Cuidados da Pele para Homem

Cuidados da Pele para Homem

Os homens também necessitam de cuidar da pele, e isso nem requer muito esforço. Os cuidados da pele para homem podem ser simples e eficazes.

É daqueles que homens que acham que um duche e o barbear são o suficiente para parecer bem? Aquelas loções e cremes são apenas para mulheres? Na verdade, pode não ser bem assim. Os homens também necessitam de cuidar da pele, e isso nem requer muito esforço. Os cuidados da pele para homem podem ser simples e eficazes. Veja como!

Não é apenas na casa dos 20 e 30 que pode parecer novo, fresco e em forma. A idade é um conceito relativo – o principal é o cuidado adequado! Existem algumas regras diárias nos cuidados da pele para homem que pode adaptar na sua rotina diária.

Se está perto dos 40, é tempo de começar a luta contra o tempo e dedicar alguns minutos por dia a cuidar de si e da sua pele. Os seus principais rivais são as longas noites à secretária, a negligência na proteção solar e falta de descanso.

Para combater eficazmente os fatores de risco e preservar a sua aparência, precisa de seguir um plano com alguns pontos simples.

Adote uma rotina de cuidados do rosto

Uma pele perfeita não surge por si só. Tal como acontece com as mulheres, os homens deve investir uma rotina diária de cuidados do rosto para estarem no seu melhor. Na sua rotina deve incluir uma limpeza, um sérum, hidratante e proteção contra os agressores ambientais. Escolha produtos específicos para a pele masculina.

NovAge Men
NovAge Men | Fonte: oriflame.pt

Limpe bem

Um passo imprescindível da rotina de cuidados é a limpeza adequada da pele. Só porque não tem que remover a maquilhagem, não significa que não precisa de limpar o rosto de manhã e à noite – e o sabonete não conta. Os sabonetes foram feitos para as mãos e corpo e pode secar ou irritar a pele, quando usados no rosto.

O produto de limpeza deve ser suave para não secar a pele. Use um esfoliante uma ou duas vezes por semana, para remover gentilmente as células mortas e impurezas da pele. Isto deve ser feito com cuidado e precaução para não danificar a pele.

Se procura um produto que atua no microbioma da pele, experimente a Essência Primária NovAge.

Use creme de olhos

A pele em redor dos olhos é muito fina e sensível. A pequenas rugas nesta área serão os primeiros sinais de envelhecimento. Os cremes de olhos contém ingredientes que não só hidratam a pele, como também ajudam a livrar-se dos círculos escuros e das bolsas por baixo dos olhos.

É especialmente recomendado para homens acima dos 30 anos. Infelizmente, esta “ferramenta” não será capaz de esconder instantaneamente os efeitos de uma noite selvagem! Para isso, uma boa noite de sono pode operar milagres!

Potencie a ação do creme

Por causa da hormona testosterona, a pele dos homens tende a ser cerca de 25% mais espessa do que a das mulheres. Mas à medida que envelhecem, a pele fica mais fina e as rugas começam a aparecer.

Os séruns têm uma alta concentração de antioxidantes e vitaminas e como são leves na sua textura, podem proporcionar estes ingredientes benéficos em maior profundidade na pele, para melhores resultados.

Escolha bem o seu creme hidratante

A pele dos homens é normalmente mais seca, mais resistente e mais propensa à inflamação e não é segredo que o barbear leva por vezes à irritação da pele.

Uma pele bem hidratada e saudável tem a vantagem acrescida de ser mais fácil de barbear e de cuidar.

Um creme de dia vai devolver a hidratação à pele e atuar como barreira contra os agressores externos, enquanto um creme de noite vai nutrir e reparar a pele durante a noite.

Uma pele bem hidratada e saudável tem a vantagem acrescida de ser mais fácil de barbear e de cuidar.

Domine a técnica de barbear

O barbear é um passo importante dos cuidados da pele para homem. Lembre-se das regras básicas do barbear que não devem ser quebradas, se não pretender que a sua pele envelheça prematuramente.

Um barbear rápido de manhã pode ser muito pouco amigo da sua pele. Ao aperfeiçoar a sua técnica, poupará a si mesmo alguns cortes desagradáveis.

Lembre-se das regras básicas do barbear, que não devem ser quebradas, para que a sua pele não envelheça prematuramente:

  • A melhor altura para barbear é depois do banho/duche. A água quente vai ajudar a abrir os poros e a amaciar a pele, permitindo um barbear mais suave e preciso.
  • Comece por lavar o rosto para suavizar e abrir os poros.
  • Use uma espuma ou gel de barbear suave para reduzir a fricção.
  • Após aplicar a espuma, aguarde um pouco antes de iniciar o barbear.
  • Faça a barba no sentido do crescimento dos pelos.
  • O barbear deve ser em movimentos curtos. Lave a lâmina após cada passagem.
  • Mude a lâmina de barbear frequentemente.
  • Termina com um bálsamo aftershave para hidratar a pele e prevenir irritações.

Se decidiu deixar crescer a barba, deve saber que a barba exige uma série de cuidados, tal como o barbear diário. A barba deve ser lavada – pode usar um champô especial para o efeito, mas podem também usar o champô habitual. Seque com uma toalha, penteie e apare. Quanto mais curta for a barba, maior a frequência com que terá que aparar.

Ajuste a rotina

Os cuidados da pele para homem são um conceito que atravessa todas as estações do ano. No entanto, no final do outono e no inverno, é necessário prestar uma especial atenção. O ar frio lá fora, o ar condicionado do escritório e o aquecimento central em casa, secam a pele, aceleram o envelhecimento e podem retirar a vitalidade da sua pele.

Para evitar isto, use as ferramentas certas! Um hidratante para o rosto (normalmente contém proteção UV) e um creme de mãos (suaviza e hidrata). Além disso, um bálsamo de lábios é essencial se tem uma vida ativa e pratica desportos ao ar livre.

Use sempre proteção solar

Os homens possuem uma maior densidade de colagénio do que as mulheres, o que explica o aparecimento mais tardio das rugas.

No entanto, como os homens tendem a ser menos prudentes com os cuidados com o sol, as rugas e as manchas acabam por aparecer prematuramente, anulando a sua vantagem hormonal.

Para combater isso, use um bom creme de dia com proteção SPF para o proteger contra os raios nocivos do sol. Pode também usar protetor solar sob ou em vez do hidratante, dependendo das necessidades de hidratação específicas da sua pele.

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta