

Com uma superfície de cerca de 2 metros quadrados, a pele é o maior órgão do corpo e um dos mais importantes. É uma barreira eficaz contra o mundo exterior graças aos seus engenhosos mecanismos de proteção. É assim importante conhecer as principais funções da pele e como ela responde às mudanças e estímulos externos.
Ao olharmos em detalhe para as características da pele, como as suas funções, os tipos e necessidades, estamos a aprofundar o nosso conhecimento da importância dos cuidados da pele.
Cuidar da pele desde cedo é um verdadeiro investimento que irá determinar o nosso aspeto no futuro. Para manter a pele bonita, saudável e abrandar o seu processo de envelhecimento, deve ser protegida e completada, de forma a cuidar do seu delicado equilíbrio. Nesse sentido, os cuidados do rosto tem um papel fundamental na manutenção de uma aparência jovem e saudável.
Registe-se aqui para desbloquear os benefícios
Olhando a pele sobre o microscópio, podemos distinguir claramente três camadas distintas:
Na epiderme, encontramos a barreira do corpo que protege contra o meio ambiente. Além disso, é na epiderme que ocorre o processo de renovação das células.
A epiderme, por sua vez é composta por várias camadas, sendo uma delas denominada camada córnea que consiste em células planas. A nossa pele renova-se constantemente, com as células na superfície sendo substituídas por novas células.
Em condições normais perdemos cerca de uma grama de células mortas da pele todos os dias. Após um ano, perdemos aproximadamente 0,45 kg de pele e cerca de 27 kg durante toda a vida.
A partir das células basais, na camada mais baixa da epiderme, são formadas novas células da pele. De lá migram para a superfície. No caminho, elas sofrem muitas alterações.
Uma substância chamada queratina é inserida nas células, alterando o metabolismo e a forma das células, tornado-se planas, tipo placa. Este processo de duas a três semanas resulta na formação da camada córnea – uma fina mas extremamente resistente membrana que é a barreira que protege o corpo do meio ambiente.
A função desta camada da pele é a de proteger o tecido contra substâncias externas, microorganismos e outros efeitos nocivos, ao mesmo tempo proteger contra a perda de fluido.
Os cremes penetram na epiderme, hidratando e amaciando a pele.
A derme é a camada logo abaixo da epiderme.
Consiste em grande parte de tecido conjuntivo e é formada por colagénio e elastina. O colagénio firma a pele. A elastina torna a pele elástica e flexível. A composição do tecido conjuntivo confere à pele a sua elasticidade e resistência.
Na fronteira entre a epiderme e a derme encontrámos nervos finos que registam as sensações e alterações de toque, dor ou de temperatura.
Incorporado na derme, também estão presentes outras estruturas como pêlos, glândulas sebáceas, os vasos sanguíneos que não só fornecem os nutrientes e eliminam os resíduos como também desempenham um papel importante no controlo da temperatura do corpo.
Em ambientes frios, os vasos sanguíneos contraem-se e a circulação sanguínea diminui e a pele fica pálida. Em climas mais quentes os vasos sanguíneos expandem-se a pele fica vermelha.
A derme é a reserva de água da pele, que é composta por proteoglicanos que hidratam. A tinta das tatuagens é injetada na derme. As estrias provenientes da gravidez estão também localizadas na derme.
O corpo humano é formado de 70% de água e a pele contém um quarto deste valor. Por isso é muito importante beber água suficiente todos os dias (1,5 a 2 litros) para evitar a desidratação do corpo e da pele.
A hipoderme é constituída por tecido conjuntivo frouxo com células gordas incorporadas. É a reserva de energia da pele.
A gordura subcuticular atua como isolador térmico e protege contra a pressão e choques. O número de células gordas, que são a espessura do tecido adiposo, varia nas diferentes partes do corpo. O número de células gordas pode ter causas hereditárias, mas a dieta desempenha também um papel importante.
A hipoderme regula a temperatura do corpo.
A estrutura da nossa pele é também formada na hipoderme. As “colinas e vales” do tecido subcutâneo dão à nossa pele uma aparência característica com linhas finas e cavidades, por exemplo, a celulite nas ancas, nádegas, etc.
Junte-se à comunidade de beleza Oriflame