Exercício ao Ar Livre

6 Excelentes Motivos para Fazer Exercício ao Ar Livre

Fazer exercício ao ar livre tem muito para oferecer à sua saúde e bem estar. Veja algumas das vantagens e porque deve começar já!

Independentemente de já fazer ou não exercício, o ar livre tem muito para oferecer à sua saúde e bem estar. O mau tempo também não é desculpa para colocar de parte esta opção. Veja algumas das vantagens de fazer exercício ao ar livre e motive-se para dar os primeiros passos.

Precauções a tomar

Nem todos os espaços ao ar livre são adequados para a prática do exercício. O tráfego, condições climatéricas e a segurança são aspetos a considerar quando se treina no exterior.

Avalie cuidadosamente os espaços ao ar livre para encontrar uma configuração segura que vá ao encontro das suas necessidades. Dependendo das condições, proteção solar, um chapéu, roupas mais quentes ou uma capa protetora da chuva podem ser necessários.

O início perfeito

Se não faz exercício físico neste momento e pretende começar, o ginásio pode parecer assustador. A auto-consciência do seu corpo, a falta de treino e energia, ou mesmo o facto de ser um novato na turma podem ser constrangedores no início.

Ao fazer exercício ao ar livre pode levar as coisas ao seu ritmo. Pode escolher onde e quando fazer. Apenas 30 minutos de exercício aeróbico moderado – como uma caminhada rápida – é tudo o que precisa para começar!

É agradável

Os ginásios podem ser bastante aborrecidos. Filas de equipamentos, a mesma luz, temperatura e vista, todos os dias. Tudo isso pode conduzir o seu foco para coisas que não ajudam, como a distância que ainda falta percorrer ou quão cansado se sente.

Quando está ao ar livre, quer seja na cidade ou no parque, está exposto a um ambiente em constante mudança, o que faz com que o exercício se torne mais agradável.

Vantagens exercício ao ar livre

Pode melhorar o seu estado de espírito

A luz natural é muito importante para a saúde e bem estar. Para além de proporcionar Vitamina D, essencial para ossos fortes e muitos outros benefícios para a sua saúde, a exposição à luz solar está também associada com o desencadear de serotonina. Esta hormona está ligada ao sentimento de felicidade e é o precursor da melatonina, necessária para dormir bem.

Contacto com a natureza

Um dos grandes benefícios do exercício ao ar livre reside na sua oportunidade inerente de conectar com a natureza e com as pessoas na sua comunidade. Termine o seu passeio de bicicleta no café da esquina, cumprimente os seus vizinhos enquanto corre pelas ruas. Organize corridas em grupo regularmente com os seus amigos.

Pode ser criativo

Correr ao ar livre faz todo o sentido, mas e quanto ao treino de força? O exercício fora de portas estimula a criatividade. Escadas, bancos de jardim, grades, mesas, pequenos muros, todos podem-se tornar equipamentos de resistência com um pouco de imaginação. Se não está familiarizado com este tipo de treino, existem muitos tutoriais online que pode consultar.

É grátis

O ginásio ou clubes desportivos tem um custo, o que pode ser inibidor para algumas pessoas. Não deixe que isso interfira no seu bem estar. Fazer exercício ao ar livre não custa nada, para além de um bom par de sapatilhas, claro!

Exercício Ar Livre Pinterest share

Lúcia Carvalho
Consultora independente da marca Oriflame desde 2008. Apaixonada pelo mundo da beleza e do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Subscreva a Newsletter!

Indique o seu primeiro nome e email abaixo e seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe uma Resposta