisar 8 páginas de resultados do Google para encontrar 100 ideias de conteúdos. Querem simplesmente carregar num botão e encontrá-las, prontas a tratar.

4. Curso para Criadores de Conteúdo UGC

Apesar de estarmos a falar de um indústria relativamente nova, existem criadores de cursos a vender todo o tipo de cursos, algum deles bem dispendiosos, sobre como ter sucesso como ser criador de conteúdo UGC no TikTok.

No entanto, tal como nos produtos digitais, existe mercado para este tipo de oferta e as pessoas estão a comprar.

Se é um criador especialista ou é ótimo em algo em particular, pode monetizar esse conhecimento sob a forma de um curso.

Aplicações como a Stan Store permite-lhe vender cursos diretamente através da sua página de link na bio, ou pode ir um pouco mais além e criar um numa plataforma de cursos como Thinkific ou Teachable.

5. Direção criativa

A UGC pode ser a porta de entrada para grandes oportunidades.

As competências e habilidades que adquire como criador de conteúdo UGC são transferíveis e, com experiência suficiente (e uma boa dose de crença em si mesmo), pode conseguir um papel como estratega criativo ou, numa escala maior, diretor criativo.

Um diretor criativo define essencialmente a visão artística, assegura a consistência da marca e lidera uma equipa de criativos para levar a marca na direção certa.

Essencialmente o que está a fazer quando está a trabalhar em conceitos UGC, mas numa escala muito maior. Pode cobrar uma taxa de honorários mensais por essencialmente um dia ou dois de consultoria, e isso não é barato!

6. Gestão de redes sociais

Se é experiente em redes sociais e compreende o que é preciso para fazer crescer uma conta de marca, este é um serviço complementar perfeito para oferecer ao lado da UGC.

Muitos criadores de conteúdo UGC bem-sucedidos oferecem serviços onde gerem contas de marcas, utilizando o seu conhecimento de conteúdo orgânico.

Poderá gerir contas inteiras por uma taxa fixa mensal, e com todo o controlo. Esta é também uma ótima forma de realmente aperfeiçoar as suas competências de marketing digital, pois tem acesso total aos dados por trás da conta. O que está a funcionar? O que não está a funcionar? Como pode melhorar?

7. Marketing de influência

Como UGC Creator, está habituado a criar conteúdo para empresas e a construir uma marca pessoal. Se também conseguir construir uma comunidade, de repente também pode desbloquear o lucrativo negócio que é o marketing de influência.

Agora é um grande se, tornar-se um influenciador não é algo que qualquer pessoa possa fazer e nem todos as pessoas desejam esse tipo de exposição. Se tem uma personalidade empática e gosta de interagir com uma comunidade online, pode valer a pena considerar, ao lado da sua UGC.

Marketing de influência

Porque não tornar-se um influenciador no espaço UGC? Partilhe as suas dicas, truques e desafios e destaque-se como uma figura respeitável dentro da área. Não só poderá construir gradualmente a sua base de seguidores, como também se abrirão mais portas de trabalho UGC à medida que se torna mais visível.

8. Parceria com a Oriflame

Outra opção a considerar para os criadores de conteúdo UGC é trabalhar em parceria com a Oriflame, uma empresa líder em produtos de beleza e bem-estar e fortemente implantada no mercado Português.

Os criadores de conteúdo UGC possuem habilidades excecionais na promoção de produtos online e podem aproveitar essas competências para desenvolverem e impulsionar o seu negócio Oriflame.

Ao tornarem-se Parceiros Oriflame, os UGC Creators podem não só diversificar as suas fontes de rendimento, mas também garantir uma maior estabilidade e previsibilidade ao nível dos ganhos.

Através da partilha autêntica de produtos e experiências, podem construir uma comunidade envolvida e rentável, ao mesmo tempo que desfrutam dos benefícios de pertencer a uma marca reconhecida internacionalmente.

Embora a UGC possa proporcionar rendimentos substanciais, pode alcançar maior estabilidade financeira com menos horas e menos stress. Com estas oportunidades, pode diversificar os seus rendimentos e maximizar o seu potencial de ganhos para além da UGC.

Seja uma Revendedora Oriflame

Registe-se agora
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio