Calcanhares Gretados

Como Cuidar dos Calcanhares Gretados

Não tenha medo de usar sandálias neste verão - reparar os calcanhares gretados é mais simples do que possa pensar. Existem várias coisas a fazer para manter os seus pés nas melhores condições, não apenas no verão, mas durante todo…

Não tenha medo de usar sandálias neste verão – reparar os calcanhares gretados é mais simples do que possa pensar. Existem várias coisas a fazer para manter os seus pés nas melhores condições, não apenas no verão, mas durante todo o ano.

Os calcanhares gretados são um problema comum, que tende a ocorrer com mais frequência, durante os meses de inverno seco e nas pessoas com problemas circulatórios ou diabetes.

Enquanto as rachaduras menores podem ser desconfortáveis e sem graça, as mais acentuadas podem causar dor, limitar a mobilidade e conduzir a infeções.

Um cuidado diário em casa e algumas alterações no estilo de vida são geralmente suficientes para tratar rachaduras superficiais. Por sua vez, as rachaduras profundas requerem atenção médica para evitar complicações.

As causas dos calcanhares gretados

  • Ficar muito tempo em pé em solos duros;
  • Clima;
  • Sapatos inadequados;
  • O excesso de peso pode adicionar pressão sobre os seus pés, originando rachaduras;
  • Calos ou pele seca ao redor dos calcanhares;
  • Algumas doenças, como diabetes ou pé de atleta, podem causar rachaduras nos pés;
  • Deficiência de vitaminas e minerais também podem originar pés gretados;
  • Negligenciar os pés pode levar calcanhares gretados e outros problemas. Tal como cuidamos das outras partes do corpo, os pés também necessitam de um cuidado especial.
Cuidados dos Pés

Como reparar os calcanhares gretados

1. Perca peso para reduzir a pressão na base do pé. O peso excessivo pode alargar o calcanhar levando ao aparecimento de rachaduras.

2. Evite permanecer em pé por muito tempo, especialmente em pisos mais duros.

3. Use sapatos bem ajustados com a parte traseira fechada.

4. Aplique um hidratante ou um creme específico para calcanhares gretados, duas vezes por dia e após 3 minutos após o banho, enquanto a sua pele ainda está húmida.

5. Remova as calosidades com uma lima ou pedra pomes. Use-a sempre que necessário para manter os calos sob controle.

6. Use almofadas de salto ou palmilhas especiais para redistribuir o peso, manter a pressão fora do calcanhar e evitar o alargamento do pé, que pode originar as rachaduras. As palmilhas e almofadas também podem acelerar o processo de recuperação dos calcanhares gretados.

7. Evite manter os pés por longos períodos em água quente e sabão, pois pode secar a sua pele e originar o aparecimento de rachaduras.

Cuidados diários com os pés

Existem várias coisas que pode fazer diariamente para manter os pés e calcanhares no seu melhor. Siga estas dicas simples diariamente e esqueças os pés feios.

  • Lave os pés com com sabão e água morna, e se tiver tempo, coloque de molho por 10 minutos pelo menos. Tente evitar a água muito quente, pois pode ressecar as células da pele nos pés.
  • Esfolie os pés frequentemente com um esfoliante ou com solução preparada em casa. Para ter resultados suaves, é importante remover as células mortas.
  • Certifique-se que seca os pés completamente para reduzir o risco de infeções fúngicas.
  • Assim como em outras partes do corpo, os seus pés e calcanhares precisam de hidratação diária.
  • Evite andar de pés descalços, tanto quando possível.
  • Faça a sua pedicure regularmente.

Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta