As férias de verão estão a chegar ao fim. Embora seja bom descansar e passar tempo com os filhos, muitos pais estão ansiosos por regressar às suas rotinas normais. Veja como promover um regresso às aulas com hábitos saudáveis para os seus filhos.
Esta é uma altura muito especial para crianças e jovens. Os amigos voltam a encontrar-se depois de meses sem se ver, e os professores ficam surpreendidos com o quanto os seus alunos cresceram durante este período de férias.
Um novo ano letivo é sinónimo de coisas novas – talvez novos colegas, professores ou até mesmo uma nova escola – mas também novas disciplinas, livros e coisas para aprender!
No meio de tudo isto, é importante manter alguns hábitos saudáveis para que o regresso às aulas corra sobre rodas!
Higiene e alimentação
Sabemos que onde há muitas crianças reunidas, também circulam mais vírus e bactérias, e muitos pais temem as típicas gripes e constipações. Para não falar que a pandemia ainda paira sobre as nossas cabeças.
Ensinar as crianças a lavar frequentemente as mãos, a espirrar e tossir sob o cotovelo em vez da mão são excelentes formas e evitar a propagação de germes.
Além disso, é muito importante fortalecer o seu sistema imunitário, assegurando que obtêm os nutrientes necessários e dormem as horas suficientes.
A vitamina D contribui para o normal funcionamento dos sistema imunitário. É importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças.
Apesar de haver alimentos naturalmente ricos em vitamina D, a fonte mais importante desta vitamina é o sol, uma vez que a vitamina D é produzida na pele quando esta é exposta ao sol. Outras fontes de vitamina D incluem laticínios enriquecidos e suplementos alimentares.
Compre os produtos Wellosophy com um desconto exclusivo
Saúde óssea
Em conjunto com o cálcio, a vitamina D também é necessária para o normal crescimento e desenvolvimento dos ossos nas crianças.
Adotar hábitos saudáveis de nutrição e exercício físico na infância apoia um crescimento saudável dos ossos e diminui o risco de osteoporose e fraturas no futuro. É durante a infância que o cálcio se deposita no esqueleto, fortalecendo e densificando os ossos. A toma de cálcio mostrou estar ligada à densidade mineral óssea nas raparigas.
O Centro de Pesquisa de Osteoporose e Doenças Ósseas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) nos EUA incentiva os pais a promoveram a saúde óssea dos seus filhos, sugerindo:
”Contribuir para a conta do ”banco ósseo” dos seus filhos é um pouco como popar para a sua educação: Quanto mais ”juntarem” em pequenos, mais terão quando forem mais velhos.”
A saúde óssea das crianças no futuro pode não ser a principal preocupação ou prioridade para muitos pais (embora seja extremamente importante!), simplesmente porque uma má saúde óssea manifesta-se apenas mais tarde.
Retome a rotina matinal
Dê início à rotina matinal habitual, uma semana antes do início das aulas. Por vezes as crianças pensam que “está é última semana para dormir até mais tarde”, mas na verdade é agora que devem começar a reorganizar as suas rotinas para ir ao encontro da rotina da escola.
Para os incentivar, prepare algo divertido para fazer de manhã e deixe-os tomar o pequeno-almoço num lugar especial.
Tomar sempre o pequeno-almoço é em si um hábito saudável e fundamental para o regresso às aulas.
Garanta um sono adequado
O sono melhora nossa capacidade de concentração no dia seguinte, especialmente se tivermos pela frente um calendário cheio de aulas e atividades. O sono é um aliado para ter um desempenho ideal.
Implemente uma rotina noturna para garantir uma hora de deitar adequada. Desincentive o uso de aparelhos no quarto à noite, a pelo menos 45 minutos antes de dormir.
Alivie as suas preocupações
É normal ficar nervoso, stressado ou mesmo ansioso antes de iniciar o novo ano letivo.
Aos pais cabe a tarefa de ajudar a aliviar as eventuais preocupações dos seus filhos, conversando com eles, respondendo às suas perguntas e fornecendo garantias.
Hábitos saudáveis
O que tira o sono aos pais são as relações sociais dos filhos com os colegas, as suas dificuldades de aprendizagem, os exames, o seu desenvolvimento no geral.
Novamente, ao assegurar que os seus filhos dormem o suficiente, fazem exercício físico e se alimentam bem, os pais estão a dar-lhes as melhores condições para crescerem e se desenvolverem de forma saudável.
Para dar alguns exemplos, o ferro contribui para um desenvolvimento cognitivo normal nas crianças e o iodo contribui para um crescimento saudável.
Uma alimentação variada e equilibrada contém minerais e vitaminas, e os suplementos alimentares são uma excelente opção para assegurar que as necessidades nutricionais das crianças são supridas.
Considere a toma do Multivitamínico para Crianças WellnessKids. Tal como o Ómega 3 WellnessKids proporcionam uma combinação de vitaminais, minerais e substâncias essenciais para apoiar as necessidades nutricionais específicas das crianças.