Rita Pereira - Embaixadora Oriflame

Oriflame Comemora 30 Anos em Portugal

A beleza dos 30

A Oriflame está a comemorar 30 anos em Portugal. São 30 anos de “beleza, ciência, inovação, sucesso e sonhos, num percurso sempre crescente”, conforme diz Marta Silva, diretora de Marketing da Oriflame Portugal. Ou não fosse o mercado português o mais importante em toda a Europa Ocidental.

Ao fim de 30 anos no mercado português, a Oriflame é líder de mercado no segmento de Beleza e Cuidados Pessoais em venda direta e conta com uma rede de cerca de 40 mil assessores de beleza em todo o País. Número esse que continua a crescer. De resto, Portugal assume-se, hoje, como o mercado mais importante da Europa Ocidental para a Oriflame, de tal modo que o Centro Logístico Ibérico da marca de origem sueca fica localizado em Sintra.

No ano em que comemora o 30º aniversário da operação em Portugal, a Oriflame coloca o enfoque na maior proximidade com os consumidores, tendo como objetivo o aumento de indicadores de afinidade e notoriedade. Desde logo, a marca reformulou o catálogo – principal ferramenta de vendas – aproximando mais o seu look & feel com o de uma revista de moda, e renovou o site – canal que é já responsável por 90% das encomendas – tornando-o mais user friendly e adicionando novos conteúdos, como artigos de beleza, tutoriais em vídeo e dicas para tirar o melhor partido dos produtos da marca.

Rita Pereira - Embaixadora Oriflame
Rita Pereira – Embaixadora Oriflame

Para além disso, anunciou a atriz Rita Pereira como embaixadora da marca pelo segundo ano consecutivo e preparou um catálogo especial para assinalar a comemoração da efeméride, com testemunhos de algumas das assessoras que ajudaram a construir a história da marca.

Porém, as comemorações do 30º aniversário da Oriflame arrancaram logo no início do ano com a organização da Convenção Anual da marca no Convento do Beato, em Lisboa, que contou com a presença de mais de 500 pessoas, incluindo vários convidados internacionais, entre eles Robert af Jochnick, co-fundador da empresa. A marca tem vindo ainda a celebrar a efeméride ao longo do ano em todos os eventos internos e adotou, também, um logótipo comemorativo, que acompanha todos os materiais de comunicação.

Outra forma encontrada para celebrar a data tem passado pelo patrocínio ao Elite Model Look Portugal 2015 sendo a Oriflame a marca responsável pela maquilhagem no evento. A final do evento, em que as maquilhadoras profissionais da Oriflame marcarão presença, tem data marcada para este mês de outubro e aí serão conhecidos os dois vencedores que representarão Portugal no final mundial, a realizar-se na China.

Como fruto desta estratégia de comunicação, a Oriflame “tem crescido consistemente em notoriedade e tem, cada vez mais uma maior associação a indicadores como “Uma Marca de Qualidade”, “Uma Marca Inovadora”, e “Uma Marca que Está na Moda”, como comprovam os resultados do tracking realizado anualmente com a Millward Brown”, congratula-se Marta Silva. “Este ano também celebramos 30 anos de beleza, ciência, inovação, sucesso e sonhos, em Portugal, num percurso sempre crescente”, reitera.

Inovação no ADN

A inovação tem sido o motor de crescimento da Oriflame. A marca fundada em 1967 pelos irmãos Jonas e Robert af Jochnick está presente num total de 66 mercados e possui, à escala global, cinco unidades de produção próprias, um Instituto de Pesquisa de Pele e um Centro de Investigação com mais de 160 cientistas, de onde nos últimos anos saíram 30 patentes. O trabalho de I&D desenvolvido in-house tem sido responsável pelo lançamento anual de mais de 300 produtos e 17 catálogos, sempre recheados de novidades!

Geleia Real da Oriflame
Geleia Real da Oriflame

Neste momento, o segmento de Cuidados do Rosto é o que assume maior peso no volume de negócios da Oriflame, e onde se enquadra a grande maioria dos produtos best sellers da marca, com destaque para o Creme de Dia Time Reversing Intense. Contudo, num portefólio que hoje conta com 950 referências de produtos cosméticos, “o nosso produto mais emblemático é a Geleia Real, que continua a ser tão apreciado hoje como quando foi lançado, o que demonstra a eficácia da sua fórmula”, adianta Marta Silva. Este produto posiciona-se em 3º lugar no ranking de vendas da marca em Portugal.

Mais recentemente, a marca tem apostado na categoria Wellness, “relacionada com produtos para um estilo de vida mais saudável, que são uma das grandes tendências atuais”, sublinha a responsável. Um dos produtos da gama, o Wellness Pack Woman, composto por saquetas de toma diária que têm todos os suplementos nutricionais necessários, é já um dos produtos mais importantes nas vendas do mercado português.

Mas este ano, a Oriflame apresentou várias novidades, como a SkinPro, uma escova de limpeza da pele com duas velocidades; a Máscara de Pestanas Eyes Wide Open; a linha de cuidados capilares Eleo; e o perfume Giordani Gold Essenza como uma fragrância patenteada de flor de laranjeira, desenvolvida pelo perfumista francês Fabrice Pellegrin.

Cuidados do Rosto Ultimate Lift NovAge da Oriflame
Ultimate Lift NovAge

Destaque ainda para o pré-lançamento de uma das maiores apostas da marca em Cuidados do Rosto, o Ultimate Lift NovAge, que seu azo a mais uma patente exclusiva, o Aspartolift. Segundo a marca, trata-se de um “ingrediente ativo que atua na derme ao nível dos fibroblastos, aumentando a elasticidade cutânea em 70% e potenciando a formação do colagénio e rejuvenescimento celular, conseguindo que as células atuem de forma igual a células vinte anos mais jovens”.

A sustentabilidade ambiental é outro dos pilares da Oriflame, que se esforça por reduzir o impacto ambiental e as emissões de carbono decorrentes da sua atividade. Neste capítulo, o destaque vai para a gama cross-category EcoBeauty, que a marca garante ser a primeira de cosméticos do mercado focada na sustentabilidade em cada uma das fases do processo de produção, desde a plantação da matéria-prima, passando pelos fornecedores e terminando no transporte, Esta gama venceu o Eco Beauty Award em 2014.

Incubadora de sonhos

Para além da ciência, inovação e sustentabilidade, outro dos compromissos da Oriflame, umbilicalmente ligado ao seu modelo de negócios, passa por dar a oportunidade aos assessores da marca a oportunidade de concretizarem os seus sonhos. De resto, a marca estreou um 2013, numa campanha global filmada e fotografada em Portugal, o claimOs Seus Sonhos – A Nossa Inspiração“, que “está ligado à herança sueca da empresa, na qual os sonhos dos que apostam na marca inspiram-na a criar novos produtos de beleza e programas para desenvolver o negócio de cada um”, sublinha a diretora de marketing da marca em Portugal. Hoje, são já cerca de 40 mil assessores que trabalham com a Oriflame, pelo que esta máxima nunca fez tanto sentido. O número de representantes cresceu exponencialmente nos últimos anos – em 2003 eram 20 mil. Alguns inscreveram-se para ajudar a família, enquanto constroem uma negócio e realizam um sonho em termos de carreira profissional; outros encaram a entrada na Oriflame como forma de ganhar um rendimento extra enquanto estudam ou se encontram “entre empregos”; outros ainda vêem na Oriflame uma oportunidade de poder conviver e aumentar a sua vida social. Certo é que a crise fez disparar o número de pessoas que procuraram na Oriflame uma oportunidade de carreira.

promessa de marca oriflame

“Os key-drivers da empresa, como ser o seu próprio chefe, estabelecer os seus objetivos, a facilidade de entrada e saída, a ausência de discriminação independentemente do sexo, etnia, idade, educação, condição física ou recursos financeiros, estão em sintonia com uma população crescente de empresários, que está cada vez menos dependente dos empregos ditos seguros”, refere a responsável. “Os últimos anos de crise forma, sem dúvida, mais desafiantes. Mas uma das vantagens do nosso modelo é ser também uma oportunidade para muitas pessoas que perderam a principal fonte de rendimento, pelo que conseguimos chegar a pessoas que, provavelmente noutra conjuntura económica, mais dificilmente chegaríamos”, reitera.

Este é apenas mais um motivo para que a Oriflame queira soprar as 30 velas em conjunto todos os seus assessores e, claro, clientes. “Ao longo destes anos vivemos os valores inspiracionais da empresa: união, espírito e paixão, e oferecemos uma oportunidade verdadeiramente única de “ganhar dinheiro hoje e realizar sonhos amanhã”. Tal não teria sido possível sem o compromisso e dedicação dos nossos assessores e consumidores. Portanto, é especialmente a eles que dedicamos este marco e é com eles que queremos celebrar”, afirma Marta Silva. “Estamos, também, certos que os seus sonhos irão continuar a inspirar-nos a criar novos produtos de beleza, novas oportunidades e a construir novos caminhos que irão conduzir a um futuro ainda mais brilhante”, conclui.

Fonte: Revista Marketeer

Recomendado para si:

Lúcia Carvalho

Diretora Oriflame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *