Proteção Solar: Tudo o que precisa saber sobre o FPS

Descubra como funcionam os produtos de proteção solar e aprenda dicas essenciais para manter sua pele protegida dos raios UV.
Partilhe este artigo

O FPS – fator de proteção solar – é um elemento-chave nos cuidados com a pele durante o verão (e não só). O excesso de radiação ultravioleta tem efeitos negativos na saúde da pele, e é aí que entram em ação os protetores solares.

Vamos entender o que é o FPS e como usar corretamente esses produtos de proteção solar.

O SPF é o índice de proteção contra a radiação ultravioleta (UV). Indica por quanto tempo pode ficar exposto ao sol sem sofrer queimaduras, ao utilizar os produtos de proteção solar adequados.

A luz ultravioleta é invisível para nós, pois possui um comprimento de onda menor que o espectro visível.

Existem dois tipos de radiação UV: UVA e UVB.

Embora atuem de forma diferente, é importante proteger a pele contra ambos os tipos de radiação.

Os raios UVA penetram nas camadas mais profundas da pele, atingindo a derme. Podem causar envelhecimento celular, contribuir para o surgimento de rugas e danificar o DNA das células.

Os raios UVB afetam a camada mais externa da pele, a epiderme, e são responsáveis pelas queimaduras solares. Geralmente, os efeitos dos raios UVB tornam-se visíveis algumas horas após a exposição ao sol.

O índice de FPS está relacionado principalmente à proteção contra os raios UVB, embora atualmente os fabricantes procurem combinar ambos os tipos de filtros nos produtos de proteção solar.

Importância da proteção solar

Estas são algumas das razões pelas quais os cuidados com a pele devem incluir o uso de protetor solar com FPS:

  • Proteção contra queimaduras solares.
  • Prevenção do envelhecimento precoce.
  • Redução de manchas pigmentares e dermatite alérgica.

A linha Sun 360 da Oriflame é adequada para todos os tipos de pele. Os produtos podem ser utilizados diariamente, não apenas na praia, mas também na cidade e até mesmo em dias nublados.

A Loção para rosto e corpo Sun 360, com FPS 30, é ideal para uso diário na cidade, proporcionando uma proteção multiação contra os raios UVA/UVB. A sua textura leve e não oleosa é rapidamente absorvida, sendo resistente à água e à transpiração.

Loção Corporal Proteção Elevada FPS 30 para Rosto + Corpo Sun 360
Loção FPS 30 para Rosto e Corpo Sun 360

O Gel After Sun para rosto e corpo Sun 360 acalma instantaneamente a pele queimada pelo sol. A fórmula exclusiva Cool’n Soothe contém água glaciar e extrato hidratante de alga marinha, que ajudam a proporcionar um efeito refrescante prolongado – uma sensação maravilhosa após um dia de exposição solar!

Gel After Sun para rosto e corpo Sun 360
Gel After Sun para rosto e corpo Sun 360

O gel é absorvido rapidamente e fornece hidratação intensa à pele, criando uma sensação agradável de frescor e conforto.

É ótimo quando a proteção FPS também está presente nos cuidados do rosto. Esses produtos estão disponíveis na linha Novage+ da Oriflame.

Os cremes de dia com FPS 30 não só hidratam e combatem os sinais de envelhecimento, como também protegem a pele contra fatores externos, incluindo os raios ultravioleta.

Cremes de Dia Novage+ com proteção solar
Cremes de Dia Novage+

Apenas precisa de escolher a textura adequada para o seu tipo de pele: textura rica para pele seca e ligeira para a pele oleosa e mista. Quem tem pele normal pode escolher qualquer uma delas.

Pretende fazer uma encomenda?

Compre agora com benefícios exclusivos

Comprar agora

Como funcionam os produtos de proteção solar

Os produtos de proteção solar atuam como uma espécie de “colete à prova de balas” fino, impedindo a radiação UV de atingir a pele.

Os cremes ou sprays combinam diferentes ingredientes para prevenir danos na pele causados pelos raios ultravioleta. Existem duas categorias de filtros de FPS: físicos e químicos.

Os filtros físicos – dióxido de titânio (titanium dioxide) ou óxido de zinco (zinci oxydum) – são minerais finamente moídos. Refletem os raios ultravioleta e são adequados para peles sensíveis.

Os ingredientes químicos (ou orgânicos, ou seja, contendo carbono) dos produtos de proteção solar formam uma fina película protetora que absorve a radiação UV, impedindo a penetração na pele.

No entanto, uma certa quantidade de radiação UV ainda pode penetrar através da proteção solar. O número do FPS permite escolher o produto adequado para obter um bronzeado bonito.

Um creme de proteção solar com FPS 15 aumenta o tempo de exposição ao sol em cerca de 15 vezes. Por exemplo, se normalmente a sua pele começa a ficar vermelha após 10 minutos de exposição ao sol, um creme de proteção solar com FPS 15 estenderá esse tempo para 150 minutos.

É possível misturar dois produtos para obter um nível de proteção mais elevado?

Não é recomendado misturar produtos de proteção solar com diferentes níveis de FPS.

É importante lembrar que os valores de FPS dos diferentes produtos não se somam. Se aplicar um produto de proteção solar com FPS 15 e, em seguida, uma base com FPS 30, a proteção total será ainda de FPS 30.

Base de Cor com FPS 30 Everlasting Sync THE ONE
Base de Cor com FPS 30 Everlasting Sync THE ONE

A Base de Cor com FPS 30 Everlasting Sync THE ONE é adequada para qualquer ocasião, seja no verão ou no inverno. Adapta-se às necessidades da pele e ao ambiente, garantindo uma maquilhagem fresca durante todo o dia.

Quando a humidade do ar está alta, a tecnologia inteligente absorve a humidade do ambiente, retendo o excesso. E quando o ar está seco, o produto liberta humidade para a pele, evitando o ressecamento e mantendo o nível necessário de hidratação.

Como usar um produto de proteção solar

Há certas peculiaridades no uso de produtos de proteção solar que são importantes conhecer para proteger efetivamente a pele dos raios UV. Recomendamos seguir as seguintes orientações:

  • Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol, para que o produto possa ser absorvido pela pele e tenha menos chances de ser removido pela transpiração.
  • Não se esqueça de reaplicar o protetor solar após entrar na água ou fazer exercícios intensos.
  • Se estiver ao ar livre sob a luz solar direta, aplique o protetor solar a cada 2-3 horas.
  • Lembre-se de proteger as mãos, a parte superior dos pés, as orelhas e não se esqueça dos chapéus. Os cabelos também ajudam a proteger o couro cabeludo dos raios solares, mas também eles precisam de proteção adicional, especialmente se forem finos.
  • Não se esqueça de proteger os lábios. Recomendamos o uso do Bálsamo de Lábios Lip Spa THE ONE. Este bálsamo hidratante e protetor proporciona volume extra e um tom suave aos lábios. Temos três tons universais disponíveis, adequados para todos os tons de pele.
  • Use um protetor solar à base de água se tiver pele oleosa ou propensa a acne.
  • Lembre-se da validade do produto, pois alguns ingredientes de proteção solar podem perder sua eficácia ao longo do tempo.
Bálsamo de Lábios Lip Spa THE ONE
Bálsamo de Lábios Lip Spa THE ONE

Dica: Se estiver a usar uma maquilhagem de longa duração, a Bruma Seca Sun 360 com FPS 50 pode ajudar. Com um formato prático, é perfeito para aqueles que não gostam da textura do creme. Contém filtros UV de amplo espectro e alto FPS para máxima proteção solar.

Aproveite o sol sem riscos com a Oriflame!

Seja uma Revendedora Oriflame

Registe-se agora
Partilhe este artigo
Lúcia Carvalho
Lúcia Carvalho

Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transforme a sua paixão pela beleza num negócio