Skip to main content
Oriflame Comemora 50 Anos em 2017

Oriflame Comemora os seus 50 Anos

Em 2017, a Oriflame comemora os seus 50 anos! Desde 1967, a Oriflame tem ajudado as pessoas a estarem e sentirem-se belas e a viver melhor.

A Oriflame começou com um sonho. Dois irmãos suecos e um amigo tiveram a oportunidade de trabalhar onde queriam.

A Oriflame começou com o sonho de dois irmãos suecos, Jonas e Robert af Jochnick, e um amigo, Bengt Hellsten, de oferecer a todas as pessoas a oportunidade de desfrutarem de cuidados do rosto e maquilhagem de elevada qualidade, inspirados na beleza natural e distinta da Suécia. Juntos, quiseram construir o seu negócio, ajudando outros a desenvolverem os seus próprios negócios, através da venda direta de produtos Oriflame e do convite de outras pessoas a juntarem-se.

Hoje, é um negócio de grande sucesso, a atuar em mais de 60 mercados em todo o mundo – ajudando pessoas a realizar os seus sonhos todos os dias.

1967

O Início da Oriflame

Fundadores da Oriflame em 1967
Fundadores da Oriflame em 1967

Jonas e Robert af Jochnick fundaram a Oriflame juntamente com Bengt Hellsten em 1967. Todos deixaram os seus empregos para começar o seu próprio negócio com a visão de criar uma empresa de venda direta de cosméticos naturais suecos. As primeiras coisas a fazer eram escolher um nome para a empresa, criar uma linha de produtos e recrutar uma força de vendas.

O Nome

O nome Oriflame foi cuidadosamente escolhido e vem da palavra francesa ‘Oriflamme’, que simboliza ‘ir à luta’. A palavra original, Auriflamma, em Latim, significa “chama dourada”.

A primeira gama de produtos

A primeira gama de produtos consistia de cremes de rosto, batom e máscara de pestanas – cerca de 20 produtos. Todos os produtos de cuidados do rosto tinham na sua base extratos de ervas e plantas suecas e tinham uma fragrância ligeira para reduzir o risco de alergias. Os fundadores também insistiram em não testar quaisquer produtos em animais – um pensamento pioneiro, uma vez que os testes em animais não eram, naquela altura, uma preocupação pública.”

Picking

Naquele tempo, o centro de distribuição como o conhecemos hoje não era possível financeiramente. No início, o “picking” era feito na cave do Hotel Scandinavia, onde havia uma sala de ténis de mesa que funcionava como armazém e zona de “picking”– e claro um jogo rápido de vez em quando!

Força de Vendas

Catálogo Oriflame em 1970
Catálogo Oriflame em 1970

Uma parte importante da fundação da Oriflame era permitir às pessoas construírem os seus próprios negócios e realizarem os seus sonhos. Com este objetivo, os fundadores desenvolveram um método único de venda direta, onde assessores com formação levariam os produtos diretamente às casas dos consumidores. Os assessores inscreviam-se, pagando uma taxa simbólica, sem qualquer risco, mas com uma parceria forte com a Oriflame, baseada na confiança, honestidade e valores familiares. Com este método, a Oriflame tornou-se uma importante função social e uma comunidade onde as pessoas podiam juntar-se e divertir-se.

1970

Método de Vendas

Em vez de vender através de demonstrações em grupo, a Oriflame tentou novas formas e focou-se na venda por catálogo e de um para um. Em agosto, a Oriflame imprimiu o seu primeiro catálogo que consistia de uma página de produtos, criada por Robert, e foram impressas 1000 cópias.

Geleia Real

Lançada no início dos anos 70 como creme de olhos, a sua eficácia em todas as zonas de pele seca fez com que se tornasse no apreciado bálsamo multiusos que conhecemos hoje. A Geleia Real é o produto mais vendido da Oriflame, superando 40 milhões de unidades vendidas!

1972

Promoção Royal Velvet em 1972
Promoção Royal Velvet em 1972

Categoria de produtos

Com a sua experiência em marketing de consumo, os fundadores sabiam que ter ofertas especiais facilitava a abordagem dos Assessores. Aqui vemos um exemplar de um Flyer Especial de Verão de 1972: “Creme Royal Velvet com 25% desconto – agora por apenas 11.25 SEK.”

1976

Crescimento do Negócio

Depois de alguns anos difíceis em termos financeiros, no início dos anos 70, o negócio começou a crescer em 1976, quando a Oriflame registou um volume de 10 milhões de Dólares Americanos.

A Oriflame estava a crescer e para ganhar controlo sobre a produção, qualidade e entregas, bem como reduzir a dependência de fornecedores, Jonas e Robert construíram a primeira fábrica Oriflame em Dublin, Irlanda. Isto possibilitou um maior enfoque no desenvolvimento de fórmulas, com eficácia comprovada, baseadas da utilização de ingredientes naturais e seguros.

Giordani Gold

Em 1976, nasceu Giordani Gold, uma gama inspirada na energia, paixão e estilo intemporal da vida italiana.

1980

Venda Direta em 1980
Venda Direta em 1980

Venda Direta Sueca

Desde o início dos anos 80, a Oriflame introduziu a forma de venda direta sueca em outros mercados. O método era baseado num portfólio de produtos mais vasto e na utilização do catálogo como ferramenta de vendas importante.

1982

Bolsa de Valores de Londres

A Oriflame é cotada na bolsa de valores de Londres, sendo a primeira empresa estrangeira desde a Segunda Guerra Mundial.

1985

Ramificação e reagrupamento

A Oriflame adquire a ourivesaria sueca Guldfynd, seguindo-se em 1987 as aquisições da ourivesaria inglesa Goldsmiths e da sueca Hallbergs. A Oriflame vendeu-as mais tarde, quando foi tomada a decisão de manter o enfoque no negócio principal.

1989

Após o Muro de Berlim

O colapso do Comunismo na Europa Central e de Leste abriu todo um novo mercado. Jonas e Robert viram o imenso potencial de um mercado deficientemente servido, bem como do grande número de pessoas pessoas talentosas e bem formadas que tiveram de procurar uma nova forma de rendimento e construir um futuro. Em alguns destes países, fomos a primeira empresa a apresentar o livre empreendimento – pelo menos no que diz respeito a mulheres “comuns” – e desde então temos criado oportunidades de trabalho para milhares de mulheres na Europa Central e de Leste.

No final dos anos 80, o sonho de ter o seu próprio negócio com ganhos ilimitados e oportunidade de crescimento pessoal ganhou importância um pouco por todo o mundo. Incentivado e inspirado pelo rápido crescimento de marketing de rede nos Estados Unidos e na região Ásia-Pacífico, a Oriflame deu o passo seguinte, definindo um plano de recompensa dinâmico, denominado Plano de Sucesso.

1990

Uma força global

Em 1990, a Oriflame era já uma empresa estabelecida e conceituada com vendas de 1,3 mil milhões de SEK. Durante os anos 90, a Oriflame cresceu exponencialmente, no entanto deparou-se também com desafios, tais como a crise russa e o colapso do rublo em 1998.

1991

Aquisições

A Oriflame adquiriu a ACO, uma marca sueca de produtos farmacêuticos, e Fleur de Santé, uma marca escandinava de produtos de beleza.

1994

Estrelas de TV

Em meados dos anos 90, a Oriflame teve a oportunidade de oferecer os seus produtos como prémios num popular programa de televisão na Rússia, o que ajudou verdadeiramente a construir a marca nesta região.

1995

Fábrica Oriflame em Dublin
Fábrica Oriflame em Dublin

Alteração da produção

Devido à sua expansão e crescimento, a Oriflame encerrou a sua fábrica em Dublin e transferiu a produção para Varsóvia e Delhi.

1997

Primeira página Oriflame

A Oriflame lança a sua primeira página global “Oriflame.com”.

1999

World Childhood Foundation

A World Childhood Foundation foi fundada por Sua Majestade a Rainha Silvia e cofundada pela Oriflame. A sua ação visa o apoio de crianças marginalizadas, esquecidas e ignoradas, especialmente meninas. Os principais grupos-alvo são crianças de rua, crianças institucionalizadas, jovens mães e crianças vítimas de abuso sexual.

2000

Um novo Centro Técnico Global

O nosso Centro Técnico Global abriu em Bray, nos arredores de Dublin

2002

Oriflame no Kremlin

A Oriflame celebra 10 anos de sucesso na Rússia, juntando 5500 assessores no Palácio de Kremlin.

2004

Bolsa de Valores de Estocolmo

“Em Março de 2004, a Oriflame Cosmetics é cotada na Bolsa de Valores NASDAQ OMX e torna-se assim uma empresa de capital aberto.”

2006

Entrada na China

Em setembro de 2006, a Oriflame recebe finalmente uma licença para vender na China, tornando-se a primeira empresa europeia de venda direta com permissão para vender cosméticos neste país.

2007

Abre o GSO Estocolmo

Em 2007, a Oriflame consolida alguns dos seus escritórios europeus num Escritório do Grupo em Estocolmo, e alcança um volume de vendas recorde de mil milhões de euros.

2008

R&D de classe mundial

Em 2008, abrimos o nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) de última geração, que incluía um local para testes clínicos – Oriderm – onde os nossos produtos são testados em pessoas reais para verificação de resultados reais.

2009

Institulo de Pele Oriflame
Institulo de Pele Oriflame

Instituto de Pele de Classe Mundial

O nosso Instituto de Pesquisa da Pele foi oficialmente inaugurado em Estocolmo. Em Estocolmo, os nossos especialistas trabalham em projetos de investigação cujo objetivo é desenvolver novas tecnologias únicas para a Oriflame, principalmente para a nossa categoria de cuidados do rosto de elevada qualidade. Estes projetos, de longo prazo (3 a 7 anos), são elaborados a nível celular/biológico.

2011

WTA e Solidariedade

A Oriflame apoia a figura mundial de ténis, Caroline Wozniacki, como a sua primeira embaixadora para a beneficência. A cooperação começou em Istambul Turquia, onde Caroline visitou a Fundação Educational Volunteer. A Oriflame tornou-se a Patrocinadora Oficial de Cosméticos do WTA (womens professional tennis) e obteve exposição mediática a grande escala.

Bestsellers mundiais

A Máscara de Pestanas Wonderlash e o Batom Pure Colour são a máscara e batom mais vendidos na Rússia. Olhando para o ano de 2011, estes foram os produtos mais vendidos em toda a indústria de maquilhagem dentro dos seus segmentos.

2012

45 anos de idade

A Oriflame celebra 45 anos de realização de sonhos em todo o mundo. Há 45 anos que a Oriflame tem permanecido fiel ao seu conceito original de produtos de beleza, inspirados na natureza sueca e na cultura empreendedora. Hoje, a Oriflame é uma empresa de beleza de venda direta, com crescimento estável, em quatro continentes.

Para celebrar 45 anos de conquistas em todo o mundo, a Oriflame lançou uma gama única e luxuosa de cosméticos em colaboração com Demi Moore, dando às mulheres mais uma razão para se sentirem capazes de vencer o mundo. A gama é chamada More by Demi.

Ecobeauty

Em 2012, a Oriflame lançou Ecobeauty. Uma linha de produtos de diversas categorias, pioneira e amiga do ambiente. A primeira com a aprovação de quatro organismos independentes: Fairtrade, Ecocert, the Vegan Society e Forest Stewardship Council (FSC). Foi a 1ª empresa global a ser certificada pela Fairtrade.

2015

NovAge

Em 2015, a NovAge e a Rotina Diária de Cuidados do Rosto são lançadas, oferecendo uma solução antienvelhecimento poderosa, impulsionada por tecnologias revolucionárias, e desenvolvida para combater sinais de envelhecimento específicos.

2017

Cruzeiro dos 50 Anos Oriflame
Cruzeiro dos 50 Anos Oriflame

Conferência Jubileu 50º Aniversário

Em 2017, a Oriflame irá celebrar o seu 50º Aniversário. Neste marco significativo, iremos celebrar muito mais do que apenas 50 anos como empresa. Iremos celebrar 50 anos de União, Espírito e Paixão… 50 anos de beleza e inovação…50 anos a melhorar a vida das pessoas e a realizar sonhos. E iremos celebrar tudo isto juntos na Conferência Jubileu do 50º Aniversário.

Cruzeiro Global 50º Aniversário

A celebração continua! O Cruzeiro Global 50º Aniversário será uma conferência extraordinária – a maior e mais espetacular conferência Oriflame de sempre. Dois navios de cruzeiro de topo – exclusivamente para a Oriflame – irão navegar juntos no Mediterrâneo, passando em 2 continentes, 3 países e 4 cidades. Além disso, marcaremos o 50º aniversário em Atenas, Grécia onde celebraremos a nossa parceria com os nossos Líderes Oriflame.

Lúcia Carvalho

Diretora Oriflame

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *