A Importância de Lavar as Mãos e de Usar Creme de Mãos

Ao adotar hábitos de higiene básicos, poderá proteger-se e proteger os outros contra os vírus. Uma das regras de ouro é lavar as mãos frequentemente.

Ao adotar hábitos de higiene básicos, poderá proteger-se e proteger os outros contra os vírus. Uma das regras de ouro é lavar as mãos frequentemente. Melhorar a sua vida e bem-estar está nas suas mãos!

Mãos limpas salvam vidas

O atual surto do coronavírus, Covid-19, destacou a extrema importância da higienização das mãos. As boas notícias é que a lavagem correta das mãos pode ajudar a prevenir a propagação de todas as formas de infeção.

Os sabonetes de todos os tipos são perfeitos para a higienização diária das mãos, que provou ajudar a abrandar ou parar a propagação da infeção ao alterar a estrutura do vírus.

Lavar as Mãos

Cada vez que toca em objetos e superfícies, milhares de germes permanecem nas suas mãos, agarrando-se ao sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Se não os remover a tempo, eles podem penetrar no corpo – por exemplo, junto com os alimentos.

As moléculas de sabão têm a capacidade de capturar simultaneamente partículas de água e sebo. Portanto quando lavá-mos as mãos com sabão, ele remove as partículas de gordura com todas as bactérias e vírus. Assim, lavar as mãos com sabão é provavelmente a forma mais eficaz de se proteger de doenças.

Como proceder à higienização das mãos

Quando lavamos as mãos, temos de o fazer de forma correta e regular. Sempre com sabonete e durante um mínimo de 20 segundos.

É crucial não se esquecer de nenhuma zona das mãos – as costas da mão, entre os dedos e debaixo das unhas. Um gesto tão simples, mas com o poder de salvar vidas.

Encontra mais informações e orientações para a higienização das mãos nos sites da OMS e da DGS.

Outras formas de se proteger

  • Use gel desinfetante à base de álcool, mas apenas como último recurso, quando não houver acesso a sabão e água limpa.
  • Toque no seu rosto somente depois de lavar as mãos.
  • Desinfecte o smartphone: ao falar, ele fica próximo ao rosto e pode ser portador de vírus, como qualquer outra superfície. Use toalhetes antibacterianos à base de álcool.

Vamos também cuidar das nossas mãos!

Também vale a pena relembrar a importância de cuidar das nossas mãos. Quando lavamos e desinfetamos as mãos com mais frequência que a habitual, estas ficam mais secas, pelo que é essencial proceder à sua hidratação regularmente, após cada lavagem a fim de prevenir pele seca e feridas.

Cremes de Mãos Oriflame
Fonte: oriflame.pt

Segundo o dermatologista Jorge Rozeira ao JN, a explicação é simples: a lavagem frequente das mãos perturba o filme hidrolipídico que protege a pele. “Temos três camadas: pele, água e gordura. Se removermos a gordura porque lavamos frequentemente ou porque usamos álcool, a água que deveria ficar retida por cima da pele perde-se para a atmosfera. A pele fica seca”, explica. Podem formar-se eczemas ou hemorragias de contacto.

Um creme o mais simples possível, espesso e hidratante será o suficiente para cuidar as suas mãos, criando uma barreira que impeça a perda de água através da pele.

Cuide das suas mãos em casa

Estamos nisto juntos!

Todas as pessoas, independentemente da sua situação económica, merece ter condições de higiene e saúde.

Ao apoiar os outros e lembrando a importância de higienizar as mãos corretamente, podemos, todos, desempenhar um papel importante no controlo da propagação do doenças e, juntos, proteger as vidas dos que amamos.

Default image
Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta